RSS

Bolo rainha

Em plena época natalícia, nada melhor do que arregaçar as mangas e começar a treinar a preparação das iguarias para a tão desejada mesa de natal. Bem sabemos que será um natal diferente neste ano tão estranho e, por isso mesmo, nada melhor do que aprimorar ainda mais a nossa mesa enchê-la e com estes pedacinhos de amor. 


E este bolo rainha é mesmo isso, um pequeno pedaço do nosso amor à mesa. Nunca tinha experimentado fazer um bolo rainha, não tanto pela sua dificuldade já que não é uma massa complicada mas talvez pela preguiça. Este ano, que em tanta coisa foi diferente, terá uma mesa de natal certamente especial.


E o bolo rainha não vai certamente faltar. Existem inúmeras receitas deste bolo mas eu optei por experimentar a receita da Bimby adaptando-a ligeiramente e em nada me arrependo. 


Se não tiverem Bimby não deixem de o fazer batendo-o na amassadeira ou mesmo à mão. Espero que gostem e experimentem e já sabem protejam-se!

Ingredientes:
70 gr de açúcar;
raspa de 1 laranja;
raspa de 1 limão;
120 ml de leite morno;
70 gr de manteiga;
4 gemas de ovo;
1 saqueta de fermento de padeiro seco;
4 c. (sopa) de sumo de laranja;
420 gr de farinha de trigo tipo 65;
1 pitada de sal;
300 gr de frutos secos grosseiramente picados (usei nozes, amêndoas torradas com pele, avelãs torradas e passas);
açúcar q.b para decorar;
mel q.b para pincelar.

Modo de preparação:
Método Bimby:
Coloque no copo o açúcar e pulverize 15 seg/vel 9. Adicione as cascas de laranja e de limão e triture 5 seg/vel 9. Adicione o leite e a manteiga e aqueça 30 seg/37°C/vel 2. Adicione 3 gemas, o fermento, o sumo de laranja e misture 10 seg/vel 3. Adicione a farinha e o sal e amasse 3 min/espiga. Verifique se o conteúdo forma uma bola que não fique agarrada às paredes do copo. Caso contrário, polvilhe as paredes com um pouco de farinha e volte a amassar alguns segundos. Deixe repousar a massa dentro do copo até chegar próximo do copo de medida. Pressione a massa com a ajuda da espátula, para que o volume baixe e envolva 15 seg/vel 9. De seguida amasse 50 seg/espiga. De seguida amasse mais 10 seg/espiga e adicione através do bocal da tampa 200 gr de frutos secos. Retire a massa do copo, amasse com as mãos até formar uma bola e polvilhe com farinha. Forme uma rosca e coloque-a num tabuleiro untado, pincele com a gema de ovo e decore com os restantes frutos secos. Decore com montinhos de açúcar ligeiramente humedecido. Deixe que a massa dobre de volume e leve ao forno pré-aquecido a 180°C cerca de 20 minutos. Retire do forno e com o bolo ainda quente pincele com um pouco de mel aquecido.

Método tradicional:
Numa taça coloque o açúcar com as raspas de laranja e limão e misture bem. À parte misture o fermento com o leite morno e mexa bem. Adicione esta mistura ao açúcar com as raspas de limão e laranja juntamente com a manteiga à temperatura ambiente e mexa bem. Adicione as 3 gemas e o sumo de laranja e misture tudo. De seguida, adicione a farinha e o sal e comece a amassar a massa com as mãos durante cerca de 12 minutos. Tape a taça com um pano e deixe a massa repousar durante cerca de 1 hora. Retire a massa da taça para uma bancada enfarinhada, adicione 200 gr de frutos secos e amasse por mais 5 minutos. Se notar que a massa ainda cola muito às mãos polvilhe ligeiramente com farinha e amasse mais um pouco formando uma bola. De seguida forme uma rosca, coloque a rosca num tabuleiro forrado com papel vegetal e untado com manteiga, pincele a rosca com uma gema de ovo batida e decore com os restantes frutos secos. Decore com montinhos de açúcar ligeiramente humedecido e deixe a massa levedar até que dobre de tamanho, cerca de 1 hora. Passado esse tempo pré-aqueça o forno a 180°C e leve o bolo ao forno durante cerca de 20 minutos. Retire do forno e com o bolo ainda quente pincele com um pouco de mel aquecido.

Ficha técnica: 
prato: sobremesa;
nº porções: 12;
tempo de preparação (tradicional): 1hora + 2h repouso + 20min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: frutos secos.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário