RSS

Bolachinhas amanteigadas com doce de leite e flor de sal

Mais uma receita de bolachinhas perfeitas para oferecer neste Natal. Desta vez trago-vos umas bolachinhas amanteigadas com doce de leite. 


Estas bolachinhas não poderiam ser mais pecaminosas. Com uma consistência que se desfaz na boca como qualquer bolacha amanteigada, são finalizadas com uma camada generosa de doce de leite e umas pedras de flor de sal que as torna num verdadeiro pecado natalício. 


Se são fãs de doce de leite estas bolachinhas têm de constar na vossa lista “a fazer”. Estas bolachinhas, como se não bastassem serem incrivelmente deliciosas, são muito fáceis de fazer e podem inclusivamente fazê-las num processador de cozinha como foi o meu caso. 


Esta massa de bolachas permite-vos depois uma série de variantes desde colocarem um pouco de chocolate por cima ou mesmo uma bela compota. 


Espero que gostem e experimentem e já sabem protejam-se! Um feliz Natal!


Ingredientes:
220 gr de manteiga à temperatura ambiente;
130 gr de açúcar;
1 gema de ovo;
1 c. (chá) de extrato de baunilha;
360 gr de farinha de trigo sem fermento;
1 pitada de sal;
1/2 a 3/4 de lata de doce de leite ou leite condensado cozido;
flor de sal q.b para polvilhar.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre com papel vegetal um tabuleiro retangular. Num processador coloque a manteiga e o açúcar e bata bem até obter uma mistura cremosa. Sem parar de bater adicione a gema, a baunilha, a pitada de sal e por fim a farinha e processe até a massa formar uma bola. Molde bolinhas e coloque no tabuleiro. Calque cada bolinha e, de seguida, pressione no centro com o polegar para criar uma cama para o doce de leite. Leve ao forno durante cerca de 10 minutos. Retire do forno, calque com o polegar um pouco mais e coloque uma pequena porção doce de leite (cerca de 1 colher de chá). Se utilizar leite condensado cozido aqueça-o ligeiramente para se tornar mais fácil a sua colocação. Leve novamente ao forno durante mais 4 minutos até ganharem um ligeiro tom dourado. Retire-os do forno e salpique com um pouco de flor de sal. Deixe arrefecer totalmente antes de comer. 

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 25;
tempo de preparação: 20min + 14min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: doce de leite.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário