RSS

Clafoutis de nectarina

Para quem não sabe o clafoutis é uma sobremesa de origem francesa em que temos como base fruta fresca envolvida numa espécie de creme de ovos com consistência de pudim quase. Em relação ao creme temos depois muitas variações: há quem coloque só leite, há quem adicione natas ou mesmo iogurte grego.


Pessoalmente gosto de adicionar uma mistura de leite e natas para lhe dar uma consistência mais cremosa. Muito simples de preparar, esta sobremesa é ideal para aproveitar algum excesso de fruta que se tenha em casa e podem fazer com qualquer fruta.


Eu optei por fazer doses individuais mas podem facilmente duplicar a receita e fazer para um maior número de pessoas. Apesar da simplicidade da receita espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
3 ovos médios;
1/2 chávena de leite;
1/2 chávena de natas;
1/4 chávena de farinha;
1/4 chávena de açúcar;
2 nectarinas;
1 c. (café) de essência de baunilha;
1 pitada de sal;
açúcar em pó q.b para polvilhar.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e unte com um pouco de manteiga 2 a 3 taças individuais que possam ir ao forno. Corte as nectarinas em pequenos pedaços e distribua-as pelas taças. Entretanto bata bem os ovos com a farinha, adicione as natas, o leite, o açúcar, a baunilha e a pitada de sal e misture bem. Divida este creme pelos ramequins e leve ao forno durante cerca de 25 a 30 minutos até ficarem dourados. Deixe-os arrefecer e polvilhe com açúcar em pó no momento de servir.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 2 a 3;
tempo de preparação: 15min + 25min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: nectarinas.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Que deliciosa sobremesa.

Beijinhos,
Clarinha
https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

Enviar um comentário