RSS

Bolo vegan de maçã e aveia com crumble de nozes

Sou só eu que ando a imaginar as próximas sobremesas com maçãs que pretendo fazer este outono? Acho que não! Apesar deste tempo incerto, à época das maçãs está ao rubro e o bolinho de maçã não poderia faltar nesta cozinha.


Apesar das variadas receitas de bolo de maçã que devem conhecer, trouxe-vos mais uma receita para a vossa coleção. Totalmente vegan, este bolo de maçã é feito em camadas com uma massa de aveia como base, seguido de uma generosa quantidade de maçãs (eu usei reinetas mas podem usar qualquer outra variedade) e finalizado por um crumble de aveia e nozes.


Parece-vos bem? A mim parecem-me óptimo. Bem reconfortante e aromático, este bolo vai encher a vossa cozinha de sabores outonais. Para além de tudo isto é saudável! Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
Bolo:
200 gr de manteiga de amendoim;
175 gr de açúcar de côco;
350 ml de leite vegetal de côco;
sumo de 1/2 limão;
1 c. (sopa) de extrato de baunilha;
300 gr de farinha de aveia;
100 gr de farinha de côco;
1 c. (chá) de fermento em pó;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1 pitada de sal;
1 c. (chá) de canela;
400 gr de maçãs descascadas, descaroçadas e partidas em pedaços.

Crumble:
1 c. (chá) de canela;
100 gr de nozes finamente picadas;
50 gr de farinha de aveia;
60 gr de óleo de côco;
60 gr de açúcar de côco.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre com papel vegetal um tabuleiro retangular. Comece pelo bolo: coloque num processador a manteiga de amendoim, o açúcar de côco, a bebida de côco, o sumo de limão e a baunilha e processe bem. De seguida adicione as farinhas, o fermento, o bicarbonato, o sal e a canela e volte a processar apenas para misturar as farinhas. Deite a massa sobre o tabuleiro, espalhe as maçãs previamente cortadas por cima e reserve. Enfrento prepare o crumble misturando bem todos os ingredientes. Polvilhe as maçãs com este crumble e leve ao forno durante cerca de 30 minutos. Deixe arrefecer um pouco antecede cortar. Sirva morno ou frio com um pouco de xarope de agáve.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12;
tempo de preparação: 25min + 30min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: maçã.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário