RSS

Bolo chiffon de laranja

O domingo é, por norma sinónimo, de bolo e, de preferência, bem simples para poder ser degustado a qualquer hora do dia. Para mim não há nada melhor do que estar refastelada no sofá a meio da tarde e, no meio de tanta preguiça, poder "ratar" um delicioso bolo. O bolo chiffon, para os que não conhecem, caracteriza-se por ser muito fofo. Pode ser feito com laranja, limão ou mesmo baunilha, conforme o gosto de cada um. Pessoalmente, o de laranja é o meu preferido. Talvez por ter sido um bolo que a minha mãe fez inúmeras vezes, quando a gula falava mais alto. Esta receita foi retirada de uma tele-culinária bem antiga - não sei qual o número, pois já faltam algumas páginas! Sim é daquelas bem pré-históricas! Não se esqueçam que no tempo das nossas mães era das poucas revistas, se não a única, que havia da especialidade. Adaptei um pouco a receita - a original usa um pouco mais de açúcar e óleo e o mesmo número de gemas e claras. Habitualmente tento sempre reduzir um pouco o açúcar e a gordura para que o pecado não seja tão grande. Esta foto foi retirada assim que o saiu do forno e desenformei, deixando um maravilhoso cheirinho a laranja por toda a casa. Não consegui fotografá-lo aberto, mas percebem porquê não é?! Espero que gostem!





Ingredientes:
6 gemas;
8 claras;
280 gr de açúcar;
220 gr. de farinha;
1/2 ch. de óleo;
1 c. (chá) de fermento em pó;
sumo de 2 laranjas sumarentas;
raspa de 1 laranja;
1 pitada de sal fino

Modo de preparação: 
Pré-aqueça o forno a 180ºC e unte uma forma redonda grande (a minha tem cerca de 25 cm de diâmetro). Misture o açúcar com a farinha. Adicione as gemas, o óleo, o sumo e a raspa de laranja e o sal e bata bem até obter uma mistura cremosa. Entretanto bata as claras em castelo bem firme. Envolva, delicadamente, as claras na mistura anterior e, por fim, adicione o fermento em pó. Deposite na forma e leve a cozer durante cerca de 1h.

Nota: não abra a porta do forno antes dos 50 minutos de cozedura, pois o bolo abaterá significativamente. Pode polvilhá-lo com açúcar em pó depois de frio.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

4 comentários:

São Ribeiro disse...

Ficou um bolo lindo,eu adoro bolos de laranja
bj

Unknown disse...

Hummm adoro tudo o que leva citrinos...o chiffon está lindo!!!!
Bjcas

Mª João - Ponto de Rebuçado Receitas disse...

Adoro estes bolos simples e fofos! São perfeitos para lanches.
Beijinhos

That Cake Sweet disse...

Delicioso, sabe sempre bem um bolo destes fofos.

beijos

Enviar um comentário