RSS

Bolo de limão e framboesas

Hoje trago-vos uma receita ideal para um dia especial. Bem sei que acabámos de sair de uma época festiva cheia de pecados gastronómicos mas não resisti a partilhar esta receita convosco. Trata-se de um maravilhoso bolo de limão e framboesas. Feito por camadas, este bolo é uma verdadeira explosão de sabores - bolo de limão, chantilly, lemon curd e framboesas! Limão e framboesas é uma daquelas combinações que não precisa de apresentação prévia. Se não tiverem framboesas podem sempre usar morangos. E se não quiserem fazer o lemon curd podem sempre comprá-lo já feito - hoje em dia já encontramos lemon curd de excelente qualidade. Podem optar por fazer porções individuais ou apenas um bolo grande. Eu experimentei as duas versões e gostei do aspecto visual de ambos. A receita veio daqui. Espero que gostem!



Ingredientes:
Bolo:
200 gr de manteiga à temperatura ambiente;
200 gr de farinha;
200 gr de açúcar;
4 ovos;
1/2 c. (chá) de essência de baunilha;
2,5 c. (chá) de fermento em pó;
raspa de 2 limões;
1 pitada de sal.

Xarope:
50 gr de açúcar;
60 ml de água;
4 c. (sopa) de sumo de limão.

Recheio e cobertura:
300 ml de natas frescas;
2 c. (sopa) de açúcar;
150 gr de lemon curd - fiz esta receita;
500 gr de framboesas;
raspa de 1 limão.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre o fundo de 2 formas de 18cm com papel vegetal e previamente untadas. Se quiser fazer bolinhos individuais como vê na foto coloque cerca de 10 aros com cerca de 5cm previamente untados sobre um tabuleiro forrado com papel vegetal. Comece por preparar o bolo batendo a manteiga com o açúcar até obter um creme. Adicione os ovos um a um, a essência de baunilha, a raspa dos limões e o sal batendo bem. Por fim, envolva a farinha e o fermento. Divida a massa pelas formas e leve a cozer durante cerca de 25minutos. Se optar por usar os aros, os bolinhos cozem cerca de 15 minutos. Entretanto prepare o xarope levando ao lume num tachinho o açúcar e a água. Deixe ferver ligeiramente até desfazer todo o açúcar, retire do lume e adicione o sumo de limão e reserve. Faça a receita de lemon curd. Bata as natas com o açúcar em ponto de chantilly. Prepare a montagem dos bolos (se fizer bolinhos individuais deve cortá-los ao meio) colocando um dos bolos num prato de servir, de seguida pique-o com um garfo e coloque um pouco de xarope. Coloque uma porção de chantilly, de seguida uma porção de lemon curd e por cim algumas framboesas. Volte a colocar o bolo, pique-o com um garfo, coloque o xarope, de seguida o chantilly, o lemon curd e termine com as framboesas. Decore com raspa de limão. Leve ao frigorífico até à hora de servir.

Ficha técnica: 
prato: sobremesa;
nº porções: 10;
tempo de preparação: 40min + 25min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: não;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: limão.


Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

9 comentários:

Marisa Valadas disse...

Belissimo e delicioso

São Ribeiro disse...

Ficou lindo e bem ao meu gosto.
Adorei
bjs

RATOLINHA disse...

Que maravilha! Deve ser um contraste de sabores magnifico!
Além de ter uma aparência muito bonita.
bjinhos

Tertúlia da Susy disse...

Que elegância!

Luisa Alexandra disse...

A apresentação está fantástica, que maravilha!

Unknown disse...

Maravilhoso, é mesmo o tipo de bolos que eu gosto para as estações quentes.
Boa semana
Bjs

Cozinha em sarilhos disse...

Além de certamente deliciosa, a apresentação fica mesmo bonita!!

Entre Tralhas e Panelas disse...

Adorei o bolo...tem um aspecto delicioso :)

Anónimo disse...

Usei esta receita para o bolo de aniversário da minha filha:
http://chadebergamota.wordpress.com/2014/05/03/dois/
Dupliquei as quantidades indicadas na receita e cozi dois bolos em formas de 20 cm de diâmetro. Fiz apenas uma camada de framboesas uma vez que queria uma decoração diferente para o topo. Para ter um bocadinho menos de trabalho, num dia que foi bastante atarefado, usei um lemon curd de compra, de boa qualidade.De resto, a receita é simples de seguir e o bolo é muito bom. Obrigada pela partilha da receita.

Enviar um comentário