RSS

Bolo de mirtilos bem simples e descomplicado

Hoje trago-vos uma receita bem simples e descomplicada perfeita para o lanche ou quando a fome aperta. Optei por um bolo de mirtilos com uma massa amanteigada bem simples.


Costumo fazer esta receita com várias frutas - já experimentei com maçãs, pêras e pêssegos. Desta vez optei pelos mirtilos e o resultado foi maravilhoso.


Um bolo com uma crosta crocante e bem húmido por dentro. Neste caso os mirtilos como explodem no interior da massa conferem-lhe uma humidade extra.


Acho que com morangos também ficará perfeito. Servi-o com iogurte grego e mais um pouco de mirtilos mas se forem muito gulosos podem sempre optar pela tradicional e infalível bola de gelado de nata ou baunilha. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
200 gr de mirtilos frescos;
120 gr de manteiga à temperatura ambiente;
160 gr de açúcar;
2 ovos grandes;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
140 gr de farinha + 1 c. (chá) de farinha;
1 c. (chá) de fermento;
1 pitada de sal;
raspa de 1/2 limão;
mirtilos q.b para decorar;
iogurte grego q.b para servir.

Modo de preparação: 
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre um papel vegetal uma forma redonda previamente untada com manteiga com cerca de 20 cm. Comece por bater a manteiga com o açúcar até obter um creme fofo. Adicione os ovos um a um, de seguida a baunilha e a raspa de limão. Por fim, envolva as 140 gr de farinha, a pitada de sal e o fermento sem bater em demasia. Envolva os mirtilos com a colher de chá de farinha e adicione à massa envolvendo tudo. Deite não forma e leve ao forno durante cerca de 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme. Sirva morno ou frio com iogurte grego e mais alguns mirtilos.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 8;
tempo de preparação: 15min + 45min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: mirtilos.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário