RSS

Bolachas de aveia com batata doce chocolate e gengibre

Em pleno mês de dezembro voltamos às receitas de bolachas, bolachinhas, biscoitos e bolinhos para oferecerem neste Natal. Desta vez optei por fazer umas bolachinhas de aveia com batata doce e chocolate perfumadas com gengibre.


Estas bolachas são perfeitas para comer a qualquer hora do dia e perfeitas para serem embrulhadas pois têm uma consistência bem robusta e não se partem facilmente. Com uma textura mais mole não são daquelas bolachas crocantes mas acreditem que são incrivelmente saborosas.


O gengibre confere-lhes aquele sabor a Natal, a batata doce dá-lhes uma humidade extra, o chocolate trás tudo de bom como é óbvio e a aveia dá-lhes a saciedade e robustez para não comermos toda a fornada.


Utilizei a batata doce amarela mas podem utilizar a variedade que mais gostarem. A receita foi adaptada daqui. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
200 gr de batata doce cozida e esmagada;
2 chávenas de farinha com fermento;
1 chávena e meia de flocos de aveia;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
2 c. (chá) de canela;
1/2 c. (chá) rasa de gengibre em pó;
1 pitada de sal;
125 gr de manteiga à temperatura ambiente;
1/2 chávena de açúcar branco;
1/2 chávena de açúcar amarelo;
1 ovo grande;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
200 gr de chocolate negro grosseiramente picado.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre um tabuleiro rectangular com papel vegetal. Comece por misturar a farinha, a aveia, o sal, o bicarbonato, a canela e o gengibre e reserve. Bata bem a manteiga com os açúcares. Adicione a batata doce, o ovo e a baunilha e bata bem. Deite esta mistura sobre os ingredientes secos, misture bem e, por último, adicione o chocolate e envolva tudo. Com a ajuda de uma colher de sopa deite colheradas de massa no tabuleiro e leve ao forno durante cerca de 12 minutos. Deixe-as arrefecer um pouco antes das retirar do tabuleiro. 

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 24 bolachas;
tempo de preparação: 15min + 12min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: batata doce, chocolate e gengibre.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário