RSS

Parfait banoffee numa versão bem saudável

Quem gosta da famosa tarte banoffee? Base de bolacha, doce de leite, bananas, chantilly e um pouco de chocolate são os ingredientes base da tradicional banoffee. Esta é um pouco diferente nos ingredientes mas o sabor não lhe fica nada atrás. Numa versão saudável resolvi fazer uma banoffee ao estilo parfait. Esta receita fiz em copos mas certamente vão conseguir fazê-la numa versão tarte.


Basicamente temos uma camada de aveia caramelizada na base, um creme de banana, algumas rodelas de banana ao natural, um caramelo de tâmaras e mais umas rodelas de banana finalizadas com umas raspas de chocolate negro. Parece-vos bem?


O resultado é absolutamente divinal, além de saudável podem fazer a versão sem glúten com flocos de aveia sem glúten, não tem lactose e pode ser vegana se usarem xarope de agáve em vez de mel. Confesso que passou a ser uma das minhas sobremesas preferidas e não consigo escolher uma camada preferida.


Apesar de saudável, este parfait é um verdadeiro “boost” de energia, portanto não devem abusar. Esta receita rende dois copos bem generosos que podem perfeitamente partilhar. Se forem fãs de banana e manteiga de amendoim esta é a vossa sobremesa! A receita foi adaptada da Delicious Ella. Espero que gostem e experimentem e protejam-se!


Ingredientes:
Base:
1 chávena de flocos de aveia;
2 c. (sopa) de manteiga de amendoim;
2 c. (sopa) de mel;
6 tâmaras medjool ou 8 das normais.

Creme de banana:
2 bananas maduras;
2 c. (sopa) de manteiga de amendoim.

Caramelo:
1 banana madura;
4 c. (sopa) de manteiga de amendoim;
6 tâmaras medjool ou 8 das normais.

Entre camadas e decoração:
1 banana cortada em rodelas;
raspas de chocolate negro.

Modo de preparação:
Comece por fazer a base. Leve ao lume numa frigideira os flocos de aveia para tostarem um pouco. Depois de tostados coloque-os no processador junto com o mel, as tâmaras descaroçadas e a manteiga de amendoim. Processe tudo e divida a base pelos dois copos. Entretanto faça o creme de banana colocando no processador as bananas e a manteiga de amendoim. Divida o creme pelos dois copos. Entretanto corte 1/2 banana às rodelas e coloque sobre o creme de banana. Por fim faça o caramelo misturando no processador a banana, as tâmaras e a manteiga de amendoim. Processe bem até obter um caramelo espesso (se necessário acrescente umas gotas de água). Deite o caramelo sobre a banana e leve ao frigorífico por meia hora. Na altura de servir corte a outra metade da banana às rodelas, passe-as por limão para não oxidar e coloque sobre o caramelo. Finalize com raspas de chocolate e delicie-se!

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 2 copos XL;
tempo de preparação: 15min + 30min frigorífico;
dificuldade: fácil;
apto para crianças: sim;
vegetariano: sim;
ingrediente principal: bananas.


Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário