RSS

Folar doce de maçã, canela, nozes e sultanas

Pela altura da Páscoa, gosto sempre de fazer um folar, preferencialmente doce, claro está! Este ano optei por fazer uma receita bem simples que adaptei ligeiramente da Filipa Gomes.


Trata-se de um folar doce que pode ser feito em formato de coroa ou em formato de caracóis ou os tais falados “cinnamon rolls”.


A massa é muito simples e precisa apenas de algum tempo para levedar. O recheio é simplesmente maravilhoso - canela (claro!), nozes, maçã e adicionei algumas sultanas!


Bem fofinho no interior e com uma crosta crocante, esta delícia vai ficar maravilhosa não sua mesa da Páscoa. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
Massa: 
250 gr de farinha de trigo sem fermento;
50 gr de farinha de trigo integral;
50 gr de manteiga com sal;
50 gr de açúcar;
1 ovo médio;
120 ml de leite morno;
1 saqueta de fermento de padeiro em pó.

Recheio:
1 chávena de açúcar mascavado;
100 gr de nozes picadas finamente;
75 gr de sultanas;
1 c. (sopa) de farinha;
1 c. (sopa) de canela;
5 c. (sopa) de manteiga amolecida;
1 maçã vermelha cortada em pedacinhos.

Modo de preparação:
Comece por fazer a massa misturando na bateria o fermento com o leite morno, o açúcar e o ovo. De seguida, junte as farinhas e a manteiga e amasse tudo durante cerca de 15 minutos se for à mão ou 8 minutos se tiver uma amassadeira. Polvilhe uma taça com farinha, coloque a massa, volte a polvilhar com farinha, tape com película aderente e embrulhe a taça com um pano colocando num local quente. Deixe levedar até dobrar de tamanho (cerca de 1 hora). Entretanto prepare o recheio misturando o açúcar, as nozes, a canela, as sultanas e a farinha. Reserve 2 colheres de sopa desta mistura e acrescente a maçã cortada em pedacinhos. Depois da massa levedada amasse-a mais um pouco e estenda-a num superfície enfarinhada formando um quadrado com cerca de 2 palmos de lado. Espalhe o recheio e enrole como se fosse uma torta. Corte a torta ao meio e cada metade em 4 ou 5 porções. Disponha os caracóis numa forma redonda de 22 cm forrada com papel vegetal, polvilhe com a mistura de açúcar reservada e deixe levedar mais 30 minutos. Pré-aqueça o forno a 180°C e leve o folar ao forno durante cerca de 30 minutos. Deixe arrefecer antes de desenformar. 

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 10;
tempo de preparação: 30min + 1h30 levedar + 30min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: canela.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário