RSS

Bolo de batata doce e chocolate com framboesas, saudável e sem glúten

Hoje trago-vos um bolo perfeito para ocasiões especiais. Com este ar incrivelmente pecaminoso e indecente, este bolo é bem saudável.


Feito com batata doce, leva farinha de côco e é adoçado com mel e açúcar de côco. Quanto à cobertura resolvi optar por aquele creme que já aqui publiquei com batata doce cozida e chocolate negro, lembram-se?


O resultado foi simplesmente maravilhoso - um bolo húmido de sabor intenso que não vos vai trazer nenhum sentimento de culpa a cada garfada.


Claro que ainda o decorei com umas framboesas frescas e umas pepitas de chocolate. Quanto à farinha de côco que experimentei digo-vos que gostei bastante do resultado final já para não falar do seu cheirinho maravilhoso.


Já sabem que gosto sempre de fazer um bolinho mini para vos mostrar com todos os pormenores o seu interior e para fazer um conveniente controlo de qualidade prévio! A receita foi adaptada daqui. Espero que gostem e experimentem!



Ingredientes:
Bolo:
450 gr de batata doce crua descascada e partida em cubos;
2 ovos;
3/4 chávena de cacau em pó;
1/2 chávena de óleo de côco;
1/2 chávena de mel;
1/2 chávena de açúcar de côco;
1/4 chávena de farinha de côco;
1 c. (sopa) de essência de baunilha;
2 c. (chá) de fermento em pó;
1 pitada de sal.

Cobertura:
400 gr de batata doce;
200 gr de chocolate negro grosseiramente picado;
framboesas q.b para decorar;
pepitas de chocolate q.b para decorar;
açúcar em pó q.b para polvilhar.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre com papel vegetal o fundo de uma forma redonda de fundo amovível com cerca de 18 cm. Unte a forma com óleo de côco. Coloque a batata doce num processador e triture bem. De seguida adicione todos os outros ingredientes ao processador e misture tudo bem. Deite a massa na forma e leve ao forno durante cerca de 45 minutos. Deixe o bolo arrefecer antes de desenformar. Entretanto prepare a cobertura e descasque e parta em pedaços a batata doce. Coza-a a vapor e triture-a de seguida. Misture o chocolate partido à batata-doce ainda quente e mexa bem até derreter todo o chocolate e obter um creme uniforme. Depois do bolo frio coloque a cobertura e ponha também um pouco de creme nas laterais do bolo para as pepitas de chocolate agarrarem bem. Decore com as framboesas, as pepitas de chocolate e polvilhe com açúcar em pó.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 14 fatias;
tempo de preparação: 30min + 45min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: batata doce e chocolate.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário