RSS

Frittata de frango e legumes

A receita que vos trago hoje é ideal para aproveitamento do que sobra lá por casa numa e noutra refeição. Os ingredientes que uso aqui são apenas sugestivos e vocês podem utilizar os legumes que mais gostarem. Além disso, é uma receita bem saudável e sem glúten.


Para quem não sabe a frittata é uma espécie de omelete de origem italiana em que podemos colocar mais ou menos ingredientes consoante o nosso agrado, ideal para almoços e lanches rápidos. Na minha frittata utilizei sobras de frango, brócolos, cenoura e tomate e polvilhei-a com queijo de cabra. Não liguem muito às quantidades de ingredientes apresentadas já que são apenas sugestivas e como vos disse podem adaptar consoante o vosso agrado. Espero que gostem desta sugestão!


Ingredientes:
200 gr de sobras de frango cozido ou assado;
400 gr de brócolos;
2 cenouras médias;
2 tomates médios;
3 ovos;
3 claras;
125 ml de leite;
1 c. (chá) de alho moído;
1 c. (sopa) de azeite;
sal e pimenta q.b;
queijo de cabra Saloio q.b para polvilhar.

Modo de preparação: 
Pré-aqueça o forno a 180ºC e unte com manteiga um refractário. Corte os brócolos em pedaços e leve-os ao lume em água a ferver durante 2 minutos. Escorra a água e reserve. Num tacho leve ao lume o azeite e o alho, adicione os brócolos escorridos e a cenoura cortada em pequenos pedaços e tempere com sal e pimenta a gosto. Deixe-os saltear ligeiramente e adicione o frango. Deposite tudo no refractário. À parte bata os ovos, as claras e o leite e tempere de sal e pimenta. Deposite o líquido sobre a mistura de frango e legumes. Fatie o tomate e disponha sobre a frittata e, por último, rale o queijo de cabra e polvilhe a gosto. Leve ao forno durante cerca de 30 minutos. Deixe arrefecer e sirva.

Ficha técnica:
prato: principal;
nº porções: 3 a 4;
tempo de preparação: 20min + 30min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: não;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: frango.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Salada quente de batata doce, couve e ovo

Durante os dias atarefados de trabalho não há nada melhor do que ter o jantar pronto pouco mais de trinta minutos. E não estou a falar-vos de omeletes nem ovos mexidos, por muito que goste destas duas últimas opções. Hoje trago-vos uma salada quente de batata doce assada com couve e ovo cozido que se faz num instante e é verdadeiramente deliciosa, leve e reconfortante.


Podem utilizar a couve que mais gostarem - eu optei pela tradicional couve galega já cortada utilizada no caldo verde. Na receita original eram usados ovos estrelados mas optei por fazer com ovos cozidos - eu gosto dos meus não muito cozidos. Acho que ovos escalfados também seriam uma excelente opção. Se não gostarem de batata doce podem optar por usar abóbora assada. Bem sei que não estão habituados a pratos salgados por estas bandas mas nem só de açúcar vive a flor do brownie. Espero que gostem e bons jantares!

Ingredientes:
200 gr de couve cortada em juliana fina (usei caldo verde);
300 gr de batata doce;
2 ovos cozidos;
2 c. (sopa) de azeite;
1 dente de alho picado finamente;
sal e pimenta q.b

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 200ºC e unte um tabuleiro com uma colher de sopa de azeite. Comece por partir a batata doce em pequenos pedaços, coloque no tabuleiro untado e tempere-a com sal. Leve ao forno durante cerca de 20 minutos, mexendo-as a meio do tempo. Entretanto leve ao lume o alho e o azeite restante e salteie a couve até ficar cozinhada. Tempere com sal e pimenta e adicione a batata doce previamente assada. Sirva de imediato com os ovos cozidos fatiados.

Ficha técnica:
prato: salada ou prato principal;
nº porções: 2;
tempo de preparação: 35min;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: batata doce.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Crumble integral de marmelo

Hoje foi dia de crumble por estes lados. Com o cenário meteorológico a vincar a presença do outono, as sobremesas mornas ou quentes sabem lindamente e, como não podia deixar de ser, o crumble está no topo da lista. Pessoalmente gosto dos crumbles com muita fruta e menor quantidade de cobertura crocante cerca de 2/3 para 1/3 mas se vocês preferirem o contrário basta ajustarem a quantidade dos ingredientes ao vosso gosto. Este crumble é feito com marmelos.


Apesar de ser uma fruta utilizada maioritariamente no fabrico de marmelada e geleias, o marmelo é excelente para o crumble já que é bastante resistente ao calor mantendo perfeitamente a sua textura e forma depois de ir ao forno. O seu travo mais ácido contrasta lindamente com o crocante e doçura da cobertura. Eu optei por fazer um crumble não muito doce e com farinha integral mas se forem muito gulosos podem ser optar por aumentar um pouco a quantidade de açúcar e utilizar farinha de trigo normal. E claro está que foi servido com um belíssimo iogurte natural salpicado por um fio de mel. Espero que gostem desta sugestão saudável para um crumble um pouco diferente.


Ingredientes:
Base:
1 kg de marmelos;
1 laranja (sumo e raspa);
1 c. (sopa) de miolo de amêndoa ralado;
2 c. (sopa) bem cheias de açúcar amarelo;
1 c. (chá) de canela;
1 c. (café) de essência de baunilha.

Cobertura:
75 gr de farinha integral;
50 gr de flocos de aveia;
50 gr de açúcar amarelo;
50 gr de manteiga magra gelada;
1 c. (café) de canela;
iogurte natural e mel q.b para servir.

Modo de preparação:
Comece por arranjar os marmelos partindo-os em pequenos pedaços. Deposite-os num forma que possa ir ao forno. Regue-os com o sumo de laranja e de seguida junte-lhes a raspa da laranja. Adicione o açúcar, o miolo de amêndoa ralado, a canela e a baunilha e envolva os pedaços de marmelos uniformemente. Entretanto pré-aqueça o forno a 180ºC. Prepare a cobertura misturando todos os ingredientes com a ponta dos dedos até obter uma massa que se esfarele nos dedos. Deposite a cobertura sobre os marmelos e leve ao forno durante cerca de 20 a 25 minutos. Sirva morno com iogurte natural e um fio de mel por cima.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 6;
tempo de preparação: 35min + 20 min cozedura;
dificuldade: fácil;
apto para crianças: sim;
vegetariano: sim;
ingrediente principal: marmelos.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Brownies de batata doce sem glúten

Hoje trago-vos mais uma receita com batata doce. Bem sei que nem toda a gente gosta mas acredito que com esta receita vão provavelmente mudar de ideias. Imaginam uns brownies de chocolate densos e húmidos com todo o sabor intenso do chocolate mas sem açúcar refinado ou gordura adicionados? Pois bem, estes são os tais!


Estes brownies de batata doce recorrem ao doce das tâmaras e do mel para terem a quantidade de doçura suficiente e recorrem ao miolo de amêndoa e à própria batata doce para terem a humidade suficiente. O resultado é um pequeno quadrado com intenso sabor a chocolate, denso como se de uma trufa se tratasse.


Claro está que estes brownies são muito diferentes dos originais em que as quantidades de gordura e açúcar são abundantes mas se podemos ter o mesmo prazer por muito menos calorias porque não satisfazer o desejo por doces sem pecar?


Além disso estes brownies não têm glúten, utilizando a farinha de arroz. Se possível utilizem cacau e mel de excelente qualidade pois vai fazer toda a diferença. A receita veio daqui. Espero que gostem e experimentem!

Ingredientes:
600 gr de batata doce;
80 gr de miolo de amêndoa;
14 tâmaras descaroçadas;
100 gr de farinha de arroz;
3 c. (sopa) de mel;
4 c. (sopa) de cacau em pó;
1 pitada de sal;
cacau em pó q.b para polvilhar.

Modo de preparação:
Comece por descascar e partir a batata doce em pequenos pedaços e leve a cozer durante cerca de 15 minutos. Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre um tabuleiro rectangular com papel vegetal. Num processador coloque a batata doce, as tâmaras descaroçadas e o mel. Triture tudo até obter uma mistura cremosa. Deite num recipiente e adicione os restantes ingredientes amassado bem com as mãos. Deposite a massa na forma, espalme ao de leve e leve ao forno durante 20 minutos. Deixe arrefecer, parta em quadrados e polvilhe com cacau em pó.

Nota: se não tiver um processador fatie as tâmaras finamente e misture-as com a batata doce esmagada com um garfo.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
tempo de preparação: 40min + 20min cozedura;
nº porções: 20 quadrados;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: batata doce.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolo de batata doce e chocolate

A receita que vos trago hoje traz sabor a outono. Confesso que o outono não é das minhas estações do ano preferidas mas em compensação traz-nos sabores inigualáveis nesta altura do ano como a batata doce e a abóbora, dois alimentos que adoro mas que me sabem muito melhor nesta altura do ano. O bolo que vos trago é feito com batata doce.


Esta receita foi adaptada daqui e na original este bolo é feito com abóbora, por isso deixo à vossa consideração para usarem o que preferirem. O resultado é um bolo bem fofinho e delicioso, carregado de sabor. Apesar de poder parecer estranho o chocolate liga na perfeição com a batata doce. Aliás com o que é que o chocolate não liga? Espero que gostem e experimentem. Se não forem fãs nem de batata doce nem de abóbora podem sempre experimentar fazê-lo com cenoura porque não?


Ingredientes:
500 gr de batata doce cozida e esmagada;
200 gr de açúcar branco;
150 gr de açúcar amarelo;
180 ml de óleo de girassol;
sumo de 2 laranjas;
3 ovos grandes;
330 gr de farinha com fermento;
1 c. (chá) bem cheia de bicarbonato de sódio;
3 c. (chá) de canela;
1 pitada de noz-moscada;
1 pitada de sal;
180 gr de chocolate negro grosseiramente picado.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre com papel vegetal uma forma rectangular. Comece por misturar a farinha com o fermento, a canela, o sal e a noz-moscada e reserve. Num outro recipiente bata os ovos com a batata doce, os açúcares, o sumo de laranja e o óleo até obter uma mistura uniforme. Adicione aos poucos os ingredientes secos sem bater em demasia e, por fim, junte 150 gr do chocolate negro. Deposite a massa na forma e polvilhe com o restante chocolate. Leve a cozer durante cerca de 50 minutos. Deixe arrefecer e corte em quadrados.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 20 quadrados;
tempo de preparação: 30min + 50min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: batata doce.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS