RSS

Alfajores

Os alfajores são doces típicos de alguns países da América latina e de Espanha. De origem árabe, alfajores significam recheados.


Tornaram-se o ícone nacional da cultura Argentina e actualmente os alfajores são constituídos por duas bolachinhas amanteigadas recheadas por doce de leite podendo ou não ser cobertos por chocolate derretido ou açúcar em pó.


E quando se fala em bolacha amanteigada e doce de leite claro que as minhas papilas gustativas despertam e focam toda a sua atenção a cada dentada destas bolachinhas. Os alfajores desfazem-se totalmente na boca a cada dentada e são uma verdadeira perdição.


O seu recheio de doce de leite não poderia ser mais perfeito. Apesar de ser uma receita um pouco morosa pois a massa tem de descansar, é muito simples e fácil de fazer. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
Bolachas:
200 gr de farinha de trigo;
300 gr de amido de milho;
2 c. (chá) de fermento em pó;
200 gr de manteiga à temperatura ambiente;
150 gr de açúcar;
1 c. (chá) de raspa de limão;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
3 gemas.

Recheio:
1 lata de leite condensado cozido ou doce de leite;
côco ralado q.b para polvilhar.

Modo de preparação:
Comece por bater a manteiga com o açúcar, a raspa de limão e a baunilha até obter uma mistura cremosa. De seguida, adicione as gemas e bata mais um pouco. Por fim, adicione a farinha, o fermento e o amido de milho e misture sem bater em demasia. Forme uma bola com a massa, embrulhe-a em película aderente e guarde no frigorífico durante cerca de 1 hora. Passado esse tempo pré-aqueça o forno a 180°C e forre dois tabuleiros retangulares com papel vegetal. Polvilhe uma bancada com farinha e comece a esticar a massa com um rolo da massa até obter uma espessura de cerca de 3 mm. Com um cortador redondo ou com um copo corte bolachas com cerca de 4 cm de diâmetro. Coloque-as nos tabuleiros e leve ao forno durante cerca de 10 minutos (as bolachas devem ficar mais pálidas do que douradas). Passado esse tempo retire-as do forno e deixe-as arrefecer um pouco antes de removê-las dos tabuleiros. Repita o processo para as restantes e deixe-as arrefecer totalmente antes de recheá-las. Para o recheio mexa bem o leite condensado cozido para que não esteja tão firme, coloque um pouco do recheio numa bolacha, coloque a outra por cima, espalme ligeiramente e passe todo o rebordo da bolacha por côco ralado. Guarde-as no frigorífico num recipiente hermeticamente fechado.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 25;
tempo de preparação: 35min + 1h frigorífico + 10min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: doce de leite.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário