RSS

Bolo intenso de cacau com crumble

Além do chocolate, gosto muito de usar o cacau em sobremesas. E vale realmente a pena apostar num cacau de boa qualidade pois isso fará toda a diferença no resultado final. Posso dizer-vos que este é um dos melhores bolos de cacau que já comi.


De sabor intenso, bem denso e um pouco húmido no interior, este bolo tem a particularidade de ainda levar um crumble por cima da massa. A textura do crumble não é bem areada, mais parece uma outra massa de bolo mas no fim o resultado é o de uma crosta bem crocante com um leve aroma a canela que intensifica mais o sabor do cacau.


Não pensem que por levar cacau e não chocolate é um bolo saudável. Esta receita é daquelas bem pecaminosas com quantidades generosas de manteiga e açúcares para fazer de vez em quando mas garanto-vos que o seu sabor vos vai fazer esquecer cada caloria malvada que ingerem!


A receita foi adaptada daqui. Espero que gostem e experimentem! Aconselho-vos a usarem uma forma de bolo daqueles maiores pois este bolo fica bem generoso.


Ingredientes:
Bolo:
2 chávenas de farinha sem fermento;
3/4 chávena de cacau em pó;
1 c. (sopa) de fermento em pó;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1 pitada de sal;
1 chávena e 1/4 de açúcar branco;
8 c. (sopa) de manteiga derretida e arrefecida;
2 ovos;
2 iogurtes gregos naturais;
1 c. (chá) de essência de baunilha.

Crumble:
8 c. (sopa) de manteiga derretida e arrefecida;
1 chávena de farinha sem fermento;
1/2 chávena de açúcar branco;
1/2 chávena de açúcar amarelo;
1/3 chávena de cacau em pó;
1 pitada de sal;
1 pitada de canela.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre com papel vegetal uma forma de bolo inglês. Comece por preparar o crumble misturando a farinha, os açúcares, o cacau, o sal e a canela. Adicione a manteiga derretida e com a ajuda de um garfo envolva tudo. Guarde o crumble no frigorífico. Entretanto prepare o bolo misturando a farinha, o fermento, o bicarbonato, o sal e o cacau. Numa outra taça misture a manteiga com os ovos, o açúcar, o iogurte e a baunilha. Adicione esta mistura húmida à mistura seca e envolva sem bater em demasia. Deite na forma e, por fim, coloque pedaços do crumble sobre o bolo. Leve ao forno durante cerca de 60 minutos. Deixe arrefecer desenforme e sirva.

Nota: vá verificando se o bolo está cozido pela consistência do crumble e deixe-o um pouco húmido no interior. Pode optar por uma forma redonda ou mesmo muffins como na receita original. Não se preocupe se o crumble estiver muito pegajoso antes do colocar sobre o bolo, utilize uma colher para ajudar a espalhar.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 15 fatias;
tempo de preparação: 30min + 60min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: cacau.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário