RSS

Arroz doce de nêsperas

Acalmem-se que eu não me enganei no título, é mesmo isso - arroz doce de nêsperas!. Confesso que é uma mistura pouco convencional, mas como já vos disse anteriormente, adoro fazer experiências na cozinha e esta foi mais uma delas. Confesso que estava um pouco a medo e que fiz esta receita de uma forma quase que confidencial para que, caso corresse mal, pudesse sempre livrar-me do que sobrasse rapidamente. A escolha das nêsperas  deveu-se essencialmente ao meu gosto pessoal, já que é uma das minhas frutas preferidas e como estamos na época delas, porque não usar e abusar das suas potencialidades? O contraste entre o doce e cremoso do arroz e o ácido quase que adstringente da nêspera conferem uma mistura de sensações que na minha opinião foram muito agradáveis. Experimentem e logo me dirão a vossa opinião. A receita é muito simples e baseia-se na receita básica de arroz doce que costumo confeccionar com uns ou outros ajustes. Esta receita proporciona 4 doses.


Ingredientes:
100 gr de arroz carolino;
100 gr de açúcar;
1/2 litro de leite meio-gordo;
casca e sumo de 1/2 laranja;
1 pau de canela;
1 c. (sopa) mal cheia de manteiga;
2 gemas;
4 nêsperas;
sal q.b

Modo de preparação:
Leve ao lume um tacho com água, o sal e a manteiga e coza o arroz. À parte ferva o leite com a casca de laranja e o pau de canela. Quando o arroz tiver cozido (não o coza em demasia) adicione aos poucos o leite e deixe ferver por mais uns 7 minutos. Adicione depois o açúcar. Retire a casca de laranja e o pau de canela e, em lume brando, adicione as gemas mexendo sempre, tendo o cuidado de não as deixar cozer. Por fim adicione as nêsperas que foram previamente cortadas em pedaços pequenos e salpicadas com um pouco de sumo de laranja, deixe levantar fervura e apague o lume. Distribua por taças individuais e guarde no frio até à hora de servir. Nessa altura pode polvilhar com canela moída.

Até breve,
flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

9 comentários:

Susana Louro disse...

Parece uma combinacao perfeita... adorei.. :)
Beijinhos

S.M. disse...

Deve ser muito saboroso! Bela ideia!
Beijinhos
Sílvia M

Carla Oliveira disse...

Que delicia!

Mª João - Ponto de Rebuçado Receitas disse...

Muito original... gosto de sobremesas com fruta da época, gostei muito desta sugestão!
Beijinhos

Marisa Valadas disse...

Original e delicioso, adorei a ideia

São Ribeiro disse...

Eu ia adorar esse arroz doce.
Ficou lindo e acredito que delicioso.
bjs

Filomena Conceição disse...

Muito original!
Deve ter ficado delicioso!

Luisa Alexandra disse...

Mas que sugestão original!
Parece delicioso!

Margarida Abreu disse...

Eu nao gosto de arroz doce,so quentinho ehehehe.. mas que o teu esta com um aspeto divinal isso está... original mesmo

Beijocas

Margarida

Enviar um comentário