RSS

Cinnamon rolls de chocolate com cobertura de queijo creme

Como não podia deixar de ser, para esta Páscoa trago-vos um docinho. Este ano resolvi fazer uns rolinhos de canela com cinnamon rolls recheados com chocolate. Numa fase da nossa vida completamente atípica e afastados de pais, avós, tios ou primos, optei por fazer algo para nos mimarmos cá por casa e para isso nada melhor do que o chocolate.


Já aqui publiquei várias receitas de cinnamon rolls mas este ano optei por fazê-los bem gulosos com chocolate e finalizados com uma cobertura de queijo creme e iogurte.


A receita é simples mas exige algum tempo de preparação prévia devido ao tempo de levedura. Se quiserem e, para poupar algum tempo, podem fazer a massa hoje à noite, e amanhã é só esticá-la e recheá-la.


Esta massa é muito fácil de trabalhar e praticamente nem precisam de rolo da massa para a esticar. Não ficaram perfeitos em termos de forma mas garanto-vos que ficaram deliciosos. Desejo a todos uma excelente Páscoa a proteger quem mais gostam. Espero que gostem e experimentem e protejam-se!


Ingredientes:
Massa:
1/4 de chávena de leite morno;
20 gr de fermento de padeiro fresco ou 1 saqueta de fermento de padeiro seco;
3 chávenas de farinha de trigo sem fermento;
3 c. (sopa) de açúcar branco;
1 pitada de sal;
3 ovos grandes;
1 c. (chá) de extrato de baunilha;
115 gr de manteiga sem sal partida em cubos. 

Recheio:
100 gr de chocolate negro grosseiramente picado;
50 gr de manteiga;
4 c. (sopa) de açúcar amarelo;
1 c. (chá) de extrato de baunilha;
1 pitada de sal;
1 c. (sopa) de canela em pó.

Cobertura:
200 gr de queijo creme;
2 c. (sopa) de iogurte grego natural;
2 c. (sopa) de mel;
1 c. (chá) de extrato de baunilha.

Modo de preparação:
Comece por fazer a massa misturando o leite morno com o fermento e reserve. Num recipiente coloque a farinha, o açúcar, e o sal e misture bem. Faça um buraco no meio, adicione os ovos batidos e a baunilha e a mistura de leite e fermento. Comece a amassar com a amassadeira ou com à mão e vá adicionando a manteiga aos poucos. Amasse bem a massa durante cerca de 15 minutos se for à mão ou durante cerca de 5 minutos na amassadeira. Quando tiver uma massa uniforme coloque-a num recipiente enfarinhado, tape com um pano de cozinha limpo e deixe levedar até dobrar de tamanho num sítio quente sem correntes de ar (cerca de 2 horas). Entretanto prepare o recheio derretendo o chocolate no microondas ou em banho-maria. Adicione os restantes ingredientes e misture bem e reserve. Entretanto enfarinhe uma bancada e deite a massa. Estique-a bem formando um retângulo, à mão ou com rolo da massa, e deite o recheio. Vá enrolando a massa pelo lado maior e de seguida com uma faca corte cerca de 12 rolinhos. Coloque-os num tabuleiro untado ou forrado com papel vegetal e deixe-os levedar mais 1 hora. Passado esse tempo pré-aqueça o forno a 180°C e leve-os ao forno durante cerca de 20 minutos. Retire do forno e enquanto arrefecem um pouco prepare a cobertura misturando bem todos os ingredientes. Deite sobre os cinnamon rolls e coma-os ainda mornos ou frios.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12 rolinhos;
tempo de preparação: 40min + 3h repouso + 20min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: chocolate.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário