RSS

Arroz doce de nêsperas

Acalmem-se que eu não me enganei no título, é mesmo isso - arroz doce de nêsperas!. Confesso que é uma mistura pouco convencional, mas como já vos disse anteriormente, adoro fazer experiências na cozinha e esta foi mais uma delas. Confesso que estava um pouco a medo e que fiz esta receita de uma forma quase que confidencial para que, caso corresse mal, pudesse sempre livrar-me do que sobrasse rapidamente. A escolha das nêsperas  deveu-se essencialmente ao meu gosto pessoal, já que é uma das minhas frutas preferidas e como estamos na época delas, porque não usar e abusar das suas potencialidades? O contraste entre o doce e cremoso do arroz e o ácido quase que adstringente da nêspera conferem uma mistura de sensações que na minha opinião foram muito agradáveis. Experimentem e logo me dirão a vossa opinião. A receita é muito simples e baseia-se na receita básica de arroz doce que costumo confeccionar com uns ou outros ajustes. Esta receita proporciona 4 doses.


Ingredientes:
100 gr de arroz carolino;
100 gr de açúcar;
1/2 litro de leite meio-gordo;
casca e sumo de 1/2 laranja;
1 pau de canela;
1 c. (sopa) mal cheia de manteiga;
2 gemas;
4 nêsperas;
sal q.b

Modo de preparação:
Leve ao lume um tacho com água, o sal e a manteiga e coza o arroz. À parte ferva o leite com a casca de laranja e o pau de canela. Quando o arroz tiver cozido (não o coza em demasia) adicione aos poucos o leite e deixe ferver por mais uns 7 minutos. Adicione depois o açúcar. Retire a casca de laranja e o pau de canela e, em lume brando, adicione as gemas mexendo sempre, tendo o cuidado de não as deixar cozer. Por fim adicione as nêsperas que foram previamente cortadas em pedaços pequenos e salpicadas com um pouco de sumo de laranja, deixe levantar fervura e apague o lume. Distribua por taças individuais e guarde no frio até à hora de servir. Nessa altura pode polvilhar com canela moída.

Até breve,
flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

9 comentários:

Sonhos da su disse...

Parece uma combinacao perfeita... adorei.. :)
Beijinhos

Sílvia Martins disse...

Deve ser muito saboroso! Bela ideia!
Beijinhos
Sílvia M

Carla Oliveira disse...

Que delicia!

Mª João - Ponto de Rebuçado Receitas disse...

Muito original... gosto de sobremesas com fruta da época, gostei muito desta sugestão!
Beijinhos

Marisa Valadas disse...

Original e delicioso, adorei a ideia

São Ribeiro disse...

Eu ia adorar esse arroz doce.
Ficou lindo e acredito que delicioso.
bjs

Unknown disse...

Muito original!
Deve ter ficado delicioso!

Luisa Alexandra disse...

Mas que sugestão original!
Parece delicioso!

Entre tachos e a bimby disse...

Eu nao gosto de arroz doce,so quentinho ehehehe.. mas que o teu esta com um aspeto divinal isso está... original mesmo

Beijocas

Margarida

Enviar um comentário