RSS

Bundt de chocolate com molho de caramelo salgado

Bem sei que ainda devem estar todos um pouco enfartados com tudo o que se comeu e ainda se come da mesa de Natal mas não podia de deixar de partilhar convosco esta maravilhosa receita. Trata-se de um denso bolo bundt de chocolate regado com um pecaminoso molho de caramelo salgado. Caramelo e chocolate ligam na perfeição mas caramelo salgado e chocolate não poderia ser melhor. Apesar desta receita levar bastante açúcar, o resultado final é tudo menos enjoativo. Esta receita rende bastante e serve na perfeição cerca de 16 pessoas por isso podem sempre por fazer apenas metade da receita do bolo e servir com a mesma quantidades caramelo. Parece-vos bem? Esta receita de caramelo é também ideal para servir com gelado ou mesmo umas deliciosas panquecas de banana porque não? A receita foi adaptada daqui. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
Bolo:
100 gr de cacau em pó;
200 ml de água a ferver;
340 gr de farinha com fermento;
2 c. (chá) de fermento em pó;
400 gr de açúcar;
5 ovos;
1 c. (sopa) de essência de baunilha;
275 gr de manteiga amolecida.

Molho:
75 gr de manteiga;
50 gr de açúcar branco;
50 gr de açúcar amarelo;
50 gr de mel;
100 ml de natas;
2 c. (chá) de flor de sal.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e unte bem uma forma de bundt ou uma forma simples redonda com buraco. Comece por misturar o cacau com a água a ferver. De seguida, adicione os ovos, o açúcar, a baunilha e a manteiga amolecida e bata bem durante cerca de 1 minuto. Por fim adicione o fermento e a farinha previamente peneirados envolvendo bem a massa. Deposite na forma e leve ao forno durante cerca de 45 minutos. Deixe arrefecer durante cerca de 10 minutos na forma e desenforme. Entretanto prepare o molho de caramelo salgado levando ao lume os açúcares, o mel e a manteiga. Deixe ferver durante cerca de 5 minutos e adicione as natas e a flor de sal, deixando ferver durante mais 1 minuto. Deixe arrefecer e regue o bolo já frio com este molho.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 16;
tempo de preparação: 25min + 45min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: chocolate e caramelo.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Fudge marmoreado com romã

Mais uma vez trago-vos uma receita alusiva à época natalícia. Trata-se de um maravilhoso fudge marmoreado com chocolate negro e chocolate branco intercalado por belos pedaços de romã. A cremosidade do fudge contrasta com a romã crocante tornando estes quadrinhos verdadeiramente viciantes ideais para partilhar e porque não para oferecer neste Natal? Esta receita rende bastante e pode ser confeccionada com bastante antecedência.


Podem utilizar o tipo de chocolate que mais gostarem - pessoalmente gosto mais do chocolate com elevado teor de cacau mas se forem muito mas mesmo muito gulosos utilizem chocolate de leite. É fundamental que o fudge fique no frigorifico durante pelo menos duas horas antes de ser cortado para que não se parta. A receita veio daqui. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
250 gr de chocolate negro (usei com 70% de cacau);
250 gr de chocolate branco;
1 lata de leite condensado;
2 c. (sopa) de manteiga;
1 romã grande.

Modo de preparação:
Forre um tabuleiro com papel vegetal e unte-o ligeiramente com um pouco de óleo. Num recipiente leve ao microondas o chocolate negro, uma colher de manteiga e meia lata de leite condensado. Deixe derreter totalmente até obter uma mistura cremosa. Num outro recipiente faça o mesmo com o chocolate branco. Adicione 1/3 das sementes de romã à mistura de chocolate negro e outro terço à mistura de chocolate branco. Deposite alternadamente colheradas do chocolate negro e do chocolate branco como se de um xadrez se tratasse. Com a ajuda de uma faca misture um pouco os dois chocolate criando um efeito marmoreado. Espalhe a restante romã pela superfície e leve ao frigorífico durante pelo menos duas horas antes de cortar.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 16 quadrados;
tempo de preparação: 15min + 2h frigorífico;
dificuldade; fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: chocolate.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolachas de chocolate com nutella e flor de sal

O mês de dezembro é tipicamente um mês de muitos doces, muito açúcar, muita gulodice e, claro está, muitas bolachas!


A receita que vos trago hoje é ideal para oferecerem nesta época natalícia ou simplesmente para usufruírem sentados no sofá no vosso serão. Terríveis para quem não resiste a tentações, estas bolachas XL são uma verdadeira perdição não fossem elas ter chocolate negro e nutella. De interior húmido, o seu exterior é bem estaladiço lembrando quase os suspiros e são finalizadas por algumas pedrinhas de flor de sal. Parece-vos bem?


Espero que gostem e experimentem! A receita original veio daqui

Ingredientes:
115 gr de manteiga à temperatura ambiente;
150 gr de açúcar amarelo;
100 gr de açúcar branco;
1 ovo;
1 gema;
1 pitada de sal;
150 gr de nutella à temperatura ambiente;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
300 gr de farinha com fermento;
1 c. (chá) bem cheia de bicarbonato de sódio;
200 gr de chocolate negro grosseiramente picado;
flor de sal q.b para polvilhar.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre um tabuleiro rectangular com papel vegetal. Bata a manteiga com os açúcares até obter uma mistura cremosa. Adicione o ovo, a gema, a baunilha e metade da nutella e misture bem. De seguida, adicione a farinha, o bicarbonato de sódio e a pitada de sal sem bater em demasia. Envolva sem bater a restante nutella e, por fim, coloque o chocolate grosseiramente picado. Com a ajuda de uma colher de sopa forme bolas de massa e leve ao forno durante cerca de 10 minutos. Polvilhe com flor de sal e deixe-as arrefecer antes de removê-las do tabuleiro. Guarde-as numa caixa hermeticamente fechada depois de frias.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 22 bolachas XL;
tempo de preparação: 15min + 10min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: chocolate e nutella.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Mini cheesecakes de chocolate branco e romã

A receita que vos trago hoje já chama um pouco pela época natalícia em que estamos a entrar. Trata-se de um cheesecake de chocolate branco com romã cujo resultado é verdadeiramente divinal. E já sabem que adoro cheesecakes e tudo o que possa levar queijo. Acho que depois dos brownies, os cheesecakes são a minha sobremesa de eleição. E se forem gulosos como este melhor ainda.


Esqueçam desde já a dieta que esta receita é um verdadeiro pecado ideal para dias especiais ou não! A frescura da romã liga na perfeição com a densidade deste belo cheesecake. Nesta receita optei por fazer a base de raiz em vez da tradicional mistura de bolacha e manteiga e o resultado foi uma deliciosa base estaladiça e amanteigada. Utilizei o queijo fresco natural cool da saloio que lhe confere uma cremosidade extra juntamente com o chocolate branco derretido. Esta receita apesar de trabalhosa se optarem por fazer em versão mini, é muito simples mas se quiserem poupar algum tempo e trabalho podem optar por um cheesecake gigante. Espero que gostem! E com esta receita participo no passatempo "As mais belas receitas de Natal".


Ingredientes:
Base:
200 gr de farinha;
100 gr de miolo de amêndoa ralado;
150 gr de manteiga à temperatura ambiente;
125gr de açúcar.

Cheesecake:
4 ovos;
100 gr de açúcar;
600 gr de queijo fresco natural cool saloio;
200 gr de chocolate branco;
200 ml de natas;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
raspa de meio limão.

Cobertura:
Bagos de romã q.b
Açúcar em pó q.b

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre um tabuleiro um papel vegetal. Prepare os aros (cerca de 8) para os cheesecakes individuais untando-os com manteiga e colocando-os no tabuleiro. Se optar por um cheesecake grande utilize uma forma redonda de fundo amovível e forre o seu fundo com papel vegetal também. Comece por preparar a base misturando todos os ingredientes até obter uma massa macia. Molde bolinhas e forre o fundo dos aros espalmando bem para uniformizar a base. Leve-os ao forno durante cerca de 20 minutos até dourarem ligeiramente e reserve. Entretanto prepare a base derretendo o chocolate branco com as natas no microondas ou em banho-maria e reserve. Bata os ovos com o açúcar, o queijo creme, a baunilha e a raspa de limão. De seguida adicione o chocolate branco derretido até obter uma mistura uniforme. Divida o  cheesecake pelos aros e leve de novo ao forno durante mais 25 minutos. Verifique se estão cozidos e deixe-os no forno desligado por mais 20 minutos para não estalarem. Depois de frios desenforme-os e decore-os com bagos de romã e açúcar em pó a gosto.

Nota: se optar pelo cheesecake grande verifique os tempos de cozedura pois serão um pouco mais. Neste caso o cheesecake deverá estar no forno durante cerca de 40 minutos.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 8;
tempo de preparação: 30min + 45min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: queijo creme.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolinhas de côco e banana com ou sem chocolate

A receita que vos trago hoje não podia ser mais simples - coco e banana apenas! Parece-vos bem? Como tinha uma quantidade generosa de côco ralado no armário, resolvi misturá-lo com banana esmagada, moldar e levar estas pequenas bolinhas ao forno.


Já tinha feito uma receita semelhante com aveia mas na altura misturei mais alguns ingredientes. Desta vez posso dizer que fui mesmo preguiçosa. Para tornar estas pequenas bolinhas ainda mais gulosas passei algumas por chocolate negro derretido.


Posso dizer que o resultado foi um snack bem guloso e reconfortante sem glúten e bem saudável. E assim se passou uma tarde com muito frio lá fora - sem complicações e com pouca loiça suja para lavar!

Ingredientes:
1,5 chávenas de côco ralado;
1 banana média;
chocolate negro derretido q.b (opcional).

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre um tabuleiro com papel vegetal. Esmague a banana e misture-a com o côco até obter uma massa uniforme. Molde pequenas bolinhas e leve-as ao forno durante cerca de 20 minutos. Deixe arrefecer um pouco antes de devorá-las. Passe-as por chocolate derretido se desejar.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: cerca de 11 bolinhas;
tempo de preparação: 10min + 20min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: côco.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolo de chocolate sem glúten com creme de nutella

Para ocasiões especiais, bolos especiais. Este bolo tinha alguns requisitos: deveria ser, preferencialmente, sem glúten, deveria ser, preferencialmente, de chocolate e não deveria conter nozes nem sultanas. E o resultado foi esta maravilha cujo interior húmido se desfaz a cada dentada e com uma cobertura e recheio de comer e chorar por mais. 


Este bolo de chocolate é feito com farinha de amêndoa e de arroz e tem baixo teor de gorduras saturadas e pouca quantidade de açúcares adicionados, sendo por si só bastante saudável. Mas confesso que com esta dose de recheio e cobertura que fiz a versão saudável foi um pouco corrompida. Podem sempre optar por fazer apenas o bolinho mas com este creme de nutella vão torná-lo verdadeiramente espantoso e festivo. 


Podem também utilizar este recheio para crepes ou panquecas porque não? 


A receita foi adaptada daqui. Confesso que estou a ficar fã da farinha de amêndoa e de arroz em substituição da farinha de trigo e da manteiga. Espero que gostem e experimentem!

Ingredientes:
Bolo:
2 chávenas de miolo de amêndoa ralado;
1/2 chávena de farinha de arroz;
1/2 chávena de açúcar amarelo;
6 c. (sopa) de cacau em pó;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1/2 c. (chá) de fermento em pó;
1 pitada de sal;
4 ovos grandes;
250 gr de iogurte natural;
1/4 chávena de mel;
3 c. (sopa) de óleo de côco derretido;
2 c. (chá) de essência de baunilha;
chocolate negro q.b grosseiramente picado para decorar.

Recheio e cobertura:
400 gr de queijo creme magro;
4 c. (sopa) de nutella à temperatura ambiente;
1 c. (chá) de essência de baunilha.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e unte uma forma redonda e forre o seu fundo com papel vegetal. Misture o miolo de amêndoa com a farinha de arroz, o açúcar amarelo, o cacau em pó; o bicarbonato de sódio, o fermento em pó e o sal e reserve. Num outro recipiente bata os ovos até obter um creme esbranquiçado, adicione o iogurte, o mel, o óleo de côco e a essência de baunilha. Adicione esta última mistura aos ingredientes secos e envolva sem bater em demasia. Deposite na forma e leve ao forno durante cerca de 25 a 30 minutos. Deixe arrefecer totalmente e corte-o ao meio. Entretanto prepare o recheio e a cobertura misturando bem todos os ingredientes. Deposite metade do creme sobre uma das metades do bolo, coloque a outra metade por cima e volte a depositar o restante creme sobre o bolo. Decore a gosto com pedaços de chocolate negro.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12 fatias;
tempo de preparação: 30min + 25min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: chocolate.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Biscoitos de amêndoa, chocolate e côco sem glúten

Para início deste mês de novembro trago-vos mais uma receita saudável e sem glúten. Como já devem ter reparado, ultimamente as receitas do blog têm sido mais viradas para versões saudáveis, sem glúten ou com ingredientes alternativos como a quinoa. Se me perguntarem o porquê não vos sei dizer bem. Acho que há alturas em que o nosso próprio organismo pede por alimentos diferentes, pede por um reset e é um pouco isso que as receitas demonstram. Obviamente que não abdico do meu maravilhoso chocolate de preferência bem negro mas com conta peso e medida pelo menos por agora. Já sei que com a época das festas a aproximar-se a desgraça nutricional vem por aí e nessa altura se calhar já não serei tão ponderada.


Quanto à receita posso dizer-vos que estes biscoitinhos são verdadeiramente deliciosos. Feitos com farinha de amêndoa, não tem glúten e levam a quantidade ideal de chocolate para uma pequena guloseima depois de jantar. O difícil é mesmo não os comer todos de uma vez.


São crocantes por fora e bem húmidos por dentro. Acho que ficam melhores no dia seguinte já que o sabor do coco e do chocolate se intensificam - isto claro está se sobrarem para o dia seguinte! A receita veio daqui. Espero que gostem e experimentem.


Ingredientes:
1+1/4 chávenas de miolo de amêndoa ralado;
1/2 chávena de côco ralado;
1/3 chávena de açúcar amarelo;
30 gr de chocolate negro (usei com 70% de cacau);
1/2 c. (chá) de fermento em pó;
1/2 c. (chá) de extracto de baunilha;
3 c. (sopa) de óleo de côco derretido ( ou outro óleo vegetal);
1 ovo;
1 pitada de sal.

Modo de preparação:
Comece por mistura o miolo de amêndoa com o chocolate grosseiramente picado, o côco, o fermento, o sal e o açúcar e reserve. Noutro recipiente bata ovo até dobrar de tamanho, adicione a baunilha e o óleo de côco derretido. Adicione os ingredientes secos e misture bem. Deixe a massa repousar no frigorífico durante 30 minutos. Passado esse tempo pré-aqueça o forno a 180°C e forre um tabuleiro rectangular com papel vegetal. Faça pequenas bolinhas de massa do tamanho de nozes e acha-te-as ligeiramente com o dedo. Leve a cozer durante cerca de 10 a 12 minutos até começarem a ganhar um pouco de cor. Deixe arrefecer totalmente e guarde num recipiente hermeticamente fechado.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
tempo de preparação: 15min + 30min frigorifico + 12 min cozedura;
nº porções: 20 biscoitos;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: amêndoa, chocolate e côco.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Frittata de frango e legumes

A receita que vos trago hoje é ideal para aproveitamento do que sobra lá por casa numa e noutra refeição. Os ingredientes que uso aqui são apenas sugestivos e vocês podem utilizar os legumes que mais gostarem. Além disso, é uma receita bem saudável e sem glúten.


Para quem não sabe a frittata é uma espécie de omelete de origem italiana em que podemos colocar mais ou menos ingredientes consoante o nosso agrado, ideal para almoços e lanches rápidos. Na minha frittata utilizei sobras de frango, brócolos, cenoura e tomate e polvilhei-a com queijo de cabra. Não liguem muito às quantidades de ingredientes apresentadas já que são apenas sugestivas e como vos disse podem adaptar consoante o vosso agrado. Espero que gostem desta sugestão!


Ingredientes:
200 gr de sobras de frango cozido ou assado;
400 gr de brócolos;
2 cenouras médias;
2 tomates médios;
3 ovos;
3 claras;
125 ml de leite;
1 c. (chá) de alho moído;
1 c. (sopa) de azeite;
sal e pimenta q.b;
queijo de cabra Saloio q.b para polvilhar.

Modo de preparação: 
Pré-aqueça o forno a 180ºC e unte com manteiga um refractário. Corte os brócolos em pedaços e leve-os ao lume em água a ferver durante 2 minutos. Escorra a água e reserve. Num tacho leve ao lume o azeite e o alho, adicione os brócolos escorridos e a cenoura cortada em pequenos pedaços e tempere com sal e pimenta a gosto. Deixe-os saltear ligeiramente e adicione o frango. Deposite tudo no refractário. À parte bata os ovos, as claras e o leite e tempere de sal e pimenta. Deposite o líquido sobre a mistura de frango e legumes. Fatie o tomate e disponha sobre a frittata e, por último, rale o queijo de cabra e polvilhe a gosto. Leve ao forno durante cerca de 30 minutos. Deixe arrefecer e sirva.

Ficha técnica:
prato: principal;
nº porções: 3 a 4;
tempo de preparação: 20min + 30min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: não;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: frango.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Salada quente de batata doce, couve e ovo

Durante os dias atarefados de trabalho não há nada melhor do que ter o jantar pronto pouco mais de trinta minutos. E não estou a falar-vos de omeletes nem ovos mexidos, por muito que goste destas duas últimas opções. Hoje trago-vos uma salada quente de batata doce assada com couve e ovo cozido que se faz num instante e é verdadeiramente deliciosa, leve e reconfortante.


Podem utilizar a couve que mais gostarem - eu optei pela tradicional couve galega já cortada utilizada no caldo verde. Na receita original eram usados ovos estrelados mas optei por fazer com ovos cozidos - eu gosto dos meus não muito cozidos. Acho que ovos escalfados também seriam uma excelente opção. Se não gostarem de batata doce podem optar por usar abóbora assada. Bem sei que não estão habituados a pratos salgados por estas bandas mas nem só de açúcar vive a flor do brownie. Espero que gostem e bons jantares!

Ingredientes:
200 gr de couve cortada em juliana fina (usei caldo verde);
300 gr de batata doce;
2 ovos cozidos;
2 c. (sopa) de azeite;
1 dente de alho picado finamente;
sal e pimenta q.b

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 200ºC e unte um tabuleiro com uma colher de sopa de azeite. Comece por partir a batata doce em pequenos pedaços, coloque no tabuleiro untado e tempere-a com sal. Leve ao forno durante cerca de 20 minutos, mexendo-as a meio do tempo. Entretanto leve ao lume o alho e o azeite restante e salteie a couve até ficar cozinhada. Tempere com sal e pimenta e adicione a batata doce previamente assada. Sirva de imediato com os ovos cozidos fatiados.

Ficha técnica:
prato: salada ou prato principal;
nº porções: 2;
tempo de preparação: 35min;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: batata doce.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Crumble integral de marmelo

Hoje foi dia de crumble por estes lados. Com o cenário meteorológico a vincar a presença do outono, as sobremesas mornas ou quentes sabem lindamente e, como não podia deixar de ser, o crumble está no topo da lista. Pessoalmente gosto dos crumbles com muita fruta e menor quantidade de cobertura crocante cerca de 2/3 para 1/3 mas se vocês preferirem o contrário basta ajustarem a quantidade dos ingredientes ao vosso gosto. Este crumble é feito com marmelos.


Apesar de ser uma fruta utilizada maioritariamente no fabrico de marmelada e geleias, o marmelo é excelente para o crumble já que é bastante resistente ao calor mantendo perfeitamente a sua textura e forma depois de ir ao forno. O seu travo mais ácido contrasta lindamente com o crocante e doçura da cobertura. Eu optei por fazer um crumble não muito doce e com farinha integral mas se forem muito gulosos podem ser optar por aumentar um pouco a quantidade de açúcar e utilizar farinha de trigo normal. E claro está que foi servido com um belíssimo iogurte natural salpicado por um fio de mel. Espero que gostem desta sugestão saudável para um crumble um pouco diferente.


Ingredientes:
Base:
1 kg de marmelos;
1 laranja (sumo e raspa);
1 c. (sopa) de miolo de amêndoa ralado;
2 c. (sopa) bem cheias de açúcar amarelo;
1 c. (chá) de canela;
1 c. (café) de essência de baunilha.

Cobertura:
75 gr de farinha integral;
50 gr de flocos de aveia;
50 gr de açúcar amarelo;
50 gr de manteiga magra gelada;
1 c. (café) de canela;
iogurte natural e mel q.b para servir.

Modo de preparação:
Comece por arranjar os marmelos partindo-os em pequenos pedaços. Deposite-os num forma que possa ir ao forno. Regue-os com o sumo de laranja e de seguida junte-lhes a raspa da laranja. Adicione o açúcar, o miolo de amêndoa ralado, a canela e a baunilha e envolva os pedaços de marmelos uniformemente. Entretanto pré-aqueça o forno a 180ºC. Prepare a cobertura misturando todos os ingredientes com a ponta dos dedos até obter uma massa que se esfarele nos dedos. Deposite a cobertura sobre os marmelos e leve ao forno durante cerca de 20 a 25 minutos. Sirva morno com iogurte natural e um fio de mel por cima.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 6;
tempo de preparação: 35min + 20 min cozedura;
dificuldade: fácil;
apto para crianças: sim;
vegetariano: sim;
ingrediente principal: marmelos.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Brownies de batata doce sem glúten

Hoje trago-vos mais uma receita com batata doce. Bem sei que nem toda a gente gosta mas acredito que com esta receita vão provavelmente mudar de ideias. Imaginam uns brownies de chocolate densos e húmidos com todo o sabor intenso do chocolate mas sem açúcar refinado ou gordura adicionados? Pois bem, estes são os tais!


Estes brownies de batata doce recorrem ao doce das tâmaras e do mel para terem a quantidade de doçura suficiente e recorrem ao miolo de amêndoa e à própria batata doce para terem a humidade suficiente. O resultado é um pequeno quadrado com intenso sabor a chocolate, denso como se de uma trufa se tratasse.


Claro está que estes brownies são muito diferentes dos originais em que as quantidades de gordura e açúcar são abundantes mas se podemos ter o mesmo prazer por muito menos calorias porque não satisfazer o desejo por doces sem pecar?


Além disso estes brownies não têm glúten, utilizando a farinha de arroz. Se possível utilizem cacau e mel de excelente qualidade pois vai fazer toda a diferença. A receita veio daqui. Espero que gostem e experimentem!

Ingredientes:
600 gr de batata doce;
80 gr de miolo de amêndoa;
14 tâmaras descaroçadas;
100 gr de farinha de arroz;
3 c. (sopa) de mel;
4 c. (sopa) de cacau em pó;
1 pitada de sal;
cacau em pó q.b para polvilhar.

Modo de preparação:
Comece por descascar e partir a batata doce em pequenos pedaços e leve a cozer durante cerca de 15 minutos. Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre um tabuleiro rectangular com papel vegetal. Num processador coloque a batata doce, as tâmaras descaroçadas e o mel. Triture tudo até obter uma mistura cremosa. Deite num recipiente e adicione os restantes ingredientes amassado bem com as mãos. Deposite a massa na forma, espalme ao de leve e leve ao forno durante 20 minutos. Deixe arrefecer, parta em quadrados e polvilhe com cacau em pó.

Nota: se não tiver um processador fatie as tâmaras finamente e misture-as com a batata doce esmagada com um garfo.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
tempo de preparação: 40min + 20min cozedura;
nº porções: 20 quadrados;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: batata doce.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolo de batata doce e chocolate

A receita que vos trago hoje traz sabor a outono. Confesso que o outono não é das minhas estações do ano preferidas mas em compensação traz-nos sabores inigualáveis nesta altura do ano como a batata doce e a abóbora, dois alimentos que adoro mas que me sabem muito melhor nesta altura do ano. O bolo que vos trago é feito com batata doce.


Esta receita foi adaptada daqui e na original este bolo é feito com abóbora, por isso deixo à vossa consideração para usarem o que preferirem. O resultado é um bolo bem fofinho e delicioso, carregado de sabor. Apesar de poder parecer estranho o chocolate liga na perfeição com a batata doce. Aliás com o que é que o chocolate não liga? Espero que gostem e experimentem. Se não forem fãs nem de batata doce nem de abóbora podem sempre experimentar fazê-lo com cenoura porque não?


Ingredientes:
500 gr de batata doce cozida e esmagada;
200 gr de açúcar branco;
150 gr de açúcar amarelo;
180 ml de óleo de girassol;
sumo de 2 laranjas;
3 ovos grandes;
330 gr de farinha com fermento;
1 c. (chá) bem cheia de bicarbonato de sódio;
3 c. (chá) de canela;
1 pitada de noz-moscada;
1 pitada de sal;
180 gr de chocolate negro grosseiramente picado.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre com papel vegetal uma forma rectangular. Comece por misturar a farinha com o fermento, a canela, o sal e a noz-moscada e reserve. Num outro recipiente bata os ovos com a batata doce, os açúcares, o sumo de laranja e o óleo até obter uma mistura uniforme. Adicione aos poucos os ingredientes secos sem bater em demasia e, por fim, junte 150 gr do chocolate negro. Deposite a massa na forma e polvilhe com o restante chocolate. Leve a cozer durante cerca de 50 minutos. Deixe arrefecer e corte em quadrados.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 20 quadrados;
tempo de preparação: 30min + 50min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: batata doce.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolo de quinoa chocolate e banana sem glúten

Imaginam um bolo de chocolate denso, húmido, reconfortante e que, ainda por cima, não leva um grão de açúcar nem uma colher de manteiga e é isento de gluten? Pois bem este é o bolo!


Feito com quinoa este bolo de chocolate tornou-se um dos meus pecados sem culpa preferido. Na receita original, não era utilizado qualquer chocolate em tablete mas vocês já sabem que eu não vivo sem chocolate e, além disso, tinha algum receio que o seu sabor apenas com o cacau e a banana esmagada fosse um pouco amargo. Mesmo com um pouco de chocolate extra não se preocupem que este bolinho é mesmo amigo das nossas ancas! Cada fatia ronda cerca de 180 calorias com elevado teor proteico da quinoa e baixo teor de gordura!


E para aqueles que não gostam de quinoa acho que rapidamente vão mudar de ideias. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
2 chávenas de quinoa cozida;
1 banana grande madura esmagada;
3 ovos;
3 c. (sopa) de cacau em pó;
3 c. (sopa) de farinha de arroz ou amido de milho;
1 c. (chá) de canela;
1 c. (chá) de fermento em pó;
100 gr de chocolate negro com cerca de 40% de cacau grosseiramente picado;
1 pitada de sal.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e prepare uma forma de rectangular de silicone. Misture todos os ingredientes excepto o chocolate negro. Verta para uma tigela e envolva os pedaços de chocolate. Deposite na forma e leve ao forno durante cerca de 20 minutos. Deixe arrefecer e desenforme.

Nota: para preparar as 2 chávenas de quinoa cozida leve ao lume 3/4 de chávena de quinoa crua previamente lavada com 1,5 chávenas de água e deixe ferver durante 15 minutos até que a água evapore totalmente.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 8;
tempo de preparação: 10min + 20min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: quinoa.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Trifle de limão merengado

A receita que vos trago hoje é ideal para aqueles dias em que precisamos de algo rápido, simples mas igualmente delicioso. Trata-se de um trifle de limão merengado feito com as deliciosas madalenas Dan Cake.


O seu sabor cítrico intenso lembra um pouco as tradicionais tartes de limão merengadas com a vantagem de dar muito menos trabalho a fazer. Se não tiverem tempo ou se não vos apetecer podem sempre optar por comprar o lemon curd e assim só terão de fazer o merengue. Espero que gostem desta sugestão rápida e simples para um dia atarefado. Se forem muito gulosos façam o dobro do lemon curd para cobrir bem as madalenas.


Ingredientes:
Bolo:
1 embalagem de madalenas Dan Cake;

Lemon curd:
3 gemas;
25 gr de manteiga amolecida;
70 gr de açúcar;
raspa e sumo de 1 limão médio;

Merengue:
3 claras;
3 c. (sopa) de açúcar.

Modo de preparação:
Comece por preparar o lemon curd levando ao lume todos os ingredientes e mexendo até engrossar. Deixe arrefecer totalmente e reserve. Entretanto parta as madalenas Dan Cake em pequenos pedaços e distribua-as por tacinhas individuais ou por uma taça grande. Coloque o lemon curd sobre as madalenas e reserve. Entretanto prepare o merengue batendo as claras em castelo firme. De seguida adicione o açúcar e continue a bater até obter o merengue. Com a ajuda de um saco de pasteleiro deposite pequenas porções de merengue sobre o lemon curd. De seguida queime um pouco o merengue com a ajuda de um maçarico. Leve ao frigorífico até à hora de servir.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 6 a 8;
tempo de preparação: 20 min;
dificuldade: fácil;
apto para crianças: sim;
vegetariano: sim;
ingrediente principal: madalenas Dan Cake.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolo de morangos glaciado

Em pleno mês de setembro e prestes a terminar o verão resolvi trazer-vos uma receita com morangos. Este bolo tem tudo o que mais gosto numa receita - massa fofa e húmida, fruta sumarenta, e uma cobertura crocante.


O resultado foi delicioso mas confesso que tive sérias dúvidas em publicar esta receita já que o desenformar deste bolo não correu tão bem como queria. Como o fiz numa forma redonda de buraco e os morangos largaram bastante suco criando algum caramelo no fundo, acabou por partir-se um pouco.


A cobertura glacé acabou por salvar um pouco o problema. Eu optei por colocá-la ainda com o bolo quente criando-lhe uma humidade extra e depois de fria acaba por ficar bem crocante. De qualquer maneira e mesmo com uma apresentação não tão bonita está pequena maravilha acabou por desaparecer num dia! A receita foi inspirada aqui. Espero que gostem!


Ingredientes:
Massa:
250 gr de farinha com fermento;
150 gr de açúcar branco;
50 gr de açúcar amarelo;
80 ml de óleo vegetal;
250 ml de buttermilk*
1 ovo grande;
350 gr de morangos frescos cortados em pequenos pedaços e envolvidos numa colher de sopa de farinha;
2 c. (chá) de essência de baunilha;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1 pitada de sal;
1 pitada de canela.

Glacé:
120 gr de açúcar em pó;
1/2 c. (chá) de essência de baunilha;
2 c. (sopa) de leite.

*buttermilk: para o fazer coloque algumas gotas de sumo de limão ou vinagre em 250 ml de leite e deixe repousar no frigorífico durante cerca de 30 minutos.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e unte muito bem com manteiga uma forma redonda ou rectangular. Comece por misturar a farinha com o bicarbonato, o sal e a canela e reserve. Bata o ovo com os açúcares até obter um creme esbranquiçado, adicione o óleo, o buttermilk e a baunilha. Envolva a mistura da farinha sem bater em demasia e, por fim, adicione os morangos. Deposite na forma e leve ao forno durante cerca de 50 minutos vigiando sempre. Deixe arrefecer um pouco e desenforme. Entretanto prepare o glacé misturando todos os ingredientes até desfazer bem o açúcar. Deposite sobre o bolo ainda quente e deixe arrefecer totalmente antes de servir.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12 fatias;
tempo de preparação: 20min + 50min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: morangos.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Brownies de Maltesers

A receita que vos trago hoje é imprópria para quem está de dieta ou a tentar portar-se bem depois de umas férias com alguns abusos alimentares. Trata-se de uma receita de brownies cobertos com chocolate negro e Maltesers, aquelas pequenas bolinhas de chocolate que encontramos nas prateleiras laterais sempre que estamos prestes a pagar as nossas compras de supermercado.


Pois bem, não resisti e acabei por trazer uma embalagem XL e como não queria devorá-la de uma assentada optei por confeccionar estes pequenos pecados para partilhar com mais alguns gulosos! Nestes brownies fiz uma receita base de bolo de chocolate ao qual adicionei alguns Maltesers e cobri-o com uma simples ganache de chocolate negro ao qual adicionei mais alguns Maltesers. Muito simples como vêem e o resultado são uns brownies bem húmidos no interior e crocantes por cima. Espero que gostem!


Ingredientes:
200 gr de açúcar amarelo;
2 ovos;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
125 gr de manteiga derretida;
100 gr de farinha;
50 gr de cacau em pó;
1 c. (chá) de fermento em pó;
200 gr de chocolate negro com 70% de cacau;
200 ml de natas;
1 embalagem grande de Maltesers (175gr).

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre um tabuleiro rectangular com papel vegetal. Comece por bater os ovos com o açúcar até obter um creme bem fofo e esbranquiçado. Adicione a manteiga e a essência de baunilha e, por fim, peneire a farinha, o cacau e o fermento para essa mistura envolvendo apenas a massa sem bater em demasia. Junte metade dos Matesers partidos grosseiramente à massa, envolva e deposite no tabuleiro. Leve ao forno durante cerca de 20 a 25 minutos. Retire e deixe arrefecer um pouco. Entretanto prepare a ganache levando ao lume as natas. Quando começarem a ferver retire do lume, junte o chocolate negro partido em pequenos pedaços e mexa bem estar totalmente derretido. Deposite a ganache sobre o bolo e, por último, espalhe os restantes Maltesers partidos grosseiramente. Leve ao frigorífico durante pelo menos 1 hora e na altura de servir desenforme e corte em quadrados.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12;
tempo de preparação: 20min + 20min cozedura + 1h frigorífico;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: Maltesers.

Até breve,


flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolachas de aveia e baunilha recheadas com creme de iogurte e baunilha

A receita que vos trago hoje podemos dizer que é saudável. Aveia, baunilha e iogurte grego nada têm de pecaminoso e estas deliciosas bolachas são realmente a prova disso. É um facto que levam alguma manteiga mas optem por usar manteiga magra que poderão saborear cada dentada com todo o prazer sem um pingo de culpa.


Estas bolachas de aveia e baunilha por sim só já são verdadeiramente deliciosas, daquelas pegajosas por dentro e crocantes por fora, mas o seu recheio de iogurte torna-as verdadeiramente irresistíveis.


Na receita original era utilizado um creme de manteiga como recheio mas optei por fazer com o iogurte grego e confesso que o resultado me agradou bastante. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
Massa:
150 gr de manteiga magra à temperatura ambiente;
1 chávena de açúcar amarelo;
1 ovo;
1 c. (sopa) de essência de baunilha;
1 c. (sopa) de canela em pó;
1 c. (chá) de vinagre branco;
1 pitada de sal;
1 c. (chá) de fermento em pó;
1/2 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
120 gr de farinha integral;
240 gr de flocos de aveia.

Recheio:
250 gr de iogurte grego natural;
1/2 vagem de baunilha;
2 c. (sopa) bem cheias de açúcar em pó;
raspa de meio limão;
1 c. (chá) de canela moída.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre um tabuleiro rectangular com papel vegetal. Misture a farinha com o bicarbonato, o fermento, a canela e o sal. Num outro recipiente bata a manteiga com o açúcar até obter um creme fofo. Adicione o ovo, a baunilha e o vinagre, mexa bem e, por fim, adicione a mistura de farinha envolvendo bem a massa. Por último, adicione a aveia. Com a ajuda de uma colher de sobremesa faça pequenas bolas de massa do tamanho de uma noz e leve ao forno durante cerca de 12 a 15 minutos. Deixe-as arrefecer totalmente antes de recheá-las. Entretanto para o recheio retire as sementes de baunilha da vagem e misture-as com os restantes ingredientes. Leve ao frigorífico durante cerca de 30 minutos e recheie as bolachas.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 15 bolachas recheadas;
tempo de preparação: 30min + 30min frigorífico + 15min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: aveia e baunilha.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolinhos de água

A receita que vos trago hoje é daquelas bem simples que se fazem num abrir e fechar de olhos. Trata-se do bolo de água que é basicamente um bolo parecido com o pão de ló que permite inúmeras utilizações.


Pode ser consumido simples ou pode perfeitamente ser recheado e coberto por um belo chantilly e fruta fresca por exemplo ou por um creme de pasteleiro porque não? É um bolo muito leve e fofo que não leva qualquer gordura que aguenta vários dias com a mesma frescura. Quanto à receita não tem nada que enganar - para o mesmo número de ovos colocam o mesmo número de colheres de sopa de água, farinha e açúcar. Querem mais simples que isto? Podem sempre aromatizá-lo com raspa de limão ou baunilha se assim o desejarem. Eu pessoalmente prefiro-o simples acompanhado de um belo chá! Eu optei por fazer bolinhos individuais mas podem optar por usar uma forma redonda grande, tendo só em conta o tempo de cozedura. Espero que gostem desta sugestão!


Ingredientes:
6 ovos;
6 c. (sopa) de farinha sem fermento;
6 c. (sopa) de açúcar;
6 c. (sopa) de água;
1 c. (chá) de fermento em pó.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga cerca de 8 aros metálicos e coloque-os num tabuleiro forrado com papel vegetal. Se preferir forre o fundo e unte uma forma redonda. Comece por separar as gemas das claras. Bata as claras em castelo e reserve. Bata bem as gemas com o açúcar até obter um creme volumoso e esbranquiçado. Adicione a água e continue a bater. Envolva cuidadosamente a farinha com o fermento alternada com as claras em castelo, não batendo em demasia. Divida a massa pelos aros e leve ao forno durante cerca de 20 minutos. Se fizer numa forma redonda conte com cerca de 35 a 40 minutos no forno espreitando sempre. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 8 bolinhos;
tempo de preparação: 20min + 20min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: água.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Tiramisù gelado de frutos vermelhos e um presente

Recentemente recebi um guloso cabaz de produtos da Dan Cake que me propôs confeccionar algumas receitas doces com os seus ingredientes sob o tema "Prova que é amor".


A Dan Cake já nos habituou aos seus deliciosos mimos doces por isso não se tornou difícil imaginar uma receita com estes produtos. Assim sendo, hoje trago-vos uma variação do tradicional tiramisù. Este é com frutos vermelhos, é gelado e é feito com a torta recheada com frutos silvestres da Dan Cake em lugar dos tradicionais palitos la reine.


O resultado é verdadeiramente delicioso e acho que os apreciadores de frutos vermelhos como eu vão adorar!


Optei por servi-lo com uma redução de frutos vermelhos ainda morna que contrastou na perfeição com o gelado tiramisù mas podem sempre optar por servi-lo simples que é igualmente divinal. Espero que gostem desta sugestão é como vêem não precisamos de muito para "Prova(r) que é amor".


Ingredientes:
Tiramisù:
350 gr de queijo mascarpone;
100 gr de açúcar;
200 ml de natas frescas;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
300gr de frutos vermelhos congelados;
1 torta Dan Cake recheada com frutos silvestres.

Redução de frutos vermelhos (opcional):
100 gr de frutos vermelhos congelados;
2 c. (sopa) de açúcar;
50 ml de água;
algumas gotas de sumo de limão.

Modo de preparação:
Forre uma forma de bolo inglês com película aderente. Bata o mascarpone com o açúcar as natas e a baunilha até obter uma mistura cremosa e uniforme. Adicione os frutos vermelhos e envolva. Entretanto parta fatias de torta com cerca de 1 cm de largura. Monte o tiramisu colocando algumas fatias de torta no fundo, de seguida coloque um pouco do creme de forma a cobrir a torta, volte a colocar fatias de torta e, por fim, cubra com o restante creme. Cubra com a película aderente e leve ao congelador durante cerca de 8 horas. Na altura de servir retire o tiramisu do congelador cerca de 20 minutos antes. Se quiser prepare a redução de frutos vermelhos levando ao lume todos os ingredientes e deixando ferver até começar a espessar um pouco. Sirva morno sobre o tiramisù.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12;
tempo de preparação: 20min + 8h frigorífico;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: torta Dan Cake e frutos vermelhos.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Brownies de curgete sem glúten

Sim leram bem são mesmo brownies de curgete e garanto-vos que são incrivelmente deliciosos. Como se não bastasse são saudáveis com baixo teor de açúcar e gordura e não têm gluten. Optei por usar farinha de arroz mas se quiserem podem utilizar farinha de amêndoa por exemplo.


A curgete, como já sabem, confere uma humidade extra a qualquer preparado e estes brownies não são exceção. O sabor da curgete passa totalmente despercebido. De sabor intenso, estas pequenas maravilhas desfazem-se na boca a cada dentada. Se são iguais aos originais? Não mas garanto-vos que estes também são de comer e chorar por mais sem culpa para o biquíni! Se podemos ter uns brownies húmidos, intensos e viciantes e com muito menos calorias não vale a pena ficarmos com peso na consciência!


A receita foi adaptada daqui. Espero que gostem e experimentem estes tentadores e viciantes quadrados de chocolate.

Ingredientes:
1 curgete média com casca finamente ralada;
80 gr de manteiga derretida;
1 ovo grande;
1/2 chávena de açúcar amarelo;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
1 c. (chá) de fermento em pó;
3/4 chávena de farinha de arroz;
1/3 chávena de cacau em pó;
1 pitada de sal;
75 gr de chocolate negro com 70% de cacau.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre um tabuleiro rectangular com papel vegetal. Comece por misturar a curgete, com a manteiga, o ovo, o açúcar e a baunilha. De seguida adicione a farinha, o cacau, o fermento e o sal e envolva bem. Por fim, junte metade do chocolate grosseiramente picado à massa e deposite no tabuleiro. Cubra a massa com o restante chocolate picado e leve ao forno durante cerca de 20 minutos. Deixe arrefecer e parta em quadrados. 

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12;
tempo de preparação: 15min + 20min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: curgete e chocolate.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Quadrados de doce de leite, chocolate e aveia

A combinação de doce de leite com chocolate é algo de absolutamente irresistível. Nestes maravilhosos quadrados o sabor caramelizado do doce de leite funde-se com o sabor intenso do chocolate negro numa base e cobertura crocante de aveia.


Ideal para gulosos e menos gulosos já que, por estranho que possa parecer, estes deliciosos quadrados não ficam demasiado doces ou enjoativos. Optei por usar chocolate negro com 70% de cacau mas se forem muito gulosos podem sempre colocar chocolate de leite. Se não quiserem utilizar doce de leite podem sempre fazer como na receita original em que são derretidos caramelos de compra (cerca de 35) com natas (cerca de 120 ml). Nesta versão obterão uma camada de caramelo bem mais líquida. Seja como for espero que gostem e experimentem estes quadrados que são de comer e chorar por mais! Aconselho a comerem-nos à temperatura ambiente pois ficam bem mais cremosos, desfazendo-se a cada dentada!


Ingredientes:
150 gr de manteiga derretida;
150 gr de açúcar amarelo;
1 c. (sopa) de essência de baunilha;
125 gr de farinha com fermento;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
90 gr de flocos de aveia finos;
1 pitada de sal;
1 lata de doce de leite ou leite condensado cozido;
175 gr de chocolate negro partido grosseiramente.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre um tabuleiro rectangular com papel vegetal. Comece pela base misturando a manteiga derretida com a baunilha e o açúcar. Adicione a farinha, a aveia, o bicarbonato de sódio e a pitada de sal. Misture bem e forre o fundo da forma com cerca de metade (ou um pouco mais) desta mistura espalmando bem com a ajuda de uma espátula. Leve a cozer durante cerca de 10 minutos. Retire do forno espalhe o doce de leite por cima e alise com uma espátula. Se o doce de leite for muito espesso pode sempre pô-lo durante alguns segundos no microondas para amolecer e ser mais fácil espalhar. De seguida, coloque o chocolate picado e, por fim, esfarele por cima a restante mistura de aveia. Leve de novo ao forno durante mais 15 a 20 minutos. Deixe arrefecer totalmente e parta em quadrados.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12 quadrados;
tempo de preparação: 15min + 30min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: doce de leite e chocolate.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Florentines

As bolachas Florentines ou Florentinas são originárias de Itália e são tradicionalmente confeccionadas na altura do natal devido à sua riqueza de frutos e frutas secas. Confesso que já estava há algum tempo para as confeccionar mas por algum ou outro motivo faltava-me sempre algum ingrediente. Optei por fazer uma versão mais leve apenas com amêndoas laminadas e chocolate negro com 70% de cacau. O único inconveniente desta receita em pleno verão é que ficamos lambuzadas de chocolate por todo o lado!


Crocantes, leves, sem glúten e cobertas de chocolate intenso são um lanche ideal em qualquer altura do ano. Espero que gostem desta sugestão! Podem utilizar se preferirem chocolate de leite ou mesmo chocolate branco ou fazer várias combinações porque não? A receita foi adaptada daqui.


Ingredientes:
1 chávena de amêndoas laminadas;
1 clara de ovo;
1/3 chávena de açúcar em pó;
1 c. (café) de essência de baunilha;
125 gr de chocolate negro com 70% de cacau;
flor de sal q.b para finalizar.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o fornos 180°C e forre com papel vegetal um tabuleiro rectangular. Misture as amêndoas com a clara de ovo, o açúcar em pó e a baunilha. Com a ajuda de uma colher coloque pequenas porções no tabuleiro e espalme-as de forma a dar-lhes um formato arredondado. Leve ao forno durante cerca de 15 a 20 minutos vigiando sempre até ficarem bem lourinhas. Deixe-as arrefece. Entretanto derreta o chocolate negro e cubra uma das faces das bolachas com o chocolate. Leve-as ao frigorífico com o lado do chocolate voltado para cima para que sequem bem. Depois de secas coloque  com a ajuda de um garfo mais uma pequena porção de chocolate na outra face. Salpique com um pouco de flor de sal e leve de novo ao frigorífico até à hora de servir.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 10 bolachas;
tempo de preparação: 20min + 20min cozedura + 20min frigorífico;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: amêndoas e chocolate.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS