RSS

Muffins de morangos e ricotta com crumble de aveia numa versão bem saudável

Está oficialmente aberta a época dos morangos aqui no blog! Já sabem que adoro morangos de todas as formas e feitios, em bolos, bolinhos, mousses, crumbles!


Desta vez resolvi trazer-vos uma receita de muffins incrivelmente saudáveis que vi no site da Donna Hay. Adaptei um pouco a receita e resolvi fazer uma massa com farinha de aveia e de espelta.


Estes muffins além dos maravilhosos morangos são enriquecidos com queijo ricotta mas se não tiverem ou não encontrarem podem sempre usar iogurte natural ou mesmo queijo fresco ou requeijão.


O resultado são uns muffins húmidos que não são muito doces (atenção aos mais gulosos que devem colocar um pouco mais de açúcar) finalizados por um crumble crocante de aveia. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
Muffins:
400 gr de morangos partidos em pedaços;
100 gr de açúcar mascavado;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
150 gr de farinha de espelta;
150 gr de farinha de aveia;
1 c. (chá) de fermento em pó;
150 ml de azeite;
2 ovos;
250 ml de buttermilk;
250 gr de queijo ricotta.

Crumble:
2 c. (sopa) de flocos de aveia;
1 c. (sopa) de farinha de espelta;
1 c. (sopa) de azeite;
1 c. (sopa) de açúcar mascavado.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e prepare um tabuleiro de muffins untando-o com manteiga. comece por fazer o crumble misturando bem todos os ingredientes e reserve. Numa taça coloque os morangos com o açúcar e a baunilha e reserve. Numa outra taça coloque as farinhas, o fermento e adicione o azeite, os ovos, o buttermilk e o queijo ricotta envolvendo sem bater em demasia. Por fim, adicione os morangos envolva tudo e divida a massa pelas forminhas. Coloque um pouco de crumble sobre cada muffin e leve ao forno durante cerca de 25 minutos. deixe-os arrefecer um pouco antes de desenformá-los.

Nota: faça o buttermilk colocando 250 ml de leite com algumas gotas de sumo de limão em repouso durante cerca de 15 minutos.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12 muffins;
tempo de preparação: 20min + 25min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: morangos.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário