RSS

Barritas de caramelo, amendoim e chocolate

Quem gosta daqueles famosos chocolates com caramelo, amendoim e chocolate chamados snickers? Eu adoro! Bem sei que são perfeitos para comer a qualquer hora do dia e acalmar aquela gula repentina. Mas hoje trago-vos uma versão saudável e perfeita para termos sempre à mão para qualquer eventualidade.


Com uma base crocante de aveia, estas barrigas são depois cobertas com um caramelo de tâmaras, seguidas por amendoins torrados que podem ser salgados ou não conforme o vosso gosto e finalizadas por uma cobertura de chocolate negro.


Agora vamos a comparações - sei que estou a ser talvez um pouco tendenciosa mas estas barrinhas não ficam nada atrás dos tradicionais snickers, antes pelo contrário! Só têm realmente um senão - são extremamente viciantes e corremos o risco de comer sempre mais do que uma!


Fiz numa versão mais reduzida e vocês podem perfeitamente duplicar a receita. Esta receita acaba por não ter açúcares processador tornando-se no meu mais recente snack preferido. Espero que gostem e experimentem e protejam-se! A receita foi adaptada daqui.


Ingredientes:
Base:
2/3 de chávena de farinha de aveia;
1/4 de chávena de caramelo de tâmaras.

Caramelo de tâmaras:
175 gr de tâmaras descaroçadas;
2 c. (sopa) de manteiga de amendoim;
1 c. (chá) de extrato de baunilha;
1 c. (chá) de linhaça moída;
1 pitada de sal.

Cobertura:
1/3 de chávena de amendoins torrados;
100 gr de chocolate negro;
1 c. (chá) de óleo de côco.

Modo de preparação:
Comece por demolhar as tâmaras em água morna durante cerca de 10 minutos. Forre um papel de alumínio um recipiente quadrado ou rectangular não muito grande (pode mesmo ser uma marmita). Comece por fazer o caramelo de tâmaras colocando no processador as tâmaras escorridas, a manteiga de amendoim, a baunilha, a linhaça e o sal. Processe tudo bem raspando as laterais de vez em quando até obter um creme homogéneo. Retire 1/4 de chávena deste caramelo e reserve o restante. Faça entretanto a base misturando no processador a farinha de aveia com 1/4 do caramelo. coloque a base na forma calcando bem. De seguida, espalhe bem o caramelo e, por fim, coloque os amendoins calcando-os um pouco. Leve o preparado ao congelador durante cerca de 1 hora e meia. Passado esse tempo derreta em banho maria o chocolate com o óleo de côco e reserve. Retire do congelador o preparado, corte-o em barritas e mergulhe-as no chocolate derretido tirando o excesso. Coloque-as num recipiente e leve ao frigorífico alguns minutos para que o chocolate fique firme. Depois é só devorar.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 8 barritas;
tempo de preparação: 30min + 1h30 congelador;
dificuldade: fácil;
apto para crianças: sim;
vegetariano: sim;
ingrediente principal: caramelo, amendoim e chocolate.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário