RSS

Tarte saudável de chocolate e amendoim, vegan e sem glúten

Hoje trago-vos uma receita de comer e chorar por mais...uma tarte de chocolate e amendoim que é uma verdadeira tentação. Sabem aquele chocolate de caramelo e amendoim bem pecaminoso?


Pois bem então imaginem esse sabor nesta belíssima tarte que é bem saudável. Feita com uma base de frutos secos e cacau, esta pequena maravilha tem uma cremosa ganache de chocolate como base, de seguida um intenso “caramelo” de amendoim e por fim nova camada de ganache de chocolate.


É finalizada por uns belos amendoins torrados. Apesar do seu ar completamente tentador, esta tarte não tem qualquer açúcar processado, é sem glúten e se substituírem o mel por xarope de agáve também a podem tornar totalmente vegan.


A receita foi adaptada daqui. O único senão nesta maravilha é o tempo de frigorífico que cada camada necessita mas nada que fazê-la de véspera não resolva. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
Base:
150 gr de farinha de amêndoa;
150 gr de nozes;
125 gr de tâmaras descaroçadas;
3 c. (sopa) de cacau em pó;
1 c. (sopa) bem cheia de óleo de côco.

Recheio de chocolate:
400 gr de chocolate negro;
30 gr de óleo de côco;
1/3 de chávena de creme de côco (a parte sólida que se forma do leite de coco quando vai ao frigorífico);
1 c. (chá) de extrato de baunilha.

Recheio de amendoim:
75 gr de óleo de côco derretido;
250 gr de manteiga de amendoim;
2 c. (sopa) de creme de côco;
1 pitada de sal;
1/4 de chávena de xarope de agáve (ou mel se não for vegan);
leite de coco q.b;
amendoins torrados q.b para decorar.

Modo de preparação:
Forre com papel vegetal o fundo de uma forma redonda de fundo amovível com cerca de 18 cm de diâmetro. Comece pela base colocando no processador a farinha de amêndoa, as tâmaras e as nozes. Processe bem até obter uma mistura uniforme. De seguida, adicione o cacau e o óleo de côco e volte a processar. Deite a base sobre a forma e calque bem o fundo e os lados. Leve ao frigorífico. Entretanto prepare o recheio de chocolate levando a banho-maria o chocolate partido em pedaços e óleo de côco. Assim que estiver derretido misture o creme de côco e a baunilha misturando bem. Deite metade do recheio sobre a base da tarte e leve ao frigorífico durante 30 minutos para solidificar. Reserve a restante metade à temperatura ambiente. Passado esse tempo, prepare o recheio de amendoim colocando no processador o óleo de côco, a manteiga de amendoim, o creme de côco, o sal e o xarope de agáve. Processe tudo até obter uma mistura cremosa. Se notar que o recheio de amendoim está muito denso adicione um pouco de leite de côco e volte a processar (adicionei cerca de 2 c. (sopa) de leite de côco). Deite este recheio sobre o recheio de chocolate e alise bem. Leve de novo ao frigorífico por mais 30 minutos. Passado esse tempo coloque a restante metade do recheio de chocolate sobre a tarte e leve de novo ao frigorifico por mais 30 minutos. Na altura de servir desenforme a tarte e polvilhe com amendoins torrados grosseiramente picados.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
tempo de preparação: 30min + 1h30m frigorífico;
nº porções: 12 fatias;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: amendoim e chocolate.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

São Ribeiro disse...

Que tarte linda e com aspecto fantástico.

Enviar um comentário