RSS

Bolo brownie com creme de café e chocolate branco

Café e chocolate são daquelas combinações perfeitas. Seja como acompanhamento, seja fazendo parte da própria receita, o café liga na perfeição com inúmeras sobremesas - bolos, bolachas, brownies, tartes ou mesmo gelados porque não?


A receita que vos trago hoje não poderia ser mais fácil - uma receita de brownie bem simples serve de bolo nesta tentação que é enriquecida com um creme de queijo creme, chocolate branco e café em pó instantâneo.


Querem algo mais simples? A combinação é terrivelmente boa. De consistência húmida e sabor intenso a chocolate negro, este brownie em forma de bolo transforma-se totalmente com esta incrível cobertura de café.


Confesso que comeria à colher esta gulosa cobertura. Não coloquei nenhum açúcar na cobertura pois gosto de sentir o sabor intenso do café mas se forem muito gulosos podem colocar um pouco de açúcar em pó a gosto.


Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
Bolo:
200 gr de chocolate negro com 50% de cacau;
200 gr de manteiga;
5 ovos;
150 gr de açúcar;
75 gr de farinha sem fermento;
1 c. (chá) bem cheia de fermento em pó;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
1 pitada de sal.

Cobertura:
150 gr de chocolate branco;
300 gr de queijo creme;
2 c. (chá) de café instantâneo;
1 c. (sopa) de manteiga;
cacau em pó q.b para polvilhar.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre e unte uma forma redonda com cerca de 20 cm com fundo amovível. Comece por levar o chocolate negro e a manteiga a derreter em banho maria. Retire do lume e deixe arrefecer. Bata os ovos com o açúcar até obter uma mistura bem cremosa. Adicione a baunilha e o chocolate derretido e bata bem. Por fim, envolva a farinha, o sal e o fermento em pó. Deite na forma e leve ao forno durante cerca de 30 minutos. Deixe arrefecer totalmente antes de desenformar. Entretanto prepare a cobertura levando ao lume em banho Maria o chocolate branco e a manteiga. Retire do lume, deixe arrefecer um pouco e adicione o queijo creme e o café. Bata muito bem até não ter grumos. Deite este creme sobre o brownie frio e polvilhe com um pouco de cacau em pó.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 8 fatias;
tempo de preparação: 40min + 30min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: chocolate.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Clara Brito disse...

Fiquei a babar ao ver esta receita.
Levo comigo.

Beijinhos,
Clarinha
https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/11/sweet-potato-chips.html

Enviar um comentário