RSS

Muffins de quinoa com chocolate e banana

Ultimamente tenho usado mais quinoa na minha alimentação. Este grão altamente nutritivo tem sido substituto de arroz e massa em muitas refeições ou mesmo dos flocos de aveia no pequeno almoço. Mas desta vez resolvi experimentá-la nuns muffins de chocolate e o resultado não poderia ser melhor.


Saudáveis, proteicos, gulosos e sem glúten estes muffins são altamente viciante e um óptimo snack para qualquer hora do dia.


Para os tornar ainda mais proteicos adicionei um pouco de proteína em pó (costumo usar a de ervilha) mas se não tiverem podem perfeitamente substituir por igual quantidade de cacau em pó, bastando juntar mais uma colher de mel para que não percam a sua doçura.


Estes muffins conservam-se bem húmidos durante alguns dias se forem guardados num recipiente hermético no frigorífico. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
1/3 chávena de quinoa;
1 pitada de sal;
2/3 chávena de leite;
2 c. (sopa) de óleo de côco;
3 c. (sopa) de mel;
2 ovos;
1/2 chávena de proteína em pó de chocolate (ou cacau em pó);
1 c. (chá) de fermento em pó;
1 banana média madura esmagada;
75 gr de chocolate negro grosseiramente picado.

Modo de preparação:
Comece por colocar a quinoa previamente lavada num tacho com o leite e o sal e deixe-a cozer durante cerca de 20 minutos até evaporar todo o leite. Retire do lume e deixe arrefecer. Entretanto pré-aqueça o forno a 180°C e unte com manteiga um tabuleiro de muffins (usei de silicone). Bata bem o óleo de côco com o mel e os ovos. Adicione a proteína, o fermento, a banana e a quinoa cozida. Envolva e, por fim, adicione o chocolate. Divida a massa pelas forminhas de muffins e leve ao forno durante cerca de 20 minutos. Deixe-os arrefecer antes de desenformar.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 6 muffins;
tempo de preparação: 10min + 40min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: chocolate.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário