RSS

Bolo de abóbora com chocolate

Numa altura em que as receitas com abóbora saltam à vista um pouco por todo o lado, não podia deixar de vos trazer a minha receita preferida de bolo de abóbora. 


Simples, húmido, perfeito para qualquer hora do dia, este bolo de abóbora é coberto por pedaços generosos de chocolate negro que derretem no forno e fazem uma cobertura perfeita para este bolinho. 


Eu optei por usar abóbora amarela que confere a este bolo uma cor incrível mas podem usar a variedade que mais gostem. Sirvam o bolo ainda morno para aproveitarem a cremosidade do chocolate derretido. 


E já sabem que quanto melhor a qualidade do chocolate que usarem, melhor será o vosso bolo. Se gostarem e forem ainda mais gulosos, em vez de chocolate negro utilizem chocolate de leite. Espero que gostem e experimentem.


Ingredientes: 
1 chávena e meia de farinha;
1/2 chávena de açúcar;
1/3 chávena de leite;
100 gr de manteiga à temperatura ambiente;
350 gr de abóbora descascada e partida em pedaços;
2 ovos;
1 c. (chá) de fermento em pó;
1 c. (chá) bem cheia de canela;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
1 pitada de sal;
1 pitada de noz moscada;
150 gr de chocolate negro grosseiramente picado (usei de 46% de cacau).

Modo de preparação:
Comece por levar a abóbora a cozer preferencialmente a vapor. Assim que tiver cozida reduza-a a puré e reserve. Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre na totalidade com papel vegetal uma forma redonda previamente untada com manteiga (pode usar uma forma de fundo amovível). Comece por misturar a farinha, o fermento, a acanela, o sal e a noz moscada e reserve. Bata a manteiga com o açúcar, adicione os ovos um a um, o leite, o puré de abóbora e a baunilha. Deite esta mistura sobre a farinha e envolva sem bater em demasia. Deite a massa na forma, polvilhe com os pedaços de chocolate e leve ao forno durante cerca de 45 minutos. Deixe-o arrefecer um pouco antes de desenformar.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 10 fatias;
tempo de preparação: 40min + 45min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: abóbora.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

NancyNancy disse...

Fica mesmo bom!!

Enviar um comentário