RSS

Bolo simples de beterraba, cacau e chocolate negro

Com estes fins de semana chuvosos o que apetece é estar por casa sem grandes planos nem complicações. E para o lanche nada melhor do que uma fatia de bolo morno com uma boa chávenas de chá fumegante.


Desta vez escolhi fazer um bolo bem simples de beterraba com cacau e chocolate negro. É muito simples de fazer e optei por fazê-lo praticamente todo no processador. Nesta receita utilizei uma beterraba cozida.


Confesso que não é um alimento pelo qual morra de amores. O seu forte sabor térreo tem que ser bem disfarçado para a consumir - crua numa salada com bastante sumo de limão, cozida em vinagrete ou num belíssimo bolo de chocolate como é o caso.


Este bolo é daqueles densos e bastante húmidos por dentro, perfeitos para comer mornos. Optei por servi-lo com um pouco de iogurte grego mas podem perfeitamente servi-lo simples ou com natas batidas ou mesmo uma bola de gelado. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
1 beterraba média cozida (cerca de 200 gr);
100 gr de farinha de trigo com fermento;
100 gr de farinha de trigo integral;
1 c. (chá) de fermento em pó;
100 gr de cacau em pó;
125 gr de açúcar branco;
125 gr de açúcar amarelo;
3 ovos;
200 ml de óleo de côco derretido;
150 gr de chocolate negro com 70% de cacau grosseiramente picado;
iogurte grego q.b para servir.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre com papel vegetal uma forma de bolo inglês. Coloque no processador a betume triture bem. De seguida coloque os açúcares, os ovos, o cacau, as farinhas e o fermento e processe até ter uma mistura homogênea. Por fim e com o processador ligado vá adicionando o óleo de côco. Retire a massa do processador e coloque-a numa taça. Adicione o chocolate, envolva e deite a massa na forma. Leve ao forno durante cerca de 55 minutos. Deixe arrefecer um pouco, desenforme, corte em fatias e sirva morno com iogurte grego.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12 fatias;
tempo de preparação: 15min + 55min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: beterraba e chocolate.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário