RSS

Bolo fingido de maçã, amendoim e leite condensado

Há momentos em que gosto de criar receitas , deixando-me guiar pelo meu instinto e paladar. Eu sei que é um risco, mas o máximo que pode acontecer é torcermos todos o nariz ao preparado, que outrora na minha mente fora divinal. Ontem quis fazer isso mesmo - resolvi fazer um bolo recorrendo somente ao que achava que lhe ficava melhor. Claro que vamos sempre buscar conhecimentos culinários que temos, seja por já ter feito uns quantos, seja pelo que já lemos sobre eles. Eu sou da opinião que ler sobre o assunto é meio caminho andado para que as coisas corram bem. escolhi um bolo de maçã pois é um dos meus bolos preferidos e lembro-me que foi um dos primeiros bolos que fiz sozinha e que me despertou o interesse pela culinária. Mas quis torná-lo num bolo diferente, mais ousado. Confesso que estava nervosa com o resultado. Achei que a mistura pudesse não resultar, apesar de ter pensado bastante nela, como se de uma experiência científica se tratasse. Muito resumidamente, aos pedaços de maçã adicionei amendoins salgados e sobre esta mistura coloquei leite condensado cozido que fui alternando com uma massa de bolo bem simples com sabor a canela, baunilha e limão. Estranho? Talvez, mas todos o aprovaram, o que para mim faz-me sorrir o coração. E é mesmo isso que queremos não é verdade? O fingido vem do facto de, ao fatiarmos o bolo, o leite condensado cozido inundar tudo o resto como se de uma sobremesa de tratasse. Será bolo? Será doce de colher? Deixo ao vosso critério, mas experimentem e aventurem-se na cozinha.



Ingredientes:
1 kg de maçãs firmes (usei maçã golden);
1 lata de leite condensado cozido;
1 iogurte grego natural;
2 ovos;
2 gemas + 2 claras;
300 gr de farinha de trigo;
175 gr de açúcar;
150 gr de amendoim com sal;
150 gr de manteiga sem sal;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
1 c. (sobremesa) de canela em pó;
1 c. (chá) de fermento em pó;
sumo e raspa de limão.

Modo de preparação:
Pré aqueça o forno a 180ºC e unte e forre com papel vegetal uma forma redonda com cerca de 24 cm. Deixe uma margem de papel vegetal superior ao limite da forma. Comece por preparar as maçãs cortando-as em pequenos pedaços, sem casca e adicione o sumo de limão. Reserve. Bata as duas claras em castelo firme e adicione o leite condensado cozido, envolvendo bem. Reserve. Bata a manteiga à temperatura ambiente com o açúcar até obter uma mistura cremosa. Adicione os 2 ovos e as 2 gemas, misturando bem. Adicione a essência de baunilha, o iogurte, a farinha, o fermento, a canela e a raspa de limão. Envolva bem todos os ingredientes. Agora começamos com a montagem do bolo: coloque cerca de metade das maçãs, depois metade dos amendoins e metade da mistura de leite condensado. Coloque depois colheradas de massa (cerca de metade também) espalhando com cuidado com uma colher. Repita esta operação - maçãs, amendoins, leite condensado cozido e termine com a massa. Leve ao forno por cerca de 1hora. Deixe arrefecer totalmente o bolo e desenforme. Leve ao frigorífico até à hora de servir. (pelo menos 1h de frio). Polvilhe com canela em pó antes de servir.

Nota: ao cortar o bolo, não se assuste ao ver uma mistura mais líquida. Trata-se do leite condensado que se vai misturar com a maçã, os amendoins e o bolo.

Até breve,
flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

15 comentários:

inês do crasto disse...

Que bom :D Bem original, sim!!
Certo dia passou-me exactamente o mesmo pela cabeça e tinha até já decidido os ingredientes: chocolate e banana! e fiz um bolo com colheradas de banana esmagada, chocolate em pedaços, colheradas de massa, num pyrex! A massa ficou meia mal cozida em algumas partes, como gosto, e adorei o resultado! Um dia ainda volto a repetir para o blog ;)
Beijinhos
inês

Sonhos da su disse...

Gostei mesmo da ideia... parece ser mesmo delicioso!!!
Beijinho boa semana

Carolina Macedo disse...

Que bolo enorme e com tão bom aspecto!! Adorei, só tem ingredientes que eu adoro :)

Beijinhos e boa semana*

Mª João - Ponto de Rebuçado Receitas disse...

Ai que esse bolo-sobremesa deve ser uma delícia!!!
Beijinhos

Unknown disse...

Também gosto muito destas aventuras.
Gostei do resultado!

Beijinhos!

Marisa Valadas disse...

Que bolo lindo e guloso, apetece roubar um pedacinho

Vera disse...

... que lindo bolo e de fingido não tem nada, mas de vaidoso tem tudo.
Concordo com a Marisa, apetece desviar uma fatia :)

M. disse...

Hummmmmm, que bom!!!! Gostei desta aventura!!!
Beijinhos, boa semana!

That Cake Sweet disse...

Que bolo tão lindo e certamente delicioso está com um aspecto divinal, apetece comer várias fatias.
Gostei de saber como é o interior pois aoro bolos assim.
É cada tentação sempre que aqui venho.

beijinhos,

http://Thatcakesweet.blogspot.pt

Isabel disse...

Olá Flor,

e são estas originalidades que nos fazem navegar pela net à procura de algo arrebatador e diferente. Adorei a ideia e quero muito experimentar.
beijinhos.

Mena Lopes disse...

Ai... Assustar?? Eu ia ficar delirante com esse leite condensado!!!
E da maneira como o descreves isto tem que ser o pecado!!! Ou nao tivesse Maçã!
Um beijinho

Unknown disse...

ohh my good, que tentação esse bolo!!
beijinho
alecrim

Tertúlia da Susy disse...

Um bolo bem diferente é certo. Deve ficar com um sabor bem agradavel.
Kiss, Susana
Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/passatempos.html

Inês Ginja disse...

A mim soa-me bem :) Que bolo lindo!
Maçã, leite condensado cozido, amendoins, canela, limão, a cremosidade do iogurte natural deve ter combinado bem.
Um beijinho.

pedra de sal disse...

Mais um pecado.... Ate fico a trepar paredes com um bolo assim e eu de dieta! Bem, deixo-te um excelente fim de semana mas levo comigo uma fatia que a nutricionista nao esta a ver :-)

Enviar um comentário