Com a chegada do mês de outubro, os marmelos abundam por todo o lado. De aspecto rústico e pouco atraente, o marmelo é um fruto excepcional que se permite a inúmeras utilizações - bolos, tartes, compotas, marmelada, geleia ou simplesmente assado. Esta receita, apesar de não ser nenhuma novidade para vocês, não resisti a publicá-la. É daquelas que nos acompanham à medida que vamos crescendo. Quem não se lembra de uma carcaça com marmelada nos tempos de escola? Esta receita foi retirada e adaptada de uma Teleculinária daquelas antigas que a minha mãe guarda religiosamente. E garanto-vos que é divinal! O difícil é mesmo deixar arrefecer a marmelada antes de começar a comê-la. Façam, provem e partilhem com os vossos!
Ingredientes:
2 kg de marmelos descascados;
1,4 Kg de açúcar;
2 dl de água
Modo de preparação:
Arranje os marmelos, retirando a parte rija central, lave-os e corte-os em pedaços. Leve os marmelos ao lume juntamente com a água e o açúcar e deixe ferver cerca de 30 minutos, mexendo de vez em quando. Retire do lume e reduza tudo a puré com a varinha mágica. Leve de novo ao lume por mais 10 minutos, mexendo sempre para não agarrar ao fundo do tacho. Coloque em tigelas, deixe arrefecer e coloque um pedaço de papel vegetal sobre cada tigela.
Nota: pessoalmente prefiro a marmelada mais mole e fácil de barrar no pão, por isso consumo-a no dia seguinte à sua preparação, mas para conseguir consistência firme da marmelada tradicional basta que a deixe secar nas tigelas durante alguns dias antes da consumir.
Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: ± 7 tigelas;
tempo de preparação: 15min + 40min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: marmelos
Até breve,
5 comentários:
Adoro marmelada... tambem gosto dela mais molinha.... estr ano a ver se compro marmelos e tambem queria fazer marmelada.
Beijinhos
Ficou com uma cor mesmo gulosa :)
Adoro, quentinha e tudo!
Kiss, Susana
Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html
Gosto muto de marmelada caseira e a tua ficou com uma cor tentadora e deliciosa.
Gosto dela ainda morna :) é mesmo boa
Bjns
Isabel
Linda! Eu cá, que sou da terra da marmelada (Odivelas) adorei a cor dessa tacinha, querida! :D
Beijinhos e boa semana
Enviar um comentário