RSS

Barritas de aveia recheadas com tâmaras chocolate e café

Hoje trago-vos o snack perfeito para estes tempos de isolamento social - umas barritas saudáveis repletas de coisas boas mas ao mesmo tempo bem gulosas. Desde que vi esta receita que a guardei mas como ainda não tinha comprado tâmaras não a tinha feito!


Erro gigante já que estas barritas são do melhor que há. Com uma base de aveia crocante estas barritas são recheadas com um creme de tâmaras e café bem pegajoso, pedacinhos de chocolate negro e finalizadas com mais um pouco da aveia crocante.


Não levam ovos e podem ser totalmente sem glúten se usarem os flocos de aveia sem glúten. A receita foi adaptada daqui. Optei por fazer uma versão mais reduzida que rende cerca de 8 barritas ideal para estes tempos passados por casa.


Fiz numa forma de bolo inglês. Se tiverem uma família numerosa ou se forem muito gulosos dupliquem a receita e façam num tabuleiro retangular. Espero que gostem e experimentem e protejam-se!


Ingredientes:
Base e cobertura:
3/4 de chávena de farinha de aveia;
1/2 chávena de flocos de aveia;
1/3 de chávena de açúcar de côco;
1 pitada de bicarbonato de sódio;
1 pitada de canela;
1 pitada de sal;
1/4 de chávena de óleo de côco derretido.

Recheio:
130 gr de tâmaras descaroçadas;
2/3 de chávena de água quente;
1 c. (chá) de café instantâneo;
1/2 c. (chá) de extrato de baunilha;
50 gr de chocolate negro com 70% de cacau.


Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre com papel vegetal o fundo de uma forma de bolo inglês deixando cerca de 2 cm acima para ser mais fácil de remover as barritas. Comece pelo recheio colocando no processador as tâmaras, a água quente, o café e a baunilha. Triture bem até obter um creme homogéneo e reserve. Entretanto prepare a base e cobertura misturando numa taça a farinha de aveia, os flocos de aveia, o bicarbonato a canela e o sal. Adicione o óleo de côco e misture até obter um crumble. Reserve cerca de 1/3 deste preparado para a cobertura e com o restante forre o fundo da forma calcando bem. Coloque o recheio de tâmaras e espalhe bem. De seguida, coloque os pedaços de chocolate e finalize com o restante crumble de aveia. Leve ao forno durante cerca 25 minutos. Deixe-as arrefecer totalmente antes de cortar. Guarde-as no frigorífico num recipiente hermético (se sobrarem!).

Ficha técnica:
prato: sobremesa/snack;
nº porções: 8;
tempo de preparação: 15min + 25min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: tâmaras.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário