Hoje foi dia de fazer mais uma receita com bananas maduras. Não sei o que me acontece mas acabo sempre por ficar com bananas demasiado maduras em casa. Por vezes congelo-as para fazer gelados ou batidos mas desta vez resolvi usá-las para fazer um pão de banana numa versão bem saudável.
Optei por utilizar farinha de aveia e o resultado foi maravilhoso - um pão adocicado sem açúcares processados, rico em fibra e extremamente saciante perfeito para o lanche ou mesmo para o pequeno almoço. Esta receita rende bastante, cerca de 12 fatias.
Se o quiserem tornar mais guloso podem sempre adicionar à massa uns pedaços de chocolate, uns frutos secos ou mesmo umas sementes. Eu optei por servi-lo com manteiga de amendoim e mais um pouco de banana. Esta receita pode ser totalmente sem glúten se tiverem o cuidado de utilizar flocos de aveia isentos de glúten. Espero que gostem e experimentem e já sabem protejam-se!
Ingredientes:
3 chávenas de flocos de aveia grossos;
1 c. (chá) de canela;
1 c. (chá) de fermento em pó;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
2 ovos;
1 chávena de leite ou bebida vegetal;
1/2 chávena de mel;
3 c. (sopa) de óleo de coco derretido;
3 bananas maduras.
Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre com papel vegetal uma forma de bolo inglês. Coloque no processador os flocos de aveia e triture até obter uma farinha. Retire e deite numa tigela e adicione o fermento, o bicarbonato e a canela, misture e reserve. No processador coloque os restantes ingredientes - os ovos, o leite, o mel, o óleo e as bananas e processe até obter um creme uniforme. Deite a mistura líquida sobre a farinha de aveia e envolva sem bater em demasia. Deite na forma e leve ao forno durante cerca de 45 minutos. Deixe arrefecer antes de cortar. Sirva simples ou barrado com manteiga de amendoim e mais um pouco de banana.
Ficha técnica:
prato: sobremesa/pequeno almoço;
nº porções: 12 fatias;
tempo de preparação: 15min + 45min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: banana.
Até breve,
0 comentários:
Enviar um comentário