RSS

Bolo intenso de cacau com crumble

Além do chocolate, gosto muito de usar o cacau em sobremesas. E vale realmente a pena apostar num cacau de boa qualidade pois isso fará toda a diferença no resultado final. Posso dizer-vos que este é um dos melhores bolos de cacau que já comi.


De sabor intenso, bem denso e um pouco húmido no interior, este bolo tem a particularidade de ainda levar um crumble por cima da massa. A textura do crumble não é bem areada, mais parece uma outra massa de bolo mas no fim o resultado é o de uma crosta bem crocante com um leve aroma a canela que intensifica mais o sabor do cacau.


Não pensem que por levar cacau e não chocolate é um bolo saudável. Esta receita é daquelas bem pecaminosas com quantidades generosas de manteiga e açúcares para fazer de vez em quando mas garanto-vos que o seu sabor vos vai fazer esquecer cada caloria malvada que ingerem!


A receita foi adaptada daqui. Espero que gostem e experimentem! Aconselho-vos a usarem uma forma de bolo daqueles maiores pois este bolo fica bem generoso.


Ingredientes:
Bolo:
2 chávenas de farinha sem fermento;
3/4 chávena de cacau em pó;
1 c. (sopa) de fermento em pó;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1 pitada de sal;
1 chávena e 1/4 de açúcar branco;
8 c. (sopa) de manteiga derretida e arrefecida;
2 ovos;
2 iogurtes gregos naturais;
1 c. (chá) de essência de baunilha.

Crumble:
8 c. (sopa) de manteiga derretida e arrefecida;
1 chávena de farinha sem fermento;
1/2 chávena de açúcar branco;
1/2 chávena de açúcar amarelo;
1/3 chávena de cacau em pó;
1 pitada de sal;
1 pitada de canela.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre com papel vegetal uma forma de bolo inglês. Comece por preparar o crumble misturando a farinha, os açúcares, o cacau, o sal e a canela. Adicione a manteiga derretida e com a ajuda de um garfo envolva tudo. Guarde o crumble no frigorífico. Entretanto prepare o bolo misturando a farinha, o fermento, o bicarbonato, o sal e o cacau. Numa outra taça misture a manteiga com os ovos, o açúcar, o iogurte e a baunilha. Adicione esta mistura húmida à mistura seca e envolva sem bater em demasia. Deite na forma e, por fim, coloque pedaços do crumble sobre o bolo. Leve ao forno durante cerca de 60 minutos. Deixe arrefecer desenforme e sirva.

Nota: vá verificando se o bolo está cozido pela consistência do crumble e deixe-o um pouco húmido no interior. Pode optar por uma forma redonda ou mesmo muffins como na receita original. Não se preocupe se o crumble estiver muito pegajoso antes do colocar sobre o bolo, utilize uma colher para ajudar a espalhar.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 15 fatias;
tempo de preparação: 30min + 60min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: cacau.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Quadrados de côco e queijo creme

Sabem quando temos aquela embalagem de côco ralado aberta no armário que teima em não acabar? Confesso que isso me acontece algumas vezes. Não porque não use o côco em várias confecções mas porque às vezes acho que compro em demasia para o uso que lhe dou ou, simplesmente, porque fiz aquela sobremesa em que usei parte da embalagem mas nunca mais me lembrei do resto.


Bem sei que há muito boa gente que não gosta de côco, mas espero que com esta receita mudei um pouco de ideias, já que esta receita não fica com um sabor muito forte a côco. Hoje trago-vos então uns quadrados com côco e queijo creme.


O queijo ajuda a atenuar um pouco o sabor do côco e não ficamos com aquela sobremesa que só sabe a côco. Estes quadrados têm uma base amanteigada e depois são cobertos por uma mistura densa de queijo creme e côco.


Não ficam propriamente com consistência de cheesecake, ficam um pouco mais densos mas verdadeiramente deliciosos, mesmo para quem confessava não gostar de côco. A receita foi adaptada daqui. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
Base:
1/4 de chávena de manteiga derretida arrefecida;
1/4 chávena de açúcar;
3/4 chávena de farinha sem fermento;
1 c. (café) de fermento em pó;
1 c. (café) de bicarbonato de sódio;
1 pitada de sal.

Recheio:
1 embalagem de queijo creme;
1/2 chávena de açúcar;
2 c. (sopa) rasas de farinha sem fermento;
2 ovos;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
1 chávena e meia de côco ralado.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre um tabuleiro com papel vegetal. Comece por fazer a base misturando bem o açúcar com a manteiga. De seguida, adicione a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal. Espalhe com a ponta dos dedos a base pelo tabuleiro e reserve. Entretanto bata bem o queijo creme com o açúcar . Adicione a farinha, os ovos, a baunilha e, por fim, o côco. Misture bem e deite este preparado sobre a base. Leve ao forno durante cerca de 35 minutos. Deixe arrefecer antes de cortar em quadrados.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12;
tempo de preparação: 25min + 35min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: côco.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolachas de aveia com abóbora e chocolate

Mais uma receita de bolachas, mais uma receita com abóbora. Acham que este blog está a tornar-se monótono? Nesta época do ano é difícil não usar o que temos em abundância e quando vi esta receita não resisti.


Imaginem o melhor de um creme doce de abóbora e canela juntamente com flocos de aveia e chocolate e têm estas bolachas. De consistência mole e bem húmidas estas bolachas são bem saudáveis, repletas de ingredientes que só nos fazem bem, ideais até para o pequeno almoço, porque não?


São muito fáceis de fazer, basta terem o puré de abóbora previamente preparado. Eu optei por utilizar chocolate com 70% de cacau mas se forem muito gulosos podem utilizar chocolate de leite. Espero que gostem e experimentem.


Ingredientes:
100 gr de flocos de aveia finos;
90 gr de farinha de trigo integral;
2 c. (chá) de canela;
1 c. (chá) bem cheia de fermento;
1 pitada de noz moscada;
1 pitada de sal;
2 c. (sopa) de óleo de côco derretido;
180 gr de puré de abóbora;
120 ml de mel;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
50 gr de chocolate negro grosseiramente picado.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre um tabuleiro rectangular com papel vegetal. Misture os flocos de aveia com a farinha de trigo integral, o fermento, a canela, a noz moscada e o sal. De seguida adicione o óleo de côco, o mel, o puré de abóbora e a baunilha. Mexa bem e adicione os pedaços de chocolate. Com a ajuda de uma colher de sopa forme colheradas de massa e coloque no tabuleiro. Leve ao forno durante cerca de 15 minutos, deixando-as alourar. Guarde-as no frigorífico num recipiente hermeticamente fechado depois de frias.

Ficha técnica:
prato: sobremesa/pequeno almoço;
nº porções: 12;
tempo de preparação: 15min + 15min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: abóbora e chocolate.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolachas de aveia e tâmaras

Por vezes as receitas mais simples são as mais tentadoras. As bolachas de aveia são uma das favoritas cá de casa, sejam com passas, chocolate, banana, manteiga de amendoim ou frutos secos. A aveia vai bem com qualquer coisa e tornam todas as bolachas ainda mais apetitosas.


Estas são muito simples, com tâmaras apenas e um toque de canela. São crocantes por fora, pegajosas por dentro e bem saciantes. As tâmaras tornam as bolachas ainda mais pegajosas e gulosas mas se não gostarem podem usar passas ou sultanas ou mesmo alperces secos.


Apesar de levarem manteiga e açúcar posso dizer que até acabam por ser umas bolachas razoavelmente saudáveis já que esta receita rende bastante e o mal é bem repartido por todas as bolachas.


A receita veio daqui. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
100 gr de tâmaras;
1/2 c. (café) de bicarbonato de sódio;
3 c. (sopa) de água a ferver;
150 gr de manteiga à temperatura ambiente;
100 gr de açúcar branco;
100 gr de açúcar amarelo;
1 ovo;
150 gr de farinha com fermento;
1 c. (chá) de canela;
300 gr de flocos de aveia.

Modo de preparação:
Comece por colocar as tâmaras cortadas em pedaços num recipiente com o bicarbonato de sódio e a água a ferver e deixe-as repousar por 10 minutos. Pré-aqueça o forno a 180°C e forre vários tabuleiros com papel vegetal. Bata a manteiga com os açúcares, adicione o ovo e, por fim, a farinha, a canela e os flocos de aveia. Misture tudo muito bem e adicione as tâmaras. Com a ajuda de uma colher de sopa forme colheradas de massa e deite nos tabuleiros. Leve a cozer durante cerca de 15 minutos até alourarem. Guarde-as num recipiente hermeticamente fechado depois de frias.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 30 bolachas;
tempo de preparação: 20min + 15min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: aveia e tâmaras.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Brownies cheesecake de abóbora

Lembram-se de uma das primeiras receitas de brownies deste blog? Era um brownie cheesecake maravilhoso com uma cobertura de queijo creme de comer e chorar por mais. Nem acredito que já lá vão 4 anos!


Pois bem, resolvi adaptá-la um pouco e fazer algo mais adequado a este mês de outubro - um brownie cheesecake de abóbora. Basicamente temos uma base brownie muito rica em chocolate e bem doce e uma cobertura bem leve de queijo creme com puré de abóbora que se mistura, formando um marmoreado bem tentador.


Esta receita não poderia ser mais simples, principalmente se tiverem algum puré de abóbora já confecionado.


O brownie é daqueles bem pegajosos e húmidos mas se quiserem um brownie mais denso tipo bolo devem cozê-lo um pouco mais. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
Base:
1 chávena de farinha sem fermento;
1/2 chávena de cacau em pó;
1 c. (chá) de fermento em pó;
1 chávena e 3/4 de açúcar;
1 pitada de sal; 
2 ovos;
125 gr de chocolate negro com 70% de cacau
200 gr de manteiga;
2 c. (chá) de essência de baunilha.

Cheesecake:
1 chávena de puré de abóbora;
200 gr de queijo creme;
2 gemas;
3 c. (sopa) de açúcar;
1 c. (chá) de canela.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre um tabuleiro rectangular com papel vegetal. Leve ao lume a manteiga com o açúcar e o cacau em pó. Quando a manteiga estiver derretida adicione o chocolate negro partido em pedaços. Deixe-o derreter e retire do lume. Deite esta mistura numa taça deixando-a arrefecer ligeiramente. Adicione os ovos batendo bem, a baunilha e, por fim, a farinha, o sal e o fermento. Deite esta massa na forma. Entretanto prepare o cheesecake batendo bem todos os ingredientes. Deite sobre o brownie e com a ajuda de um garfo faça um marmoreado na massa. Leve ao forno durante 40 minutos e deixe-os arrefecer totalmente antes de desenformar e cortar. Guarde-os no frigorífico numa caixa hermeticamente fechada.

Fich técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 15;
tempo de preparação: 25min + 40min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: abóbora.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Mini cheesecakes fingidos de maçã e nozes caramelizadas

Já sabem que adoro sobremesas rápidas, fáceis e deliciosas. Aliás já repararam que a maioria das receitas aqui do blog são sempre fáceis. Para mim, para ser bom não é preciso ser complicado, moroso ou uma dor de cabeça. Basta simplesmente ser delicioso.


A receita que vos trago hoje é tão fácil de fazer que ponderei seriamente se a publicaria mas como o resultado foi divinal achei por bem partilhar a minha gula convosco. Quem gosta de cheesecake? Eu adoro, aliás adoro tudo o que leve queijo, e chocolate claro está! Mas voltando ao cheesecake, quem costuma confeccioná-los sabe bem o tempo que levam a fazer - bastante tempo no forno mais o período de arrefecimento ou algumas horas generosas no frigorífico.


Pois bem esta sobremesa tem tudo o que um cheesecake pede mas em pouquíssimo tempo - uma base de bolacha, um cheesecake cremoso e uma cobertura gulosa que toda a gente quer ter em grande quantidade! Este é feito com maçã e nozes caramelizadas mas podem optar por qualquer outra cobertura. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
Base:
6 bolachas digestivas.

Cheesecake:
200 gr de queijo creme magro;
1 iogurte natural;
2 c. (sopa) de mel;
1 c. (chá) de essência de baunilha.

Cobertura:
1 maçã média;
1 punhado de nozes pecan grosseiramente partidas;
1 c. (sopa) de açúcar amarelo;
1 c. (sopa) de manteiga;
1 pitada de canela.

Modo de preparação:
Comece por moer as bolachas e coloque-as no fundo de duas taças. Prepare o cheesecake misturando bem todos os ingredientes e divida pelas taças. Leve ao frigorífico. Entretanto prepare as maçãs e nozes caramelizadas começando por descascar e cortar em pequenos pedaços a maçã. Num tacho coloque a manteiga e o açúcar e deixe dissolver. Adicione os pedaços de maçã e nozes e deixe caramelizadas durante alguns minutos. Por fim adicione a canela. Deixe arrefecer um pouco e deite sobre os cheesecakes. Leve ao frigorífico até à hora de servir.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 2;
tempo de preparação: 20min;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: maçã e nozes.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Muffins de cenoura e azeite, simplesmente perfeitos

Todos nós temos receitas que correm sempre bem. Fazemos meio a olho mas por incrível que seja o resultado final é sempre perfeito. Estes muffins são bem o exemplo disso.


Costumo fazê-los quando tenho algumas cenouras em excesso cá por casa e antes que se estraguem cozo-as e uso-as nestas pequenas maravilhas. O facto de usarmos cenouras cozidas torna estes muffins bem doces quase caramelizados.


O azeite confere-lhes um sabor especial. Aconselho-vos a usarem um azeite suave, de boa qualidade e com baixo grau de acidez. Gosto muito de usar azeite em sobremesas - além de ficarem menos gordurosas torna os bolos bem leves e fofos.


Esta receita rende bastante. Eu usei varias formas de muffins e como vêem pelas fotos uns ficaram mais direitinho que outros mas no final o que conta é mesmo o sabor e esse é maravilhoso. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
1 chávena e meia de farinha de trigo sem fermento;
1 chávenas de açúcar;
2 ovos;
1/2 chávena de azeite;
4 cenouras médias previamente cozidas e trituradas;
1 c. (chá) de fermento em pó;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1 c. (chá) de canela.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e prepare um tabuleiro de muffins untando-o bem. Bata os ovos com o açúcar, o azeite e as cenouras trituradas. De seguida, adicione a farinha, o fermento, o bicarbonato e a canela. Envolva tudo e divida pelas forminhas de muffins. Leve ao forno a cozer durante cerca de 25 minutos. Deixe-os arrefecer um pouco e desenforme.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 11;
tempo de preparação: 15min + 25min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: cenoura.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS