RSS

Brownies de chocolate originais sem glúten

A receita que vos trago hoje é simplesmente uma actualização da primeira receita que coloquei aqui no blog há uns belos anos atrás, mais precisamente em 2013.


Só que desta vez resolvi experimentar fazer os brownies sem qualquer potencial alergeno - nem glúten, nem lactose, nem frutos secos. Optei por fazê-los com farinha de arroz e o resultado foi absolutamente divinal.


Densos, húmidos, pegajosos, com uma camada crocante por cima, estes brownies nada ficam a dever àqueles com glúten. Nestes optei por não colocar as nozes e tive o cuidado de escolher uma chocolate sem glúten que não tivesse vestígios nem de frutos secos nem de leite.


Portanto já sabem, se quiserem deliciar-se com uns brownies que não ficam nada a dever aos originais, esta é a receita. Por vezes quando optamos por fazer uma versão sem glúten acabamos por perder um pouco a sua consistência original mas não é este o caso.


Mas atenção que sem glúten, sem frutos secos e sem lactose não significa necessariamente saudáveis! Estes, tal como os originais são bem pecaminosos! Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
150 gr de farinha de arroz;
1 c. (chá) de fermento em pó:
1 pitada de sal;
175 gr de manteiga amolecida;
3/4 de chávena de cacau em pó ;
300 gr de açúcar;
3 ovos grandes;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
200 gr de chocolate negro grosseiramente picado.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre um tabuleiro retangular com papel vegetal. Comece por misturar a farinha de arroz, com o fermento, o sal e o cacau e reserve. De seguida, bata os ovos com a manteiga até obter uma mistura bem cremosa. Adicione a baunilha e, por fim, envolva os ingredientes secos sem bater em demasia. Coloque de seguida o chocolate partido e misture. Deite a massa na forma e leve ao forno durante cerca de 20 a 25 minutos. Deixe-os arrefecer antes de cortar.

Nota: Se desejarem podem adicionar algumas nozes grosseiramente picadas à massa, cerca de 150 gr. E não esqueçam de deixar a massa dos brownies bem húmida por dentro.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 15 brownies;
tempo de preparação: 20 min + 20min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: chocolate.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

RATOLINHA disse...

Excelente aspecto! Dava uma trinca num eheheh
bjinho

Enviar um comentário