RSS

Papas de aveia e cenoura feitas de véspera, uma verdadeira sobremesa ao pequeno almoço

Hoje trago-vos o pequeno almoço. Feito de véspera para não se preocuparem logo pela manhã com o que fazer, é ideal para colocar num frasco e levarem convosco.


Pode ser comido tanto frio como aquecido e garanto que vos vai saciar durante toda a manhã. Desta vez optei por adicionar aos flocos de aveia cenoura, canela, sementes de chia, uma tâmara, um pouco de mel e leite.


O sabor destas papas é muito semelhante a bolo de cenoura e ficamos com a nítida sensação que estamos a comer uma grande gulodice. Finalizei estas papas acrescentando um pouco de iogurte grego e algumas nozes, tornando-nos altamente nutritivas para começarmos bem o dia.


Se não quiserem fazer as papas de aveia e cenoura de véspera devem aguardar umas duas horas até as consumirem para que os flocos de aveia e as sementes de chia hidratem. Espero que gostem e em excelente pequeno almoço!


Ingredientes:
1/2 chávena de flocos de aveia;
1 c. (sobremesa) de sementes de chia;
2/3 chávena de leite;
1 cenoura pequena ralada;
1 pitada de canela;
1 c. (café) de essência de baunilha;
1 c. (sopa) de mel;
1 tâmara finamente cortada.

Toppings:
2 c. (sopa) de iogurte grego natural;
4 nozes pecan grosseiramente partidas.

Modo de preparação:
Misture a aveia com as sementes de chia; a cenoura ralada, a canela e a tâmara. Adicione o leite, a baunilha e o mel e misture bem. Coloque numa taça e leve ao frigorífico durante a noite ou pelo menos 2 horas. Na altura de servir junte o iogurte grego e as nozes.

Ficha técnica:
prato: pequeno almoço;
nº porções: 1;
tempo de preparação: 5min + 8h frigorífico;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: cenoura e aveia.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolachas de chocolate branco e caramelo com aveia e manteiga de amendoim

Na categoria das bolachas temos aquelas que comemos, gostamos e dizemos que são boas, temos aquelas que comemos, adoramos e prometemos repetir a dose muito em breve e temos aquelas bolachas que ao provarmos paramos tudo o que fazemos, fechamos os olhos, sentimos bem o seu sabor e ainda lambemos os dedos no fim e juramos que não comemos mais do que três ou quatro e antes de irmos dormir ainda roubamos mais uma sem que ninguém veja.


E estas bolachas estão nesta última categoria. De textura pegajosa e caramelizada desfazem-se na nossa boca a cada dentada.


Feitas com flocos de aveia e manteiga de amendoim estas pequenas levam pedaços generosos de chocolate branco e como se isso não bastasse levam também pedaços de caramelo de nata, daqueles de compra que se colam aos dentes!


Doces, pegajosas, caramelizadas, amanteigadas e completamente impróprias para ter em casa durante muito tempo, estas bolachas tornaram-se o meu mais recente vício. A receia foi adaptada daqui. Espero que gostem e experimentem que eu vou ali dentro buscar mais uma!


Ingredientes:
100 gr de manteiga com sal;
75 gr de manteiga de amendoim cremosa;
1 chávena de açúcar amarelo;
1/2 chávena de açúcar branco;
1 ovo;
1 gema;
1 c. (sobremesa) de essência de baunilha;
1 chávena e 1/4 de farinha de trigo sem fermento;
1/2 c. (chá) de fermento em pó;
1/2 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1 chávena de flocos de aveia;
100 gr de chocolate branco grosseiramente partido;
10 caramelos de nata partidos em pedaços.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre um tabuleiro com papel vegetal. Derreta as duas manteigas no microondas e coloque-as numa taça. Adicione os açúcares, a gema e o ovo e a essência de baunilha. Por fim, adicione a farinha, a aveia, o bicarbonato e o fermento e envolva tudo. Adicione o chocolate e os caramelos previamente partidos. Forme bolas de massa e coloque- as no tabuleiro e leve ao forno durante cerca de 12 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 20;
tempo de preparação: 20min + 12min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: chocolate branco e caramelo.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Blondies de abóbora com cobertura de açúcar e canela

Voltámos à abóbora! Desta vez nuns blondies bem húmidos com uma incrível cobertura de açúcar e canela que me fez lembrar as farturas das feiras. Além da sua cor intensa, estes blondies têm um sabor incrível e uma textura que se desfaz na boca e nos dá vontade de lamber os dedos.


Já sabem que, para mim, tudo o que são receitas com abóbora são automaticamente um motivo para experimentar e esta receita não é exceção, por isso acabo sempre por ter algum puré de abóbora cozida no frigorífico já pronto a ser usado, seja em pratos doces ou salgados.


Estes blondies amanteigados podem perfeitamente ser preparados de véspera e aguentam bem a humidade durante uns quatro dias, preferencialmente no frigorífico. Se os quiserem ainda mais húmidos cozam-nos um pouco menos de tempo. Espero que gostem e experimentem! A receita foi adaptada daqui.


Ingredientes:
Massa:
120gr de manteiga derretida;
1 ovo grande;
1 chávena de açúcar amarelo;
3/4 chávena de puré de abóbora;
1 c. (sobremesa) de essência de baunilha;
1 c. (chá) de canela;
1 pitada de noz moscada;
1 chávena e meia de farinha de trigo com fermento.

Cobertura:
3 c. (sopa) de açúcar branco;
2 c. (cha) de canela.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre um tabuleiro rectangular com papel vegetal. Comece por bater a manteiga derretida com o ovo, o puré de abóbora e a baunilha. De seguida adicione a farinha com a canela e a pitada de noz moscada. Deite a massa na forma. Entretanto prepare a cobertura misturando o açúcar com a canela. Espalhe esta mistura sobre a massa e leve ao forno durante cerca de 25 minutos. Deixe arrefecer e corte em quadrados.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12 quadrados;
tempo de preparação: 20min + 25min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: abóbora.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolachas de maçã e canela com tâmaras, ideais para o pequeno almoço

Quem não gosta de bolachas? São ideais para levar para qualquer lado e comer em qualquer ocasião. E ter uma fornada delas já prontas a comer é ideal para o dia a dia durante uma semana de trabalho.


Estas que vos trago hoje são perfeitas também para o pequeno almoço pois não levam qualquer adição de açúcar, são ricas em fibra e altamente nutritivas.


Feitas de maçã e canela, estas bolachonas são adocicadas com banana (a nossa amiga no que diz respeito a açúcares naturais) e tâmaras que são perfeitas para adoçar qualquer receita. Confesso que não sou fã de comer tâmaras ao natural pois acho-as demasiado doces até, mas adoro colocá-las em sobremesas pois conseguimos usar muito menos quantidade de açúcar ou, no caso destas meninas, nem sequer colocar açúcar.


Eu optei por fazer estas bolachas grandinhas mas podem fazê-las do tamanho que quiserem. Se não encontrarem a aveia instantânea podem sempre colocar a mesma quantidade em flocos de aveia moídos.


Estas bolachas são daquelas bem moles que saciam a cada dentada e não das crocantes que fazem mil migalhas. São uma espécie de papas de aveia em formato bolacha. Espero que gostem e experimentem e bons pequenos almoços!


Ingredientes:
3 chávenas de flocos de aveia;
1/2 chávena de aveia instantânea;
1 c. (sobremesa) de canela;
1 c. (sobremesa) de fermento em pó;
3 maçãs médias;
3 bananas maduras;
10 tâmaras;
4 c. (sopa) de água quente;
2 c. (sopa) cheias de manteiga de amendoim.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC  e prepare tabuleiros com papel vegetal. Tire os caraços das tâmaras e coloque-as na água quente durante cerca de 5 minutos. Entretanto misture os flocos de aveia com a aveia instantânea, o fermento e a canela. Num processador coloque as maçãs lavadas e descaroçadas mas com casca e processe grosseiramente e reserve. De seguida coloque as tâmaras com a água e a manteiga de amendoim no processador e processe bem. Adicione as bananas e volte a processar. Adicione esta mistura à aveia juntamente com as maçãs. Misture tudo bem e com a ajuda de uma colher de sopa coloque colheradas de massa no tabuleiro e leve ao forno durante cerca de 30 minutos. Deixe-as arrefecer e guarde num recipiente hermeticamente fechado no frigorífico.

Ficha técnica:
prato: pequeno almoço, sobremesa;
nº porções: 18 bolachas;
tempo de preparação: 20min + 30min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: maçã.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Quadrados cheesecake de abóbora com crumble

Finalmente abóbora! Eu sei que temos abóbora todo o ano mas os meses de outono têm um especial enquanto no que diz respeito a receita com esta pequena maravilha. Adoro sobremesas com abóbora! Além de dar uma cor incrível a cada receita traz também um sabor incomparável. Já para não falar nas combinações perfeitas de abóbora e canela ou abóbora e chocolate.


O que vos trago hoje não poderia ser mais tentador - imaginem uns quadrados com base de bolacha crocante, uma camada branca de cheesecake de baunilha, uma camada laranja de cheesecake de abóbora e canela e, por fim, um camada de crumble crocante!


No fundo temos quatro camadas de tentação num único quadradinho que é de comer e chorar por mais. Se são fãs de cheesecake aconselho-vos vivamente a experimentarem esta receita que, apesar de ser um pouco demorada a confeccionar, vale bem cada minuto de espera. A receita foi adaptada daqui.


Na receita original era ainda colocado um molho de caramelo salgado por cima do cheesecake. Pessoalmente achei que poderia ficar demasiado doce mas se alguém for perito em gulodice e experimentar depois diga como ficou. Espero que gostem e experimentem!

Ingredientes:
Base:
300 gr de bolachas digestivas;
7 c. (sopa) de manteiga derretida.

Recheio:
500 gr de queijo creme;
1/2 chávena de açúcar;
250 gr de abóbora cozida e reduzida a puré;
2 ovos;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
1 c. (café) de canela.

Crumble:
1/2 chávena de açúcar amarelo;
1/2 chávena de farinha sem fermento;
1/4 chávena de aveia instantânea;
50 gr de manteiga à temperatura ambiente;
1 pitada de canela.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre um tabuleiro rectangular com papel vegetal. Comece por preparar a base moendo bem a bolacha e misturando-a com a manteiga derretida. Calque esta base na forma e reserve. Entretanto prepare recheio batendo o queijo creme com o açúcar até obter uma mistura sem grumos. Adicione os ovos com a baunilha. Deite cerca de 2/3 desta mistura sobre a camada de bolacha. À restante mistura adicione o puré de abóbora e a canela e misture bem. Coloque cuidadosamente esta mistura sobre o cheesecake anterior, tendo o cuidado para não se misturarem. Por fim prepare o crumble misturando bem todos os ingredientes. Esfarele o crumble sobre o cheesecake e leve ao forno durante cerca de 60 minutos. Deixe arrefecer e leva ao frigorífico durante pelo menos uma hora antes de cortar em quadrados.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 15 quadrados;
tempo de preparação: 45min + 1h cozedura + 1h frigorífico;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: abóbora.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Muffins XL integrais de maçã e mel com crumble de nozes pecan

Hoje trago-vos mais uma receita de muffins. Adoro muffins! São ideias para transportar, para levar numa marmita para o lanche, para comer de manhã na ida para o trabalho, para usufruir à noite sentada no sofá depois de um dia de trabalho cansativo. Enfim são perfeitos para qualquer ocasião.


Estes são feitos de maçã, mel e azeite com um crumble bem crocante de nozes pecan. Bem fofinhos no interior, os pequenos pedaços de maçã acabam por lhe dar uma doçura natural. O crumble confere-lhes a gulodice extra.


Eu optei por fazer uma versão XL mas podem fazê-los do tamanho que desejarem. Estes partiram-se um pouco mas acho que se partirem a maçã um pouco mais pequena essa probabilidade diminui.


Optei por usar farinha integral e flocos de aveia para os enriquecer em fibra mas se preferirem podem sempre utilizar farinha de trigo comum. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
Massa:
1 chávena de farinha de trigo integral;
1/2 chávena de flocos de aveia;
1 c. (chá) de fermento em pó;
1 c. (chá) de bicarbonato em pó;
1 c. (chá) de canela;
1 pitada de sal;
1 ovo;
4 c. (sopa) de mel;
2 c. (sopa) de azeite;
1/2 chávena de leite;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
1 maçã vermelha média partida em pedaços.

Crumble:
4 c. (sopa) de flocos de aveia;
3 c. (sopa) de açúcar amarelo;
2 c. (sopa) de manteiga gelada;
1 punhado de nozes pecan grosseiramente picadas.

Modo de preparação:
Pre-aqueça o forno a 180ºC e prepare um tabuleiro de muffins. Começe por fazer o crumble misturando bem com a ponta dos dedos todos os ingredientes e reserve. Misture os ingredientes secos, a farinha integral, a aveia, o fermento, o bicarbonato, a canela e o sal. Entretanto bata o ovo com o mel, o azeite, o leite e a baunilha. Junte os ingredientes líquidos aos ingredientes secos e mexa sem bater em demasia. Por último adicione a maçã. Divida a maçã pelas forminhas de muffins e coloque um pouco de crumble sobre cada um. Leve ao forno durante cerca de 30 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 6 muffins XL;
tempo de preparação: 25min + 30min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: maçã.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolo de laranja inteira e azeite

Bolo de laranja é um clássico em qualquer cozinha. Cada um tem a sua mania ou o seu segredo, a sua receita tradicional que vem de geração em geração. Pessoalmente não sei bem donde veio esta receita mas costumo fazê-la sempre a olho e por incrível que pareça sai sempre bem.


Este bolo é o ideal para qualquer lanche, qualquer jantar, qualquer festa, no fundo é ideal para qualquer ocasião porque é simplesmente aquele bolo que nos conforta. Para a poder partilhar convosco medi tudo certinho para vos dar a versão o mais próxima possível do que costumo fazer.


Eu optei por fazer numa forma de bolo inglês mas podem sempre fazê-lo numa forma redonda de buraco que também sai bem. Podem servi-lo simples, polvilhado com açúcar em pó, com uma calda ou com uma bola de gelado. Eu prefiro-o assim mesmo ao natural de preferência ainda morno. Já sabem que se utilizarem laranjas biológicas melhor ainda. Espero que gostem e experimentem! Se quiserem podem fazer esta receita no processador que fica igualmente delicioso!


Ingredientes:
2 chávenas de farinha de trigo sem fermento;
1 chávena de açúcar;
1/3 chávena de azeite;
1 c. (chá) bem cheia de fermento em pó;
3 ovos;
1 iogurte natural;
2 laranjas médias inteiras bem lavadas.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e unte com manteiga uma forma grande de bolo inglês. Coloque num processador as 2 laranjas partidas em quartos e triture tudo muito bem e reserve. Numa taça bata os ovos com o açúcar até obter um creme bem fofinho. Adicione o azeite, o iogurte e as laranjas trituradas. Por fim, adicione a farinha e o fermento envolvendo bem na massa. Deposite na forma e leve ao forno durante cerca de 35 a 40 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme. Sirva ainda morno.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 14 fatias;
tempo de preparação: 20min + 40min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: laranja.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Muffins de banana saudáveis e sem glúten

Esta receita é daquelas perfeitas para o vosso pequeno almoço. Altamente saciantes, ricos em fibra e proteína, sem açúcares refinados, sem lactose e sem glúten estes pequenos muffins são realmente perfeitos.


São feitos no processador em apenas 5 minutinhos e vão ao forno durante uns míseros 12 minutos. Podem perfeitamente ser feitos com toda a antecedência e tê-los sempre prontos para o seu pequeno almoço em andamento.


Se não quiserem a versão sem glúten pode optar por flocos de aveia em vez da farinha de trigo sarraceno. Se forem muito gulosos podem sempre juntar uns pedacinhos de chocolate negro.


A receita foi adaptada daqui. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
2 bananas médias maduras;
1 ovo grande;
2 c. (sopa) de mel;
2 c. (sopa) de sementes de linhaça;
40 gr de trigo sarraceno;
30 gr de amêndoas cruas com pele;
65 gr de manteiga de amendoim;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
1 c. (café) de bicarbonato de sódio;
1 c. (café) de canela.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e prepare um tabuleiro de muffins untando-o com manteiga ou colocando forminhas de papel ou silicone. Num processador coloque a linhaça, o trigo sarraceno e as amêndoas e triture tudo até obter uma farinha. Adicione os restantes ingredientes e triture de novo. Divida a massa pelas forminhas e leve ao forno durante cerca de 12 minutos. Deixe-os arrefecer um pouco e desenforme.

Ficha técnica:
prato: pequeno almoço; sobremesa;
nº porções: 8 muffins;
tempo de preparação: 5min + 12 min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: bananas.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolo de caneca de bolachas Oreo e chocolate de leite feito no microondas

Não sei se vocês são fãs de bolos de caneca feitos no microondas. Eu sou super fã, já sabem que adoro sobremesas rápidas de fazer e em doses individuais para usufruir calmamente no sossego do sofá, num daqueles dias de preguiça extrema.


Esta receita não poderia ser mais simples - juntem chocolate de leite, algumas bolachas Oreo, um pouco de farinha, um pouco de fermento, um pouco de leite e um pouco de manteiga e está feito! Querem mais simples?


Ideal para quem não gosta de cozinhar mas que até aprecia um boa sobremesa ou mesmo para surpreender a sua cara metade e partilhar esta gulosa sobremesa.


Optei por servir com mais umas bolachas Oreo e iogurte grego que acho que liga na perfeição com este tipo de bolo. Sirvam-no ainda morno. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes: 
25 gr de chocolate de leite;
3 c. (sopa) de leite;
1 c. (sobremesa) de manteiga;
4 c. (sopa) de de farinha de trigo sem fermento;
1 c. (chá) de fermento em pó;
2 bolachas Oreo;
iogurte grego natural q.b;
bolachas Oreo q.b para decorar.

Modo de preparação:
Coloque numa caneca o chocolate de leite, o leite e a manteiga durante cerca de 25 segundos na potência maxima no microondas. Retire e mexa bem. Adicione a farinha, o fermento e mexa de novo. Por último, junte as bolachas Oreo grosseiramente partidas, misture um pouco e leve de novo ao microondas durante 1 minuto. Sirva morno com iogurte grego e mais algumas bolachas Oreo a gosto.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 1;
tempo de preparação: 3 min;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: bolachas Oreo.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Blondies de batata doce e manteiga de amendoim

Setembro é sinónimo de regresso para muitos - regresso ao trabalho, regresso à escola, regresso às rotinas do dia a dia, regresso às correrias! Por muito difícil que estes regressos sejam, são parte natural da nossa vida e nada melhor do que aligeirar o stress com boa comida, saborosa e saudável.


Já sabem que por estes lados as sobremesas imperam sempre e, não poderia deixar de vis trazer algo doce, guloso, saudável e sem peso na consciência. Imaginem batata doce, manteiga de amendoim e aveia. Agora imaginem todos estes ingredientes numa sobremesa só.


Estes maravilhosos blondies, apesar do seu ar altamente reprovador, não poderiam ser mais saudáveis. De consistência bem húmida, são altamente viciantes mas também bastante saciantes, tornando-os ideais para o seu snack naquele hora do dia em que a fome de leão aperta.


A receita foi adaptada daqui. Esta versão tem glúten mas podem perfeitamente utilizar farinha de arroz ou de milho ou mesmo de grão se quiserem uma versão sem glúten.


Espero que gostem e experimentem! E bons regressos se for esse o vosso caso!


Ingredientes: 
350 gr de batata doce cozida e partida em pedaços;
125 gr de manteiga de amendoim;
125 de iogurte natural;
50 gr de chocolate negro com 70% de cacau grosseiramente picado;
2 c. (sopa) de flocos de aveia;
2 c. (sopa) de mel;
1 c. (chá) de fermento em pó;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
1 c. (chá) de canela;
1 pitada de sal.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre um papel vegetal uma forma de bolo inglês. Coloque num processador a batata doce, a manteiga de amendoim, a aveia, o mel, o fermento, a baunilha, o iogurte, a canela e o sal. Triture bem e deite a forma. Polvilhe com os pedaços de chocolate e leve ao forno a cozer durante cerca de 35 minutos. Deixe arrefecer totalmente e corte em rectângulos ou quadrados. Guarde-os no frigorífico num recipiente hermeticamente fechado.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 6;
tempo de preparação: 10min + 35 min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: batata doce.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS