RSS

Brownies crocantes com arroz tufado

Confesso que já tinha saudades de fazer uns brownies daqueles bem gulosos. E estes são bem especiais ou não fossem eles da autoria da Donna Hay. Formados por três camadas, estes pecaminosos brownies valem por cada dentada.


Na base temos um intenso bolo de chocolate negro húmido e denso. No meio temos um crocante arroz tufado envolto em caramelo. E, por fim, terminamos com uma cremosa ganache de chocolate negro. Parece-vos bem?



Utilizem sempre um chocolate de boa qualidade pois fará toda a diferença e, de preferência, com 70% de cacau. Quanto ao arroz tufado já o encontram facilmente nos supermercados na secção de produtos naturais e dietéticos. Confesso-vos que nunca tinha feito sobremesas com arroz tufado mas fiquei fã e muito brevemente vou trazer-vos novas sugestões. Espero que gostem de mais esta receita e experimentem!


Ingredientes:
Base:
100 gr de chocolate negro grosseiramente picado;
125 gr de manteiga;
2 ovos;
175 gr de açúcar amarelo;
100 gr de farinha com fermento;
1 c. (sopa) de cacau em pó.

Crocante:
440 gr de açúcar branco;
125 ml de água;
125 ml de natas;
50 gr de manteiga;
70 gr de arroz tufado.

Cobertura:
300 gr de chocolate negro;
125 ml de natas.

Modo de preparação:
Comece por fazer a base. Pré-aqueça o forno a 180°C e forre uma forma rectangular com papel vegetal. Derreta o chocolate com a manteiga e reserve. Bata os ovos com o açúcar, adicione o chocolate derretido e, por fim, a farinha e o cacau previamente peneirados. Deposite na forme e leve ao forno durante cerca de 30 minutos. Deixe arrefecer na forma. Entretanto comece a preparar o crocante levando ao lume a água com o açúcar. Quando começar a ferver suba o lume e deixe ferver sem mexer durante cerca de 10 minutos até obter uma tonalidade dourada de caramelo. Retire do lume e adicione as natas e a manteiga mexendo bem até derreterem e, por último, o arroz tufado. Deposite o crocante sobre o brownie e deixe em repouso durante cerca de 30 minutos à temperatura ambiente. Entretanto, prepare a ganache derretendo o chocolate com as natas. Deposite sobre o crocante e deixe repousar durante pelo menos 3 horas à temperatura ambiente. Corte em quadrados e guarde num recipiente hermeticamente fechado. Não leve ao frigorífico para que não sequem.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 15;
tempo de preparação: 40min + 40min cozedura + 3h repouso;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: chocolate.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Clara Brito disse...

Que delícia de brownies.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/07/cupcakes-de-baunilha-2.html

Enviar um comentário