RSS

Bolachas de gengibre recheadas com Nutella

Hoje trago-vos umas bolachas bem gulosas. Repletas de sabores natalícios estas bolachas de gengibre vão deixar-vos de boca aberta.


Como se não fossem suficientemente boas sozinhas, resolvi fazer umas bolachas de gengibre recheadas com Nutella. Sim leram bem é mesmo Nutella!


O resultado é uma magnífica sandwich com um recheio cremoso que escorre entre as duas bolachas a cada dentada, por isso preparem-se para sujar os dedos! Estas bolachas de gengibre não são daquelas estaladiças, são daquelas mais moles tipo bolo.


Podem perfeitamente fazer estas bolachas de véspera e guardá-las no frigorífico depois de preparadas. E assim fica mais uma sugestão para a vossa quadra natalícia! Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
Bolachas:
225 gr de farinha de trigo;
1/2 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1 c. (chá) de canela;
1 c. (chá) bem cheia de gengibre moído;
1 pitada de sal;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
150 gr de manteiga à temperatura ambiente;
150 gr de açúcar amarelo;
75 gr de mel;
1 ovo.

Recheio:
nutella q.b (usei cerca de 350 gr).

Modo de preparação:
Comece por bater a manteiga com o açúcar até obter uma mistura cremosa. De seguida, adicione a baunilha, o mel e o ovo e bata mais um pouco. Por fim, junte a farinha, o sal, o bicarbonato, a canela e o gengibre e misture sem bater em demasia. Leve a massa ao frigorífico durante cerca de 30 minutos. Passado esse tempo, pré-aqueça o forno a 180°C e forre dois tabuleiros retangulares com papel vegetal. Com a ajuda de uma colher coloque pequenas porções de massa nos tabuleiros e leve ao forno durante cerca de 12 minutos. Deixe-as arrefecer totalmente. Por fim, forme as sandwiches colocando uma colher de sobremesa de Nutella sobre uma bolacha e coloque outra bolacha sobre a Nutella pressionando ligeiramente. Guarde-as no frigorífico num recipiente hermeticamente fechado.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 14 bolachas recheadas;
tempo de preparação:20min + 30min frigorífico + 12min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: gengibre e Nutella.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolachas brownie recheadas com creme de café

Mais uma receita de bolachas. Com a época festiva não há nada como fazer presentes caseiros e, no meu caso, passa sempre por fazer algo comestível.


Desta vez trago-vos uma receita de bolachas brownie recheadas com um creme de café. De sabor bem intenso estas bolachas são simplesmente divinais.


Repletas de cacau, estas bolachas brownie por si só são fantásticas.


Mas quando recheadas com este creme de café tornam-se ainda mais gulosas. Este creme de café é amanteigado é extremamente cremoso e certamente vai fazer as delícias de qualquer um.


A receita foi adaptada daqui. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
Bolachas:
125 gr de manteiga à temperatura ambiente;
1 chávena de açúcar amarelo;
1 ovo;
1 chávena de cacau em pó;
1/2 chávena de farinha;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
1/2 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1 pitada de sal.

Recheio:
6 c. (sopa) de manteiga à temperatura ambiente;
2 c. (sopa) de café em pó instantâneo;
1 chávena e 1/4 de açúcar em pó;
1 c. (chá) de leite.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre dois tabuleiros com papel vegetal. Comece por fazer as bolachas batendo a manteiga com o açúcar durante cerca de 2 minutos até obter uma mistura cremosa. Adicione o ovo, a essência de baunilha e o sal e bata mais um pouco. Por fim, adicione o cacau, a farinha e o bicarbonato de sódio e envolva sem bater em demasia. Com a ajuda de uma colher coloque pequenas porções de massa nos tabuleiros e leve ao forno durante cerca de 7 minutos. Retire-as do forno e deixe-as arrefecer totalmente. Depois de frias prepare o recheio batendo bem todos os ingredientes. Recheie as bolachas formando pequenas sandwiches. Guarde-as no frigorífico num recipiente hermeticamente fechado.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 15 bolachas sandwich;
tempo de preparação: 25min + 7min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: cacau e café.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Alfajores

Os alfajores são doces típicos de alguns países da América latina e de Espanha. De origem árabe, alfajores significam recheados.


Tornaram-se o ícone nacional da cultura Argentina e actualmente os alfajores são constituídos por duas bolachinhas amanteigadas recheadas por doce de leite podendo ou não ser cobertos por chocolate derretido ou açúcar em pó.


E quando se fala em bolacha amanteigada e doce de leite claro que as minhas papilas gustativas despertam e focam toda a sua atenção a cada dentada destas bolachinhas. Os alfajores desfazem-se totalmente na boca a cada dentada e são uma verdadeira perdição.


O seu recheio de doce de leite não poderia ser mais perfeito. Apesar de ser uma receita um pouco morosa pois a massa tem de descansar, é muito simples e fácil de fazer. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
Bolachas:
200 gr de farinha de trigo;
300 gr de amido de milho;
2 c. (chá) de fermento em pó;
200 gr de manteiga à temperatura ambiente;
150 gr de açúcar;
1 c. (chá) de raspa de limão;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
3 gemas.

Recheio:
1 lata de leite condensado cozido ou doce de leite;
côco ralado q.b para polvilhar.

Modo de preparação:
Comece por bater a manteiga com o açúcar, a raspa de limão e a baunilha até obter uma mistura cremosa. De seguida, adicione as gemas e bata mais um pouco. Por fim, adicione a farinha, o fermento e o amido de milho e misture sem bater em demasia. Forme uma bola com a massa, embrulhe-a em película aderente e guarde no frigorífico durante cerca de 1 hora. Passado esse tempo pré-aqueça o forno a 180°C e forre dois tabuleiros retangulares com papel vegetal. Polvilhe uma bancada com farinha e comece a esticar a massa com um rolo da massa até obter uma espessura de cerca de 3 mm. Com um cortador redondo ou com um copo corte bolachas com cerca de 4 cm de diâmetro. Coloque-as nos tabuleiros e leve ao forno durante cerca de 10 minutos (as bolachas devem ficar mais pálidas do que douradas). Passado esse tempo retire-as do forno e deixe-as arrefecer um pouco antes de removê-las dos tabuleiros. Repita o processo para as restantes e deixe-as arrefecer totalmente antes de recheá-las. Para o recheio mexa bem o leite condensado cozido para que não esteja tão firme, coloque um pouco do recheio numa bolacha, coloque a outra por cima, espalme ligeiramente e passe todo o rebordo da bolacha por côco ralado. Guarde-as no frigorífico num recipiente hermeticamente fechado.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 25;
tempo de preparação: 35min + 1h frigorífico + 10min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: doce de leite.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolachas de aveia com batata doce chocolate e gengibre

Em pleno mês de dezembro voltamos às receitas de bolachas, bolachinhas, biscoitos e bolinhos para oferecerem neste Natal. Desta vez optei por fazer umas bolachinhas de aveia com batata doce e chocolate perfumadas com gengibre.


Estas bolachas são perfeitas para comer a qualquer hora do dia e perfeitas para serem embrulhadas pois têm uma consistência bem robusta e não se partem facilmente. Com uma textura mais mole não são daquelas bolachas crocantes mas acreditem que são incrivelmente saborosas.


O gengibre confere-lhes aquele sabor a Natal, a batata doce dá-lhes uma humidade extra, o chocolate trás tudo de bom como é óbvio e a aveia dá-lhes a saciedade e robustez para não comermos toda a fornada.


Utilizei a batata doce amarela mas podem utilizar a variedade que mais gostarem. A receita foi adaptada daqui. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
200 gr de batata doce cozida e esmagada;
2 chávenas de farinha com fermento;
1 chávena e meia de flocos de aveia;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
2 c. (chá) de canela;
1/2 c. (chá) rasa de gengibre em pó;
1 pitada de sal;
125 gr de manteiga à temperatura ambiente;
1/2 chávena de açúcar branco;
1/2 chávena de açúcar amarelo;
1 ovo grande;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
200 gr de chocolate negro grosseiramente picado.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre um tabuleiro rectangular com papel vegetal. Comece por misturar a farinha, a aveia, o sal, o bicarbonato, a canela e o gengibre e reserve. Bata bem a manteiga com os açúcares. Adicione a batata doce, o ovo e a baunilha e bata bem. Deite esta mistura sobre os ingredientes secos, misture bem e, por último, adicione o chocolate e envolva tudo. Com a ajuda de uma colher de sopa deite colheradas de massa no tabuleiro e leve ao forno durante cerca de 12 minutos. Deixe-as arrefecer um pouco antes das retirar do tabuleiro. 

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 24 bolachas;
tempo de preparação: 15min + 12min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: batata doce, chocolate e gengibre.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Tarte folhada de batata doce e laranja

Desta vez trago-vos uma receita de tarte bem descomplicada. Com uma base de massa folhada, esta tarte é verdadeiramente surpreendente.


Com um recheio de batata doce e laranja, esta tarte de massa folhada faz-se num abrir e fechar de olhos. Já tinha experimentado fazer uma tarte semelhante mas com abóbora que um dia destes trago-vos a receita, mas desta vez optei por usar batata doce.


O recheio torna-se assim mais firme bem guloso com um sabor suave a batata doce e laranja. Optei por fazer num formato rectangular mas sintam-se à vontade para fazer num formato redondo. Como o recheio é bem firme torna-se perfeita para levar já partida para o lanche.


Eu optei por usar a batata doce amarela mas podem utilizar a laranja ou mesmo a roxa porque não? Espero que gostem e experimentem!

Ingredientes:
Base:
1 base de massa folhada rectangular.

Recheio:
300 gr de batata doce cozida e sem pele;
125 gr de manteiga à temperatura ambiente;
150 gr de açúcar mascavado;
3 ovos;
100 ml de leite;
raspa de 1 laranja;
2 c. (sopa) de amido de milho;
1 c. (chá) de canela;
1 pitada de noz-moscada.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e coloque a base de massa folhada num tabuleiro rectangular forrado com papel vegetal. Pique a base da massa e reserve. Entretanto coloque num processador a batata doce com a manteiga e o açúcar e processe bem. Adicione os ovos, o leite, a raspa de laranja, o amido de milho, a canela e a noz-moscada e volte a processar até obter um creme uniforme. Deite o preparado sobre a massa folhada e leve ao forno durante cerca de 40 minutos até a massa folhada ficar dourada. Deixe arrefecer totalmente antes de cortar. Guarde no frigorífico depois de fria.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12;
tempo de preparação: 15min + 40min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: batata doce.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolo de limão com creme de chocolate branco e framboesas

Hoje trago-vos um bolo para aquelas ocasiões especiais. Trago-vos um bolo simples mas bem vistoso e em termos de sabor é uma verdadeira tentação. Limão, framboesas e chocolate branco são os ingredientes perfeitos para fazer este bolo maravilhoso.


Com uma massa de limão, este bolo é bem fofinho e leve. Faz-se duma forma muito simples - uma massa de bolo com raspas de limão para lhe dar um aroma suave e um recheio e cobertura com queijo creme e iogurte grego que são aromatizados por chocolate branco derretido.


Tendo o chocolate branco um sabor tão intenso e doce, optei por nem sequer adicionar açúcar e acho que assim ficou bem equilibrado. Por fim, finalizados com framboesas trituradas que conferem o ácido e a frescura para terminar na perfeição esta maravilha.


O resultado final é um bolo bem grande perfeito para um aniversário por exemplo. Se preferirem podem ainda cortar cada bolo ao meio e obter quatro camadas para o rechear ainda mais se forem muito gulosos! Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
Bolo:
3 chávenas e meia de farinha de trigo com fermento;
2 chávenas de açúcar;
1 chávena e meia de buttermilk;
1 chávena de óleo;
1/2 chávena de iogurte grego natural;
4 ovos;
raspa de 2 limões médios;
1 c. (chá) de fermento em pó;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio.

Cobertura e recheio:
300 gr de queijo creme;
150 gr de iogurte grego natural;
150 gr de chocolate branco derretido;
250 gr de framboesas frescas;
raspas de chocolate branco para decorar.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre com papel vegetal duas formas redondas com cerca de 22cm. Comece por bater o açúcar com o buttermilk, o óleo, o iogurte, os ovos e as raspas dos limões até obter uma mistura cremosa. Adicione aos poucos a farinha com o fermento e o bicarbonato e envolva sem bater em demasia. Divida a massa pelas formas e leve ao forno durante cerca de 30 minutos. Deixe-os arrefecer um pouco e desenforme. Depois de frios prepare a cobertura e o recheio. Comece por bater o queijo creme com o iogurte grego até obter uma mistura sem grumos. Adicione o chocolate branco derretido, mexa bem e reserve. Entretanto triture num processador 150 gr de framboesas até obter um creme e reserve. Coloque um dos bolos num prato de servir. De seguida coloque metade da mistura do queijo creme por cima e espalhe ligeiramente e, por fim coloque metade das framboesas trituradas e com a ajuda de um garfo crie uma espécie de marmoreado. Coloque o outro bolo por cima e repita o processo colocando o queijo creme e, de seguida, colheradas das framboesas trituradas criando um marmoreado com um garfo. Por fim decore com as 100 gr de framboesas frescas e raspas de chocolate branco. Guarde no frigorífico até à hora de servir.

Nota: para fazer o buttermilk coloque uma chávena e meia de leite com algumas gotas de sumo de limão ou vinagre e deixe repousar cerca de meia hora no frigorífico.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 20 fatias;
tempo de preparação: 25min + 30min;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: framboesas, chocolate branco e limão.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Novas pizzas Dr. Oetker - YES it’s Pizza

Hoje trago-vos no blog a minha experiência com as novas pizzas da Dr. Oetker YES it’s Pizza. Fui convidada a provar as três novas pizzas da Dr.Oetker feitas com uma base vegetal. Apresentando-se com as variedades de beterraba, couve-flor e espinafres estas pizzas são uma verdadeira surpresa. 
Temos a pizza com base de espinafres, totalmente vegetariana com um recheio de queijo mozzarella, brócolos e cogumelos. Adorei a sua base verde e, não sendo vegetariana, confesso que fiquei totalmente satisfeita com esta pizza.


Temos a pizza com base de couve-flor, com uma cor amarela e recheada com dois tipos de queijo, mozzarella e edam, peito de frango e pimento assado. Gostei muito do seu sabor mais forte dado pelos queijos (já sabem que adoro queijo) e da combinação de frango e pimento com esta base bem leve de couve-flor.


Por último, temos a pizza com base de beterraba, que para mim é a mais atraente com uma base rosa bem vibrante dada pela beterraba. Esta pizza é recheada com dois tipos de queijo também, mozzarella e edam (adoro!), fiambre, curgete, pimento, cebola roxa e ainda um belíssimo crème fraiche.


Experimentei as três variedades e confesso que gostei das três mas acho que fiquei apaixonada pela de beterraba com aquela cor maravilhosa e aquele recheio cremoso e rico dado pelo crème fraiche.
Além das suas cores vibrantes e de serem deliciosas, as novas pizzas da Dr. Oetker confeccionam-se de uma forma muito rápida bastando colocar cerca de 14 minutos no forno pré-aquecido a 220°C.


E como os olhos também comem, confesso que fiquei fã destas novas pizzas coloridas YES it’s Pizza! Espero que experimentem e digam se gostaram!


Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Tarte de limão e leite condensado sem forno e para fazer em 15 minutos

Todos nós já precisámos de fazer uma sobremesa rapidamente. Seja porque temos um desejo insaciável por algo doce ou porque repentinamente temos um jantar inesperado e não temos sobremesa.


Ora bem esta tarte não poderia ser a sobremesa perfeita. Com apenas cinco ingredientes, não precisa de ir ao forno e precisamos apenas de uns trinta minutos de frigorífico. Feita com uma base bolacha Maria, esta tarte de limão é recheada com um creme de limão, natas batidas e o maravilhoso leite condensado.


Claro que não é daquelas tartes vistosas com uma massa impecavelmente cortada mas acreditem que é igualmente deliciosa. Podem utilizar limas em vez de limões. Aconselho também que utilizem natas com elevado teor de gordura para que o creme fique bem firme. Optei por fazer uma tarte media e duas tarteletes mas podem fazer apenas numa forma de fundo amovível. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
Base:
1 pacote de bolacha Maria (200gr);
100 gr de manteiga derretida.

Recheio:
1 lata de leite condensado;
1 pacote de natas gordas bem frias;
sumo e raspa de 2 limões médios.

Modo de preparação:
Coloque no processador as bolachas e triture-as até formar um pó. Adicione a manteiga derretida misture bem e forre com essas bolachas uma forma de tarte com cerca de 20 cm. Pode utilizar uma forma de fundo amovível ou apenas tarteletes de cerâmica como vê na foto. Coloque a forma no frigorífico durante cerca de 30 minutos. Entretanto bata as natas em chantilly, adicione o sumo e a raspa de limão e o leite condensado e bata mais uma vez apenas para envolver. Deite o recheio na forma, espalhe bem e decore com algumas raspas de limão. Conserve no frigorífico até à hora de servir.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 8;
tempo de preparação: 15min + 30min frigorífico;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: limão.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolachas de manteiga de amendoim com aveia, chocolate e nozes

Começamos oficialmente a época das bolachas. Com a aproximação da época natalícia, gosto sempre de fazer vários tipos de bolachas como sugestão de presentes e este ano não é excepção.


Comecei claro está por bolachas de chocolate! Estas bolachas são repletas de sabor. Feitas com manteiga de amendoim e aveia, estas bolachas de chocolate são enriquecidas com nozes.


Bem crocantes por fora e pegajosas por dentro, estas bolachas são uma verdadeira tentação. Muito fáceis de fazer e sem necessidade de serem colocadas no frigorífico antes da confecção estas bolachinhas são perfeitas para  oferecer.


Alerto também que são bem viciantes, portanto quando as fizerem guardem-nas de imediato para não terem a tentação de comerem todas de seguida! Espero que gostem e experimentem! A reçeita foi adaptada daqui!


Ingredientes:
130 gr de manteiga de amendoim;
100 gr de manteiga à temperatura ambiente;
100 gr de açúcar branco;
100 gr de açúcar amarelo;
2 gemas;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
175 gr de farinha de trigo;
1/2 c. (chá) de fermento em pó;
1/2 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1 pitada de sal;
50 gr de flocos de aveia;
75 gr de chocolate negro grosseiramente picado;
75 gr de nozes grosseiramente picadas.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre com papel vegetal dois tabuleiros retangulares. Comece por misturar as manteigas com os açúcares até obter uma mistura cremosa. Adicione as gemas e a baunilha e bata mais um pouco. De seguida, adicione a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal sem bater em demasia. Por fim, adicione a aveia, o chocolate e as nozes incorporando na massa. Molde bolinhas de massa coloque-as nos tabuleiros e leve ao forno durante cerca de 12 minutos. Deixe-as arrefecer totalmente antes de retirá-las dos tabuleiros. Guarde-as num recipiente hermético.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 20 bolachas;
tempo de preparação: 15min + 12min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: chocolate e nozes.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolo simples de beterraba, cacau e chocolate negro

Com estes fins de semana chuvosos o que apetece é estar por casa sem grandes planos nem complicações. E para o lanche nada melhor do que uma fatia de bolo morno com uma boa chávenas de chá fumegante.


Desta vez escolhi fazer um bolo bem simples de beterraba com cacau e chocolate negro. É muito simples de fazer e optei por fazê-lo praticamente todo no processador. Nesta receita utilizei uma beterraba cozida.


Confesso que não é um alimento pelo qual morra de amores. O seu forte sabor térreo tem que ser bem disfarçado para a consumir - crua numa salada com bastante sumo de limão, cozida em vinagrete ou num belíssimo bolo de chocolate como é o caso.


Este bolo é daqueles densos e bastante húmidos por dentro, perfeitos para comer mornos. Optei por servi-lo com um pouco de iogurte grego mas podem perfeitamente servi-lo simples ou com natas batidas ou mesmo uma bola de gelado. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
1 beterraba média cozida (cerca de 200 gr);
100 gr de farinha de trigo com fermento;
100 gr de farinha de trigo integral;
1 c. (chá) de fermento em pó;
100 gr de cacau em pó;
125 gr de açúcar branco;
125 gr de açúcar amarelo;
3 ovos;
200 ml de óleo de côco derretido;
150 gr de chocolate negro com 70% de cacau grosseiramente picado;
iogurte grego q.b para servir.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre com papel vegetal uma forma de bolo inglês. Coloque no processador a betume triture bem. De seguida coloque os açúcares, os ovos, o cacau, as farinhas e o fermento e processe até ter uma mistura homogênea. Por fim e com o processador ligado vá adicionando o óleo de côco. Retire a massa do processador e coloque-a numa taça. Adicione o chocolate, envolva e deite a massa na forma. Leve ao forno durante cerca de 55 minutos. Deixe arrefecer um pouco, desenforme, corte em fatias e sirva morno com iogurte grego.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12 fatias;
tempo de preparação: 15min + 55min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: beterraba e chocolate.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Quadrados de caramelo e chocolate com flor de sal

Bolacha amanteigada, leite condensado, ganache de chocolate e flor de sal, são estes os ingredientes principais destes pequenos quadrados que vos trago hoje.


Receita perfeita para os grandes gulosos, estes quadrados pecaminosos são uma verdadeira perdição. Formados por uma bolacha crocante, são recheados com um caramelo intenso feito com leite condensado e finalizados com uma intensa ganache de chocolate negro com 85% de cacau e umas pedrinhas de flor de sal.


Confesso que estes quadradinhos são bastante doces, talvez até demasiado doces para o meu paladar, mas garanto-vos que são divinais acompanhados por uma boa chávena de café.


Eu optei por utilizar chocolate negro bem intenso mas usei o que gostarei mais, tendo em conta que o recheio de leite condensado é bem doce.


A receita foi adaptada daqui. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
Base:
225 gr de farinha de trigo sem fermento;
75 gr de açúcar branco;
225 gr de manteiga à temperatura ambiente.

Recheio:
1 lata de leite condensado;
150 gr de açúcar amarelo;
150 gr de manteiga à temperatura ambiente;
120 ml de natas;
120 ml de mel;
1 c. (chá) de flor de sal.

Cobertura:
300 gr de chocolate negro com 85% de cacau;
200 ml de natas;
flor de sal q.b para polvilhar.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre um tabuleiro rectangular com papel vegetal. Comece por preparar a base misturando a farinha com o açúcar e de seguida a manteiga. Amasse bem até obter uma mistura areada. Calque a massa sobre tabuleiro e leve ao forno durante cerca de 15 minutos até alourar. Retire do forno e deixe arrefecer. Entretanto prepare o recheio levando ao lume médio todos os ingredientes mexendo sempre. Quando começar a ferver baixe o lume e mexe sempre durante cerca de 8 minutos até obter uma cor âmbar é uma mistura mais espessa. Deite o caramelo sobre a bolacha e leve ao frigorífico durante cerca de 30 minutos. Por fim, prepare a ganache levando ao lume as natas para aquecerem. Antes de começarem a ferver retire-as do lume e adicione o chocolate grosseiramente partido mexendo sempre até obter uma ganache cremosa. Deite sobre o caramelo e leve ao frigorífico durante pelo menos 2 horas. Na altura de servir corte os quadradinhos e polvilhe com flor de sal.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 24 quadrados;
tempo de preparação: 30min + 30min cozedura + 2h30 frigorífico;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: leite condensado e chocolate.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolo de abóbora com chocolate

Numa altura em que as receitas com abóbora saltam à vista um pouco por todo o lado, não podia deixar de vos trazer a minha receita preferida de bolo de abóbora. 


Simples, húmido, perfeito para qualquer hora do dia, este bolo de abóbora é coberto por pedaços generosos de chocolate negro que derretem no forno e fazem uma cobertura perfeita para este bolinho. 


Eu optei por usar abóbora amarela que confere a este bolo uma cor incrível mas podem usar a variedade que mais gostem. Sirvam o bolo ainda morno para aproveitarem a cremosidade do chocolate derretido. 


E já sabem que quanto melhor a qualidade do chocolate que usarem, melhor será o vosso bolo. Se gostarem e forem ainda mais gulosos, em vez de chocolate negro utilizem chocolate de leite. Espero que gostem e experimentem.


Ingredientes: 
1 chávena e meia de farinha;
1/2 chávena de açúcar;
1/3 chávena de leite;
100 gr de manteiga à temperatura ambiente;
350 gr de abóbora descascada e partida em pedaços;
2 ovos;
1 c. (chá) de fermento em pó;
1 c. (chá) bem cheia de canela;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
1 pitada de sal;
1 pitada de noz moscada;
150 gr de chocolate negro grosseiramente picado (usei de 46% de cacau).

Modo de preparação:
Comece por levar a abóbora a cozer preferencialmente a vapor. Assim que tiver cozida reduza-a a puré e reserve. Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre na totalidade com papel vegetal uma forma redonda previamente untada com manteiga (pode usar uma forma de fundo amovível). Comece por misturar a farinha, o fermento, a acanela, o sal e a noz moscada e reserve. Bata a manteiga com o açúcar, adicione os ovos um a um, o leite, o puré de abóbora e a baunilha. Deite esta mistura sobre a farinha e envolva sem bater em demasia. Deite a massa na forma, polvilhe com os pedaços de chocolate e leve ao forno durante cerca de 45 minutos. Deixe-o arrefecer um pouco antes de desenformar.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 10 fatias;
tempo de preparação: 40min + 45min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: abóbora.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Muffins de batata doce sem farinha feitos no liquidificador, saudáveis e sem glúten

Adoro batata doce! Seja em pratos salgados como em pratos doces e, por norma, quando a cozinho, faço sempre uma dose extra para usá-la mais tarde num ou noutro docinho. Estes muffins são exactamente o resultado disso mesmo.


Aproveitei a batata doce que tinha previamente cozido e transformei-a nuns maravilhosos muffins extra saudáveis perfeitos para qualquer hora do dia que se fazem num abrir e fechar de olhos num liquidificador. Optei por usar óleo de côco e açúcar de côco mas podem perfeitamente usar outro tipo de gordura e um açúcar mascavado.


Adicionei-lhes umas nozes mas se forem mais gulosos juntem uns pedacitos de chocolate. Estes muffins ficam bem húmidos por isso optei por fazê-los em formas de silicone. Se não tiverem coloquem aquelas forminhas de papel sobre cada base de muffin para que seja mais fácil desenformá-los. Espero que gostem e experimentem.


Ingredientes:
350 gr de batata doce cozida (usei a variedade laranja);
1/4 chávena de açúcar de côco;
2 c. (sopa) de óleo de côco;
2 ovos;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
1 c. (chá) de canela;
1 c. (chá) bem cheia de fermento em pó;
1 punhado de nozes.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e prepare um tabuleiro de muffins de silicone. No liquidificador coloque todos os ingredientes excepto as nozes e triture bem. Deite a massa numa taça, adicione as nozes grosseiramente picadas e envolva. Divida o preparado pelas formas de muffins e leve ao forno durante cerca de 25 minutos. Deixe-os arrefecer totalmente antes de desenformar.

Ficha técnica:
prato: sobremesa/pequeno almoço;
nº porções: 6 muffins;
tempo de preparação: 7min + 25min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: batata doce.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS