RSS

Caramelo de tâmaras e amêndoa

Existem inúmeras receitas de caramelo de tâmaras - com mais ou menos ingredientes sempre quis experimentar apesar de não ser uma fã incondicional das tâmaras.


Agrada-me sim a sua doçura natural que conferem a cada sobremesa sem precisarmos de açúcares. E confesso que estava curiosa em provar este caramelo natural vegan que tem ganho fama nos últimos tempos.


Optei por um caramelo bem rico feito com manteiga de amêndoa e o resultado foi absolutamente divinal. Cremoso, doce, viciante e impossível de parar de comer, este caramelo deu-me algumas ideias para as próximas receitas.


Acho que deve ficar perfeito para rechear um bolo ou simplesmente para barrar uma tosta. Como se não bastasse faz-se em apenas 5 minutos com um bom processador.


No final podem juntar mais ou menos água conforme queiram um caramelo mais ou menos espesso. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
1 chávena e meia de manteiga de amêndoa;
100 gr de tâmaras descaroçadas e hidratadas em água morna;
2/3 chávena de óleo de côco derretido;
1/2 chávena de xarope de agáve;
1 pitada de flor de sal;
água q.b.

Modo de preparação:
Coloque num processador a manteiga de amêndoa, as tâmaras escorridas, o óleo de côco, o xarope de agáve e a flor de sal e triture tudo muito bem. Vá adicionando colheres de água até obter a consistência de caramelo desejada (eu adicionei cerca de 3 colheres de sopa de água) batendo sempre. Guarde o caramelo num frasco esterilizado e hermético no frigorífico.

Ficha técnica:
prato: sobremesa/cobertura/recheio;
tempo de preparação: 5min;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: tâmaras.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário