RSS

Falafel saudável e sem glúten

A receita que vos trago hoje não poderia ser mais simples - falafel num versão saudável e sem glúten. Para quem não sabe falafel é uma espécie de pastel feito à base de grão de bico e com várias especiarias servido tradicionalmente frito e originário do Médio Oriente. Pode ser comido simples como aperitivo ou como refeição principal num bom pão pita e acompanhado por húmus ou iogurte. Nesta versão o falafel vai ao forno e não contém glúten. É também uma receita bastante económica já que rende bastante.


A receita foi adaptada daqui. Espero que gostem e experimentem. É por mais estranho que pareça acabei por trazer-vos mais uma receita salgada! Não se preocupem que não me esqueci dos mais gulosos - ando a preparar algumas receitas doces para saírem brevemente!


Ingredientes:
1 lata grande de grão de bico cozido (cerca de 500 gr);
1 raminho de salsa;
3 dentes de alho;
sumo de 1 limão;
1 c. (chá) de cominhos em pó;
1/2 c. (chá) de pimenta preta;
1 pitada de sal;
1/4 chávena de farinha de amêndoa.

Modo de preparação:
Num processador coloque a salsa, os dentes de alho, o sumo de limão, os cominhos, o sal e a pimenta e triture bem. De seguida adicione o grão de bico e volte a triturar deixando alguns pedacinhos de grão para ter alguma textura. Deposite esta mistura numa taça e adicione a farinha de amêndoa. Leve ao frigorífico por cerca de 30 minutos. Entretanto pré-aqueça o forno a 180°C e forre com papel vegetal um tabuleiro. Molde bolinhas de falafel e espalme-as ligeiramente no tabuleiro. Leve ao forno durante cerca de 30 a 40 minutos voltando-os a meio do tempo de cozedura. Sirva ainda mornos.

Ficha técnica:
prato: principal;
nº porções: cerca de 17;
tempo de preparação: 15min + 30min frigorífico + 30min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: grão de bico.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

3 comentários:

Pimentinha disse...

Gostei imenso da sugestão! Levo comigo :)

cozinha100segredos disse...

Vou fazer com molho de iogurte a acompanhar! Beijinhos

Catarina disse...

deve ser muito bom, vou experimentar...

Enviar um comentário