RSS

Bolo de aveia com maçã e canela

O mês de outubro é sempre sinónimo de comida de conforto. E claro está que os bolos não poderiam faltar. Hoje trago-vos uma receita muito simples de um bolo humilde com ingredientes do dia a dia que temos sempre em casa. Feito com maçã, aveia e canela, este bolo é perfeito para aqueles dias mais curtos que teimam em querer ficar acompanhado por uma bebida quente. 


Em plena época das nossas belas maçãs nacionais optei por utilizar a maçã reineta que é uma variedade que gosto bastante de usar cá por casa. 


Seja simplesmente assada ou numa bolinho como este, a maçã reineta é das minhas favoritas. Mas vocês já sabem que podem utilizar a variedade que mais gostarem ou a que tiverem em casa. Espero que gostem da sugestão e experimentem e já sabem protejam-se! 


Ingredientes:
100 gr de flocos de aveia;
300 ml de água bem quente;
120 gr de manteiga à temperatura ambiente;
100 gr de açúcar amarelo;
100 gr de açúcar branco;
2 ovos;
1 c. (chá) de extrato de baunilha;
1 c. (chá) de canela;
200 gr de farinha de trigo com fermento;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1 pitada de sal.
1 maçã reineta grande;
canela q.b para polvilhar.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre com papel vegetal uma forma rectangular. Comece por colocar a aveia na água bem quente e reserve, deixando-a arrefecer um pouco. Bata a manteiga com os açúcares até obter um creme bem fofo. Adicione os ovos um a um, a baunilha e a canela e bata bem. Sem parar de bater adicione a aveia demolhada e, por fim, envolva a farinha, o bicarbonato de sódio e o sal sem bater em demasia. Deite a massa na forma e reserve. Entretanto descasque e retire o caroço à maçã reineta e corte-a em gomos finos. Disponha os gomos sobre a massa e leve ao forno durante cerca de 40 minutos. Deixe-o arrefecer antes de polvilhar com canela.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12;
tempo de preparação: 20min + 40min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: maçã.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário