RSS

Muffins de clementina e laranja com crumble de aveia feitos com farinha de espelta e azeite

Com a época de citrinos no auge não há como não fazer um docinho com eles. Laranjas, tangerinas, clementinas, toranjas e limões, todos eles perfeitos para qualquer bolo ou sobremesa. Desta vez optei por utilizar laranjas e clementinas, biológicas claro e repletas de sabor.


Resolvi fazer uns muffins com farinha de espelta (já vos disse que fiquei fã da farinha de espelta?) e azeite com pouco açúcar e repletos de sabores cítricos, finalizados por um crumble bem crocante com aveia.


Pessoalmente gosto muito do sabor do azeite nos bolos, mas se não estiverem habituados ou não gostarem podem sempre usar um óleo vegetal apesar de achar que o azeite fica bem melhor.


Estes meninos são perfeitos para qualquer hora do dia, incluindo pequeno almoço pois nutricionalmente são bastante equilibrados. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
Muffins:
3 ovos;
2 c. (sopa) de mel;
1/2 chávena de açúcar amarelo;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
raspa e sumo de 1 laranja;
raspa e sumo de 2 clementinas;
1/3 chávena de azeite;
1 chávena e meia de farinha de espelta;
1/2 chávena de flocos de aveia;
1 c. (chá) de fermento em pó;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1 pitada de sal.

Crumble:
3 c. (sopa) de flocos de aveia;
2 c. (sopa) de azeite;
2 c. (sopa) de açúcar amarelo.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e prepare um tabuleiro de muffins untando-o. Misture a farinha, os flocos de aveia, o fermento, o bicarbonato e o sal e reserve. Comece por bater os ovos com o açúcar e o mel até obter uma mistura cremosa. Junte o azeite, a raspa e o sumo da laranja e clementinas e a baunilha. Por fim, adicione a mistura de secos sem bater em demasia. Divida a massa pelas forminhas de muffins. Entretanto prepare o crumble misturando todos os ingredientes. Divida o crumble pelos muffins e leve ao forno durante cerca de 20 minutos. Deixe arrefecer um pouco antes de desenformar.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 7 muffins XL ou 12 muffins normais;
tempo de preparação: 20min + 20min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: clementina e laranja.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário