RSS

Mini tartes de limão e mel com crosta de trigo sarraceno, saudáveis e sem glúten

Hoje trago-vos mais uma receita feita com trigo sarraceno. Este grão é realmente muito versátil e, por isso, resolvi experimentar fazer bases de tarte com este grão.


Como não sabia muito bem se resultaria optei por fazer em bases de mini tartes com cerca de 12cm cada, caso se partisse muito, mas a base ficou com uma consistência óptima por isso acho que também resultaria lindamente numa forma grande de fundo amovível.


Estas pequenas maravilhas são recheadas com um lemon curd muito simples que enriqueci com um pouco de iogurte grego espesso para lhe dar um pouco mais de consistência. O resultado final é verdadeiramente delicioso.


Acabamos por ter uma sobremesa saudável, com baixo teor de gordura e açúcar e rica em fibras, além de não ter glúten, sendo por isso ideal para celíacos. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
Base:
1/2 chávena de trigo sarraceno em grão;
2 c. (sopa) de mel;
2 c. (sopa) de óleo de côco sólido;
1 pitada de sal.

Recheio:
1 gema;
2 ovos;
sumo e raspa de 1 limão médio;
3 c. (sopa) de mel;
2 c. (sopa) de manteiga;
3 c. (sopa) de iogurte grego espesso;
1 pitada de sal;
açúcar em pó q.b para polvilhar.

Modo de preparação:
Comece por fazer a farinha de trigo sarraceno moendo bem num processador até obter uma consistência muito fina. Prepare duas bases de tarte com cerca de 12 cm cada. Pré-aqueça o forno a 180ºC e comece por fazer a base misturando bem todos os ingredientes. Forme uma bola e divida a massa forrando cada uma das bases ajudando com a ponta dos dedos molhados se necessário. Leve ao forno durante cerca de 8 minutos. Retire do forno para arrefecerem um pouco mas não desligue o forno. Entretanto prepare o recheio levando ao lume a gema, os ovos, o sumo e a raspa de limão, a manteiga, o mel e o sal. Mexa sempre e deixe engrossar até começar quase a ferver. Quando o lemon curd estiver pronto retire do lume, adicione o iogurte grego, mexa bem e divida o lemon curd pelas duas tartes. Leve novamente ao forno durante cerca de mais 8 minutos até a base alourar bem e o recheio estar mais consistente. Deixe arrefecer totalmente e reserve no frigorífico. Na altura de servir polvilhe com açúcar em pó. 

Nota: se notar que o recheio ainda está muito líquido depois do tempo previsto, desligue o forno e deixe as tartes mais uns minutos no seu interior.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 2 mini tartes;
tempo de preparação: 20min + 16min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: limão.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

O Cantinho dos Gulosos disse...

essas tartes estão com tão bom aspeto e de limão mesmo como eu gosto, essa base tambem deve ser muito boa, gostei.


Blog - O Cantinho dos Gulosos

Enviar um comentário