As tartes de fruta são um dos meus lanches preferidos. E quanto mais simples forem melhor - sem molhos, sem coberturas, sem grandes preparos; apenas o sabor intenso da fruta da época ligeiramente condimentada. Hoje trago-vos uma tarte folhada de pêra...tinha algumas pêras a pedirem desesperadamente para serem utilizadas! A massa folhada utilizei-a de compra - desculpem-me os mais exigentes mas o dia-a-dia é passado a correr e estas pequenas maravilhas já preparadas trazem-me um suspiro de alívio quando o objectivo é ter uma sobremesa pronta em pouco mais de 40 minutos. De aspecto tosco, com fruta desalinhada, esta tarte folhada trouxe um perfume maravilhoso que invadiu toda a cozinha. Podem substituir a pêra por maçã. Nesta receita utilizei a nossa maravilhosa pêra rocha. Adaptei-a daqui.
Ingredientes:
1 base de massa folhada rectangular;
5 pêras médias maduras mas firmes;
2 c. (sopa) de açúcar;
1 ovo;
1c. (sopa) de água;
sumo de meio limão;
1 c. (sobremesa) de canela moída;
1c. (café) de noz-moscada;
1c. (sopa) de amido de milho;
canela q.b para polvilhar.
Modo de preparação:
Comece por pré-aquecer o forno a 180ºC. Desenrole a massa folhada e coloque sobre um tabuleiro forrado com papel vegetal (pode aproveitar o papel que habitualmente a massa folhada trás). Misture o ovo com a água e pincele toda a massa folhada. Com uma faca faça uma moldura com cerca de 1 cm em redor de todo o rectângulo, sem cortar a massa em profundidade. Vire para cima esses bordos dando alguma altura à placa de massa folhada. Pique a massa com um garfo. Entretanto descasque as pêras, tire-lhes os caroços e corte-as em fatias finas. Adicione o sumo de limão, a canela, o amido de milho, o açúcar e a noz-moscada e misture bem. Deposite esta mistura sobre a tarte e polvilhe com mais canela moída a gosto. Leve a cozer até dourar durante cerca de 30 minutos. Sirva morno ou frio.
Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 8;
tempo de preparação: 10min + 30min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: não;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: pêra.
Até breve,
7 comentários:
Que maravilha! Também adoro tartes de fruta e se forem com massa folhada, tanto melhor. Simples, mas com aspecto muito delicioso.
Também não me dou ao trabalho de fazer a massa folhada, é das únicas que ainda compro, pois dá imenso jeito. ;) Gostei desta sugestão. ;)
Beijinho.
Que delicia. Tambem adoro uma boa tarte de fruta...
Beijinhos
Que aspecto delicioso ficou, parece ser uma delicia, adoro o contraste da massa com a fruta, uma excelente sugestão para acompanhar uma bebida quente nestes dias frios.
Beijinhos
Linda esta tarte!! A simplicidade às vezes produz os melhores resultados.
Beijinhos
Olá, excelente sugestão :)
Ficou linda
Ola!! Acho uma optima ideia de tarte. So uma peegunta, nao pica com um garfo a massa?
Olá! Sim, por norma pico sempre com um garfo a massa antes de levá-la ao forno.
Enviar um comentário