RSS

Quadrados cheesecake de morango

A época dos morangos está em alta. Bem sei que hoje em dia já os encontramos todo o ano mas nesta altura eles são particularmente doces e sumarentos.


E como não podia deixar passar em branco esta altura e tinha que dar utilidade à quantidade exagerada de morangos que por vezes compro, trago-vos uma receita em que utilizamos uma quantidade generosa deles.


Estes pequenos quadrados são doses individuais de cheesecake de morango - uma base de bolacha, a camada intermédia de queijo creme e, por fim, uma cobertura de doce de morango caseiro. Parece-vos bem?


A receita original veio daqui mas foi bastante alterada pois não queria uma receita demasiado doce ou enjoativa. Afinal de contas há que valorizar os nossos moranguinhos e não enchê-los de açúcar escondendo por completo o seu sabor. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
Base:
100 gr de manteiga derretida;
1 ovo;
1 chávena de açúcar amarelo;
1 chávena de farinha com fermento;
1 c. (sobremesa) de essência de baunilha;
1 pitada de sal.

Recheio:
200 gr de queijo creme;
1/4 chávena de açúcar branco.

Cobertura:
500 gr de morangos;
1 c. (sopa) de açúcar amarelo;
sumo de 1/2 limão.

Modo de preparação:
Comece por preparar a cobertura. Arranje os morangos e coloque-os partidos em pedaços num tacho juntamente com o sumo de limão e o açúcar. Leve ao lume e deixe ferver durante cerca de 20 minutos até obter uma espécie de doce. Entretanto pré-aqueça o forno e forre um tabuleiro rectangular com papel vegetal. Prepare a base misturando a manteiga com o ovo, a essência de baunilha, o açúcar, a farinha e o sal. Deite esta mistura no tabuleiro e reserve. Prepare o recheio misturando o queijo creme com o açúcar até obter uma mistura sem grumos. Deposite sobre a massa, espalhando cuidadosamente o queijo creme. Por fim, deposite o doce de morango sobre o queijo creme e com a ajuda de uma faca misture estas duas camadas. Leve ao forno durante cerca de 40 minutos. Deixe arrefecer cerca de 3 horas antes de cortar. 

Nota: se o doce de morango tiver demasiado líquido escorra-o um pouco antes de depositar sobre o queijo creme.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12;
tempo de preparação: 30min + 40min cozedura + 3h arrefecimento;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: morango.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário