RSS

Bolachas XL de gengibre

Está oficialmente aberta a época das bolachas. Adoro fazer bolachas e comer claro mas adoro oferecer bolachas. Aliás é um dos meus presentes favoritos principalmente na altura do Natal. Num ano particularmente atípico, em que os afectos saíram fortemente penalizados, oferecer umas bolachinhas caseiras feitas na nossa cozinha com as nossas mãos é sem dúvida uma demonstração de amor para com aqueles que mais gostamos. 


E se não podemos estar juntos fisicamente, certamente que estaremos juntos em pensamento. E estas bolachas não poderiam representar esse espírito de união tão presente na época natalícia. 


Feitas com gengibre e canela, estas maravilhosas bolachas são enroladas em açúcar para terem uma fina crosta numa massa bem macia que se desfaz na boca. 


A receita foi adaptada daqui. Espero que gostem e experimentem e já sabem protejam-se! 


Ingredientes:
130 gr de manteiga à temperatura ambiente;
1 chávena de açúcar;
1 ovo e 1 gema;
1/4 de chávena de mel;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
2 c. (chá) de gengibre moído;
1 c. (chá) de canela;
1 pitada de sal;
1 pitada de noz-moscada;
2 chávena e 1/4 de farinha de trigo;
açúcar q.b para enrolar.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre com papel vegetal um tabuleiro retangular. Comece por bater a manteiga com o açúcar até obter uma mistura bem cremosa. Adicione o ovo inteiro e a gema, o mel, o bicarbonato, o gengibre, a canela, o sal e a noz-moscada e bata bem. Por fim, adicione a farinha e misture tudo. Com a ajuda de uma colher de sopa faça bolinhas e enrole-as num pouco de açúcar. Coloque as bolinhas no tabuleiro e leve ao forno durante cerca de 12 minutos. Deixe-as arrefecer um pouco antes de retirá-los do tabuleiro. Depois de frias guarde-as num recipiente hermético.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12 bolachas XL;
tempo de preparação: 20min + 12min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: gengibre.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário