RSS

Bolo de limão com creme de chocolate branco e framboesas

Hoje trago-vos um bolo para aquelas ocasiões especiais. Trago-vos um bolo simples mas bem vistoso e em termos de sabor é uma verdadeira tentação. Limão, framboesas e chocolate branco são os ingredientes perfeitos para fazer este bolo maravilhoso.


Com uma massa de limão, este bolo é bem fofinho e leve. Faz-se duma forma muito simples - uma massa de bolo com raspas de limão para lhe dar um aroma suave e um recheio e cobertura com queijo creme e iogurte grego que são aromatizados por chocolate branco derretido.


Tendo o chocolate branco um sabor tão intenso e doce, optei por nem sequer adicionar açúcar e acho que assim ficou bem equilibrado. Por fim, finalizados com framboesas trituradas que conferem o ácido e a frescura para terminar na perfeição esta maravilha.


O resultado final é um bolo bem grande perfeito para um aniversário por exemplo. Se preferirem podem ainda cortar cada bolo ao meio e obter quatro camadas para o rechear ainda mais se forem muito gulosos! Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
Bolo:
3 chávenas e meia de farinha de trigo com fermento;
2 chávenas de açúcar;
1 chávena e meia de buttermilk;
1 chávena de óleo;
1/2 chávena de iogurte grego natural;
4 ovos;
raspa de 2 limões médios;
1 c. (chá) de fermento em pó;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio.

Cobertura e recheio:
300 gr de queijo creme;
150 gr de iogurte grego natural;
150 gr de chocolate branco derretido;
250 gr de framboesas frescas;
raspas de chocolate branco para decorar.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre com papel vegetal duas formas redondas com cerca de 22cm. Comece por bater o açúcar com o buttermilk, o óleo, o iogurte, os ovos e as raspas dos limões até obter uma mistura cremosa. Adicione aos poucos a farinha com o fermento e o bicarbonato e envolva sem bater em demasia. Divida a massa pelas formas e leve ao forno durante cerca de 30 minutos. Deixe-os arrefecer um pouco e desenforme. Depois de frios prepare a cobertura e o recheio. Comece por bater o queijo creme com o iogurte grego até obter uma mistura sem grumos. Adicione o chocolate branco derretido, mexa bem e reserve. Entretanto triture num processador 150 gr de framboesas até obter um creme e reserve. Coloque um dos bolos num prato de servir. De seguida coloque metade da mistura do queijo creme por cima e espalhe ligeiramente e, por fim coloque metade das framboesas trituradas e com a ajuda de um garfo crie uma espécie de marmoreado. Coloque o outro bolo por cima e repita o processo colocando o queijo creme e, de seguida, colheradas das framboesas trituradas criando um marmoreado com um garfo. Por fim decore com as 100 gr de framboesas frescas e raspas de chocolate branco. Guarde no frigorífico até à hora de servir.

Nota: para fazer o buttermilk coloque uma chávena e meia de leite com algumas gotas de sumo de limão ou vinagre e deixe repousar cerca de meia hora no frigorífico.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 20 fatias;
tempo de preparação: 25min + 30min;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: framboesas, chocolate branco e limão.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comentários:

RATOLINHA disse...

Aspecto delicioso o bolinho, nham, nham
bjinho

O Cantinho dos Gulosos disse...

Bolo maravilhoso com uma combinação de ingredientes perfeita, deve ter um sabor delicioso, super guloso.


Blog - O Cantinho dos Gulosos

Enviar um comentário