RSS

Bolo vegan de chocolate e curgete

Hoje trago-vos mais uma receita de bolo vegan. Sem qualquer produto de origem animal, este bolo é realmente surpreendente. Denso, húmido repleto de chocolate este bolinho vegan tem um ingrediente especial - curgete.


Não é a primeira vez que utilizo a curgete em bolos mas é sem dúvida a primeira vez que a uso num bolo vegan. Confesso que fico sempre um pouco reticente quando vejo receitas de bolos sem ovos, tenho sempre algum receio que eles não cresçam ou fiquei muito massudos mas garanto-vos que neste bolo os ovos não fizeram qualquer falta.


Na receita original era utilizado puré de maçã que resolvi substituir por iogurte de origem vegetal. Quanto à curgete tirei-lhe parte da casca e ralei-a finamente mas podem tirar totalmente a casca ou simplesmente deixá-la com casca. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
3 chávenas de farinha de trigo sem fermento;
1 c. (chá) de fermento;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1 c. (chá) de canela;
1 pitada de noz moscada;
1 chávena e meia de açúcar;
1 chávena de iogurte natural de origem vegetal;
1/2 chávena de óleo de côco derretido;
1 c. (sopa) de essência de baunilha;
1 curgete média ralada finamente (cerca de 2 chávenas);
300 gr de chocolate vegan (usei com 80% de cacau) grosseiramente picado.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre com papel vegetal e unte uma forma rectangular. Comece por misturar a farinha com o fermento, o bicarbonato, a canela, a pitada de noz moscada e reserve. Num outro recipiente misture o açúcar com o iogurte, o óleo de côco e a baunilha. Adicione a mistura da farinha aos poucos envolvendo com uma espátula. Adicione a curgete e o chocolate envolvendo sem bater em demasia e deite a massa na forma. Leve ao forno durante cerca de 50 minutos. Deixe arrefecer totalmente antes de partir em quadrados.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 15 quadrados;
tempo de preparação: 20min + 50min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: chocolate e curgete.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário