RSS

Pudinzinhos de croissant e morangos

É frequente ter croissants em casa. Com a sua massa brioche, são verdadeiramente deliciosos e fazem um lanche rápido para qualquer hora do dia. E sim prefiro os de massa brioche aos folhados mas a receita que vos trago pode ser feita com qualquer um deles.


Esta receita nasceu da necessidade de utilizar um croissant que andava a rebolar pela caixa do pão há vários dias. Não gosto de deitar comida fora por isso resolvi fazer um belo pudim de pão com croissant e enriquecido com uns moranguinhos bem suculentos. Inspirei-me na receita da Filipa Gomes dos pudins de pão com fruta, talvez uma versão mais light.


O resultado foi espectacular, numa sobremesa deliciosa que promete surpreender quem a provar. Esta receita também é óptima se tiverem visitas inesperadas. Se não tiverem croissant em casa façam da forma tradicional com pão que o resultado é igualmente maravilhoso.


Fiz dois pundizinhos em dose individual (mais ou menos individual pois estes ramequins são granditos e cada pudim serve perfeitamente para duas pessoas) mas podem facilmente fazer num recipiente familiar multiplicando a receita. Agora já sabem o que fazer quando sobrarem croissants! Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
1 croissant brioche com alguns dias;
250 ml de leite;
1 ovos;
50 gr de açúcar;
raspa de 1/4 limão;
1 c. (sopa) de manteiga derretida;
1 c. (café) de essência de baunilha;
4 morangos partidos em quartos;
açúcar mascavado q.b para polvilhar;
iogurte grego q.b para servir;
morangos q.b para servir.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e unte com manteiga dois ramequins granditos colocando-os num tabuleiro que possa ir ao forno. Comece por partir o croissant em pedaços e divida pelos ramequins calcando-o um pouco. Entretanto bata o leite, o ovo, a raspa de limão, a baunilha, o açúcar e a manteiga e divida esta mistura pelos ramequins. Coloque 2 morangos cortados em quartos em cada ramequin e polvilhe com açúcar mascavado. Leve ao forno durante cerca de uns 20 minutos até os pudinzinhos estarem dourados e firmes. Sirva-os mornos com iogurte grego e mais morangos.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 2 pudinzinhos;
tempo de preparação: 15min + 20min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: croissant e morangos.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Que ricos pudins.

Beijinhos,
Clarinha
https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2018/02/pao-recheado.html

Enviar um comentário