RSS

Quadrados de limão e mel saudáveis e sem glúten

Quem não gosta de um belo quadradinho de bolo de limão com uma crosta amanteigada e um recheio bem cremoso, doce e ácido? Confesso que, a seguir ao chocolate, sobremesas com limão são das minhas favoritas!


Pois bem, desta vez resolvi aligeirar esta receita é fazê-la numa versão saudável e sem glúten. Se não tiverem nenhuma restrição em relação ao glúten podem perfeitamente utilizar farinha de trigo integral na base destes quadrados maravilhosos.


Estes quadradinhos são enriquecidos com mel, não levando qualquer açúcar refinado. Tentem usar um mel de boa qualidade pois isso fará toda a diferença no resultado final.


Recomendo que os façam com alguma antecedência pois precisam de uma horita no frigorífico. A receita foi adaptada daqui. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
Base:
100 gr de farinha de trigo sarraceno;
110 gr de óleo de côco à temperatura ambiente;
1/4 chávena de mel;
1 pitada de sal.

Recheio:
3 ovos grandes;
raspa de 1 limão grande;
sumo de 2 limões grandes (cerca de 1/2 chávena);
1/2 chávena de mel;
1 c. (sopa) de farinha de trigo sarraceno.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre com papel vegetal um tabuleiro rectangular. Comece por fazer a base misturando bem com a ponta dos dedos todos os ingredientes. Espalhe o preparado no tabuleiro calcando bem e leve ao forno durante cerca de 8 minutos. Retire do forno deixe arrefecer um pouco e vá preparando o recheio. Comece por bater com a vara de arames os ovos com o mel e a raspa de limão e reserve. À parte misture bem o sumo de limão com a farinha. Deite esta mistura sobre os ovos, bata bem para envolver tudo e deite no tabuleiro. Leve ao forno durante cerca de 18 minutos. Deixe arrefecer totalmente e guarde no frigorífico durante cerca de 1 hora. Na altura de servir corte em quadrados.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12;
tempo de preparação: 20min + 26min cozedura + 1h frigorífico;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: limão e mel.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Path disse...

Thank you so much for the detailed article.Thanks again.

Enviar um comentário