RSS

Cheesecake de matcha e limão numa versão bem saudável

Há já algum tempo que queria experimentar o chá matcha em sobremesas. Repleto de uma cor extraordinária este chá verde originário do Japão está carregado de características nutricionais extraordinárias. Além de ser um excelente energizante, o chá matcha tem propriedades diuréticas, anti-oxidantes, anti-inflamatórias, saciantes e promove o emagrecimento. Claro que eu fui tentada a experimentá-lo pela sua fantástica cor e já estava a imaginar qual bonita poderia ficar uma sobremesa enriquecida com este maravilhoso chá.


Resolvi fazer um cheesecake muito simples que não vai ao forno numa versão muito saudável. Totalmente sem glúten, fiz uma base com farinha de amêndoa. No recheio utilizei queijo creme e iogurte skyr com baixo teor de gordura e adocei-o com mel.


É um cheesecake pouco doce e se forem muito gulosos podem colocar mais um pouco de mel. O resultado é fabuloso com um cheesecake bem cremoso com um sabor suave ao chá matcha, ao limão e ao mel. Garanto-vos que desapareceu num abrir e fechar de olhos cá em casa. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
Base:
150 gr de amêndoa torrada sem pele;
1 c. (sopa) de mel;
40 gr de óleo de côco.

Recheio:
300 gr de queijo creme;
300 gr de iogurte skyr ou grego natural;
raspa de 1 limão;
7 c. (sopa) de mel;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
1 c. (sopa) de chá matcha;
4 folhas de gelatina;
5 c. (sopa) de água morna;
morangos q.b para decorar;
chá matcha q.b para decorar.

Modo de preparação:
Comece por forrar uma forma redonda de fundo amovível com cerca de 18 cm com papel vegetal. Faça a base levando todos os ingredientes ao processador e triture bem. Forre o fundo da forma com esta base calcando bem com os dedos e leve ao frigorífico. Entretanto prepare o cheesecake demolhando as folhas de gelatina em água fria e reserve. Misture a matcha com a água morna e mexa bem e reserve. Num outro recipiente bata o queijo com o iogurte, o mel, a baunilha e o limão até ter uma mistura uniforme e reserve. Escorra bem as folhas de gelatina espremendo para tirar o excesso de água e dissolva-as na matcha mexendo bem. Deite este preparado na mistura de queijo creme misture tudo e deite na forma levando ao frigorífico durante cerca de 3 horas. Na altura de servir desenforme, decore com morangos e polvilhe com mais um pouco de matcha.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 6;
tempo de preparação: 15min + 3h frigorífico;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: matcha.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário