RSS

Bolo de chocolate e romã

Por estes lados a mesa de Natal não está completa se não existir um bolo de chocolate e este ano não foi excepção. Optei por um bolo de chocolate e romãs e todos adoraram. De consistência húmida no interior e um sabor bem intenso a chocolate este bolo fez as delícias de todos os gulosos. Na receita original a romã era usada apenas na decoração mas optei por colocá-la também na massa o que conferiu um contraste interessante no interior uma vez que a romã não se desfaz nem perde a sua textura crocante quando vai ao forno. A receita foi adaptada daqui. Espero que gostem e experimentem e desculpem-me aqueles que ainda estão muito cheios do Natal mas um docinho vem sempre a calhar! Boas festas!



Ingredientes:
Bolo:
225 gr de manteiga;
250 gr de chocolate negro com 70% de cacau;
5 ovos;
225 gr de açúcar amarelo;
100 gr de miolo de amêndoa ralado;
60 gr de farinha com fermento;
1 pitada de sal;
200 gr de sementes de romã.

Cobertura:
150 ml de natas frescas;
100 gr de chocolate negro com 70% de cacau;
1 c. (sopa) de açúcar em pó;
romã q.b para decorar.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e unte e forre uma forma de fundo amovível. Comece derreter o chocolate com a manteiga em banho-maria ou no micro-ondas e reserve. Bata os ovos com o açúcar durante cerca de 6 minutos até duplicarem de volume e ficar com um creme esbranquiçado. Adicione o chocolate derretido envolvendo gentilmente com uma espátula. De seguida adicione a farinha, o miolo de amêndoa e o sal. Por último junte as romãs e deite a massa na forma. Leve ao forno durante cerca de 35 minutos e deixe arrefecer totalmente antes de desenformar. Entretanto prepare a cobertura levando ao lume as natas até ferverem. Deposite-as sobre o chocolate partido em pedaços misturado com o açúcar em pó e mexa bem até estar totalmente derretido. Deixe arrefecer e deposite sobre o bolo. Por fim decore com algumas sementes de romã. Leve ao frigorífico até à hora de servir.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12;
tempo de preparação: 25min + 35min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: chocolate e romã.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolachas de chocolate

Mais um vez trago-vos uma receita de bolachas para esta quadra natalícia. Desta vez são umas deliciosas bolachas de chocolate extra crocantes que são de comer e chorar por mais. A cada dentada sentimos pequenos pedaços de chocolate negro que se derretem na nossa boca. Digo-vos que estas bolachas tornam-se uma das minhas preferidas, se não a melhor receia de bolachas de chocolate que experimentei.


São também uma excelente opção de presente para oferecer neste Natal. Além de serem uma verdadeira tentação são muito fáceis de fazer. Espero que gostem de mais esta sugestão. A receita veio deste blog maravilhoso.

Ingredientes:
220 gr de farinha;
1/2 c. (chá) de fermento em pó;
1/2 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1/2 c. (chá) de sal;
125 gr de manteiga à temperatura ambiente;
125 gr de açúcar branco;
105 gr de açúcar amarelo;
1 ovo;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
175 gr de chocolate negro partido grosseiramente (usei com 40% de cacau).

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre dois tabuleiros com papel vegetal. Bata a manteiga com os açúcares até obter um creme fofo. Adicione o ovo e a baunilha e bata bem. Junte todos os ingredientes secos e misture bem. Por último adicione o chocolate e envolva bem na massa. Faça pequenas bolas e coloque no tabuleiro sem as espalmar e leve a cozer durante cerca de 12 a 15 minutos. Deixe-as arrefecer um pouco antes de retirá-las do tabuleiro. Guarde-as depois de frias numa caixa hermeticamente fechada.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 32 bolachas;
tempo de preparação: 15min + 12min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: chocolate.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolachas de doce de leite recheadas

Mês de dezembro é mês de bolachas e desta vez trago-vos uma receita muito pecaminosa em que o ingrediente principal é o doce de leite! Além de ser um dos ingredientes principais para a massa destas bolachas, o doce de leite é também utilizado para recheá-las, formando umas deliciosas sanduíches. Uma autêntica desgraça como devem imaginar! O recheio é finalizado com uma pitada de flor de sal que lhe dá o remate final equilibrando o sabor caramelizado das bolachinhas. Mas o melhor é mesmo experimentarem! A receita veio daqui. Espero que gostem!



Ingredientes:
Massa:
2,5 chávenas de farinha;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1 pitada de sal;
225 gr de manteiga à temperatura ambiente;
3/4 de lata de doce de leite ou leite condensado cozido;
3/4 chávena de açúcar amarelo;
1/2 chávena de açúcar branco;
2 ovos.

Recheio: 
1/2 lata de doce de leite ou leite condensado cozido;
flor de sal q.b

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre com papel vegetal vários tabuleiros. Comece por preparar a massa misturando a farinha com o bicarbonato de sódio e o sal e reserve. Numa outra taça bata, durante cerca de 3 minutos, a manteiga com o doce de leite e os açúcares. Adicione os ovos um a um. Por fim, adicione os ingredientes secos incorporando bem na massa. Com a ajuda de uma colher de sobremesa deite pequenas porções de massa no tabuleiro e leve ao forno durante cerca de 10 a 15 minutos até estarem cozidos. Deixe-os arrefecer um pouco no tabuleiro antes dos remover. Depois de frios coloque um pouco de doce de leite e um pitada de flor de sal para rechear as sanduíches.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 30 sandwiches;
tempo de preparação: 25min + 15min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: doce de leite.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolachas de aveia, sultanas e nozes

A aproximarmo-nos a largos passos da quadra natalícia não podia deixar de vos trazer uma receita de bolachinhas. Estas são de aveia, sultanas e nozes. Garanto-vos que são um verdadeiro vício, sendo impossível comer só uma! São muito fáceis de confeccionar e a receita rende bastante. Conservam-se muito bem numa caixa hermeticamente fechada durante cerca de uma semana com a mesma qualidade. São um excelente opção para pequenas pausas a meio da manhã ou da tarde e porque não para oferecerem este Natal? Se não gostaram de sultanas podem substituí-las por damascos por exemplo. A receita foi adaptada daqui. Espero que gostem desta sugestão!



Ingredientes:
230 gr de manteiga à temperatura ambiente;
200 gr de açúcar amarelo;
50 gr de açúcar branco;
2 ovos;
1 c. (sopa) de essência de baunilha;
1 c. (sopa) de mel;
190 gr de farinha com fermento;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1,5 c. (chá) de canela moída;
1 pitada de sal;
240 gr de flocos de aveia finos;
140 gr de sultanas pretas;
70 gr de nozes grosseiramente picadas.

Modo de preparação: 
Bata bem a manteiga com os açúcares, adicione os ovos e bata durante cerca de 1 minuto. Adicione a essência de baunilha e o mel e misture bem. Reserve esta mistura. Entretanto numa outra taça misture a farinha, a canela, o sal e o bicarbonato. Adicione a mistura anterior e envolva bem na massa. Junte os flocos de aveia, as sultanas e as nozes. Deixe a massa repousar no frigorífico durante cerca de 10 minutos. Entretanto pré-aqueça o forno a 180ºC e forre com papel vegetal vários tabuleiros. Com a ajuda de uma colher de sobremesa deite pequenas porções de massa nos tabuleiros e leve ao forno durante cerca de 10 a 15 minutos até estarem tostados. Deixe arrefecer um pouco antes dos retirar do tabuleiro e depois de frios guarde-os numa caixa hermeticamente fechada.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: cerca de 50;
tempo de preparação: 20min + 10min frigorífico + 15min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: aveia, sultanas e nozes.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bundt de chocolate com marmoreado de queijo creme

Hoje foi dia de vos trazer um bundt! Desta vez é um bundt bem guloso de chocolate com recheio de queijo creme e cobertura bem intensa de chocolate negro. O resultado é divinal - um bolo denso e húmido de comer e chorar por mais. Gosto especialmente do recheio de queijo creme que confere uma humidade extra ao bolo. A cobertura desta vez ficou com um pouco de grumos como vêm na foto - não consegui arranjar o meu chocolate preferido para culinária e isso fez toda a diferença. De qualquer maneira ficou delicioso!


Eu bem sei que ultimamente só vos tenho trazido receitas de doces mas é mais forte do que eu! E com este tempo frio e chuvoso digam-me lá se não sabe bem ficar a saborear uma belíssima fatia de bolo no lanche da tarde? A receita foi adaptada daqui. Espero que gostem de mais esta sugestão e que experimentem!


Ingredientes: 
Bolo:
225 gr de manteiga;
1/2 chávena de cacau em pó;
1 chávena de água;
3 chávenas de farinha com fermento;
1+3/4 chávena de açúcar;
1+1/2 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
2 ovos;
125 gr de iogurte grego natural;
1 c. (chá) de essência de baunilha.

Recheio: 
250 gr de queijo creme;
1/4 chávena de açúcar;
1 ovo;
1 c. (chá) de essência de baunilha.

Cobertura:
170 gr de chocolate negro partido em pedaços (usei com 70% cacau);
100 ml de natas.

Modo de preparação:
Comece por preparar o recheio misturando todos os ingredientes e reserve. Pré-aqueça o forno a 180ºC e unte com manteiga uma forma bundt ou uma simples forma de buraco. Prepare o bolo levando ao lume num tacho o cacau, a água e a manteiga até que a manteiga derreta por completo e reserve. Entretanto misture a farinha com o açúcar e o bicarbonato. Adicione aos poucos a mistura de cacau envolvendo bem a massa. Adicione os ovos um a um, o iogurte grego e a baunilha até ficar com uma mistura homogénea. Deite metade da massa na forma. De seguida, coloque o recheio de queijo creme e com uma faca faça pequenos oitos para envolver ligeiramente as duas massas. Deposite a restante massa de chocolate e leve ao forno durante cerca de 50 a 60 minutos. Deixe arrefecer durante cerca de 10 minutos na forma e desenforme. Deixe arrefecer totalmente. Entretanto prepare a cobertura levando ao lume as natas até levantarem fervura. Retire do lume. deite sobre o chocolate e mexa até que fique totalmente derretido. Deixe a cobertura solidificar um pouco e deposite sobre o bolo totalmente frio.

Ficha técnica: 
prato: sobremesa;
nº porções: 16 fatias;
tempo de preparação: 40min + 1h cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: chocolate.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Biscoitos Anzac

A receita que vos trago hoje tem origem na Austrália e Nova Zelândia. Segundo consta, estes biscoitos eram feitos pelos familiares dos soldados que combatiam na I Guerra Mundial. Eram posteriormente embaladas e enviadas para as tropas juntamente com a ração de combate. Estes biscoitos são altamente nutritivos e incluem aveia e côco como ingredientes principais. A sua textura crocante torna-se um verdadeiro vício e conservam-se durante bastante tempo numa caixa hermeticamente fechada. São muito fáceis de fazer e tornam-se um excelente lanche para transportar consigo. A receita veio daqui. Espero que gostem!



Ingredientes:
180 gr de flocos de aveia finos;
150 gr de farinha;
150 gr de açúcar;
60 gr de côco ralado;
115 gr de mel;
125 gr de manteiga;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
2 c. (sopa) de água quente.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre 2 ou 3 tabuleiros com papel vegetal. Misture a aveia, a farinha, o côco e o açúcar e reserve. Leve ao lume o mel com a manteiga até derreter. Misture o bicarbonato com a água e adicione à mistura de mel e manteiga. Adicione a mistura líquida aos ingredientes secos e mexa bem. Forme bolinhas, coloque nos tabuleiros e espalme-as ligeiramente com os dedos. Leve a cozer durante cerca de 10 minutos ou até estarem dourados. Deixe arrefecer um pouco antes dos retirar do tabuleiro. Depois de frios guarde-os numa caixa hermeticamente fechada.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: cerca de 36 biscoitos;
tempo de preparação: 15min + 10min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: aveia e côco.

Até breve,


flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Mini naked cake de nutella

Hoje trago-vos um bolo para ocasiões especiais. Trata-se de um "naked cake" que hoje em dia estão muito em voga e que mais não são do que bolos recheados e com cobertura apenas no topo e não em redor. Em termos visuais ficam bem apelativos. No meu caso fiz esta receita em bolinhos individuais mas se preferirem podem usar uma única forma que ficará igualmente delicioso.  Quanto à receita, temos um bolo de chocolate muito fofo como se de um chiffon se tratasse que leva uma cobertura e recheio com um delicioso creme de nutella que, confesso, é uma verdadeira perdição. Este recheio  ficará certamente divinal em macarrons ou mesmo cupcakes. Estes "naked cakes" são finalizados na perfeição com frutos vermelhos frescos que conferem à frescura final aos bolinhos. Esta receita foi adaptada daqui. Espero que gostem e que experimentem!


Ingredientes:
Bolo:
1 chávena de farinha;
1+1/4 chávena de açúcar;
1/2 chávena de cacau em pó;
1/2 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1 c. (chá) de fermento em pó;
1 iogurte grego natural;
1 c. (sopa) de sumo de limão;
75 ml de café forte;
90 ml de óleo de girassol;
2 ovos;
1 c. (sopa) de essência de baunilha.

Recheio e cobertura:
300 gr de chocolate negro com 70% de cacau;
300 gr de nutella;
250 gr de manteiga à temperatura ambiente;
1/3 chávena de cacau em pó;
1 pitada de sal;
1 c. (sopa) de essência de baunilha;
100 gr de açúcar em pó.

Decoração:
150 gr de frutos vermelhos.

Modo de preparação:
Pré- aqueça o forno a 180ºC. Forre o fundo de um tabuleiro com papel vegetal e unte-o com manteiga. Coloque cerca de 7 a 8 aros de 10 cm cada untados com manteiga sobre o tabuleiro e reserve. Se preferir fazer apenas um bolo forre o fundo de uma forma de 22cm com papel vegetal e unte-a com manteiga. Comece por fazer o bolo misturando todos os ingredientes líquidos com o açúcar. De seguida, peneire todos os ingredientes secos e vá adicionando à massa até ficar bem ligada. Distribua a massa pelos aros ou pela forma grande e leve a cozer durante cerca de 25 minutos se forem os aros ou cerca de 40 minutos se for a forma grande. Desenforme e deixe arrefecer totalmente. Prepare o recheio e cobertura batendo todos os ingredientes no processador até obter uma mistura homogénea. Para montar os bolinhos corte-os ao meio, coloque um pouco de recheio e um pouco de cobertura e decore com os frutos vermelhos como vê na foto. Guarde no frigorífico até à hora de servir. 

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 7 a 8 bolinhos;
tempo de preparação: 30min + 30min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: chocolate e nutella.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolo de mel

Dia de descanso é habitualmente dia de bolo aqui por estas bandas. E como sabem gosto bastante de bolos simples, sem grandes complicações, sem muita loiça para lavar. O bolo que vos trago hoje veio da Donna Hay e como ela própria diz é um "melt and mix" cake que se faz num abrir e fechar de olhos. O resultado é um bolo extra-fofo, bem húmido que se derrete na boca com um sabor maravilhoso a mel. Para mim tornou-se um dos meus favoritos para acompanhar com um belo chá. Experimentem e digam-me o que acham. 









Ingredientes:
260 gr de farinha com fermento;
165 gr de açúcar;
125 ml de mel;
155 gr de manteiga derretida;
3 ovos;
200 ml de natas.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e unte com manteiga uma forma redonda com buraco. Bata bem os ovos, as natas, o mel e a manteiga. Por fim adicione o açúcar e a farinha e envolva bem na massa. Leve a cozer durante cerca de 30 a 40 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12 fatias;
tempo de preparação: 15min + 40min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: mel.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolo de pêra e amêndoa

Mais uma vez trago-vos um bolo com fruta da época. A escolhida neste bolo foi a pêra. Eu optei por usar pêra rocha mas podem usar outro tipo de pêra a vosso gosto. Neste bolo a pêra mistura-se com a amêndoa conferindo uma união deliciosa! A sua cobertura crocante e estaladiça de amêndoa finalizam na perfeição este bolo fofo e húmido que é de comer e chorar por mais!



É uma excelente opção para acompanhar um belo chá a meio da tarde. A receita foi adaptada daqui. Espero que gostem de mais esta sugestão e experimentem!

Ingredientes:
Bolo:
175 gr de manteiga amolecida;
150 gr de açúcar;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
2 ovos;
220 gr de farinha com fermento;
1/2 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1 c. (chá) de noz moscada moída;
150 ml de natas;
Raspa e sumo de 1 limão;
50 gr de miolo de amêndoa moído;
3 pêras médias (usei pêra rocha).

Cobertura:
50 gr de manteiga derretida;
50 ml de natas;
100 gr de amêndoa laminada;
50 gr de açúcar amarelo.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º e forre e unte uma forma de fundo amovível. Comece por preparar o bolo batendo a manteiga com o açúcar. Adicione os ovos um a um, metade da farinha com o bicarbonato e a noz moscada, as natas, a raspa de limão e o miolo de amêndoa moído. Por fim adicione a restante farinha e envolva bem na massa e reserve. Entretanto descasque e corte as pêras em fatias finas e coloque o sumo de limão para que não oxidem. Coloque metade da massa do bolo na forma, disponha as pêras por cima e coloque a restante massa. Leve ao forno durante cerca de 40 minutos. Entretanto prepare a cobertura misturando bem todos os ingredientes. o fim dos 40 minutos retire o bolo do forno espalhe a cobertura e volta a levá-lo ao forno por mais 25 minutos até que a amêndoa esteja alourada. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12;
tempo de preparação: 30min + 1h05min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: pêra e amêndoa.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolo de maçã e especiarias com crumble de aveia

Apesar de não parecer, estamos em pleno Outono, época da abóbora, dos marmelos, das castanhas e como não podia deixar de ser das boas maçãs. Eu sou muito suspeita no que toca a maçãs pois é daquelas frutas que consumo diariamente todo o ano e, por norma, tenho sempre uma ou duas na mala para alguma eventualidade e ataque de gula imprevisto! Nesta altura prefiro as reinetas ainda um pouco ácidas, excelentes para assar, purés e para bolos claro está. Hoje trago-vos mais uma receita de bolo de maçã mas desta vez com especiarias e finalizado com uma cobertura crocante de crumble de aveia.



O seu aroma é indiscritível e invade toda a casa enquanto coze no forno. A sua textura fica bem húmida e fofa pois os pedaços de maçã são envolvidos na própria massa.



Apesar do tempo de preparação ser um pouco longo vale bem a pena a espera. Se quiserem enriquecer o crumble podem adicionar algumas nozes - acho que combina lindamente. A receita veio daqui. Espero que gostem de mais esta sugestão!

Ingredientes:
Bolo:
200 gr de manteiga amolecida;
1 chávena de açúcar branco;
1 chávena de açúcar amarelo;
3 ovos;
2 c. (chá) de essência de baunilha;
3 chávenas de farinha com fermento;
2 c. (chá) de canela moída;
1 c. (chá) de cravinho moído;
1/2 c. (café) de noz-moscada;
1/2 chávena de leite;
3 maçãs grandes descascadas e cortadas em pequenos pedaços (usei maçã reineta).

Crumble:
80 gr de manteiga amolecida;
1/2 chávena de açúcar amarelo;
1/2 chávena de flocos de aveia finos;
4 c. (sopa) de farinha;
1 c. (chá) de canela moída.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 170ºC e forre e unte uma forma redonda com cerca de 25 cm (usei de fundo amovível). Comece por fazer o bolo batendo a manteiga com os açúcares até obter uma mistura cremosa. Adicione os ovos um a um e a essência de baunilha. Entretanto misture as especiarias com a farinha e adicione metade desta mistura à massa. De seguida junte o leite e continue a bater e, por ultimo, adicione a restante farinha. Envolva as maçãs cortadas na massa, deposite-a na forma e reserve. Prepare o crumble misturando todos os ingredientes e coloque-o sobre a massa. Leve o bolo ao forno durante cerca de 60 minutos. Ao fm desse tempo espreite-o e baixe o forno para 150ºC e deixe-o cozer por mais 15 a 20 minutos fazendo sempre o teste do palito. Deixe arrefecer um pouco e desenforme-o.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12 fatias;
tempo de preparação: 35min + 80min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: maçã.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Entrevista ao Receitas sem Fronteiras

Foi com muito prazer que recebi o convite do site Receitas sem Fronteiras para dar uma pequena entrevista acerca da flor do brownie. O Receitas sem Fronteiras é uma comunidade que pretende divulgar receitas um pouco de todo o mundo através da sua publicação no seu site. Poderão ver a entrevista na íntegra neste link ou a partir do icon colocado na barra lateral esquerda.
Obrigada Receitas sem Fronteiras.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Brownies de nutella e nozes

Hoje foi dia de trazer uma daquelas receitas que se fazem num abrir e fechar de olhos para aqueles dias em que não temos tempo para quase nada - uns deliciosos brownies com nutella e nozes. 


A nutella é daquelas coisas que dificilmente consigo ter no frigorífico sem que desapareça rapidamente assim que o frasco é aberto. Bem sei que este maravilhoso creme de chocolate e avelãs é "coisa de crianças" mas quem resiste?! Estes brownies são uma excelente opção para uma sobremesa rápida que se faz em menos de 30 minutos e que praticamente não suja quase nenhuma loiça - factor essencial durante aquelas loucas semanas de trabalho! O seu sabor suave a nutella tornam estes pequenos quadrados  uma pequena delícia. São bastante húmidos por dentro por isso deixem-nos arrefecer totalmente antes dos cortarem. 


Decide enriquecê-los um pouco com nozes mas se não tiverem não se preocupem, levem assim ao forno e terão uma excelente sobremesa. Espero que gostem desta sugestão de apenas 3 ingredientes.


Ingredientes:
5 ovos;
1 chávena bem cheia de nutella;
150 gr de nozes grosseiramente picadas;
cacau em pó q.b para polvilhar (opcional).

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre um tabuleiro rectangular com papel vegetal. Leve a chávena de nutella ao micro-ondas para que derreta e reserve. Entretanto bata bem os ovos durante cerca de 5 minutos. Adicione a nutella derretida e bata bem e, por último, adicione as nozes e envolva na massa. Leve ao forno durante cerca de 15 a 20 minutos até estarem cozidos. Deixe arrefecer totalmente corte em quadrados e polvilhe com cacau em pó na altura de servir.

Ficha técnica: 
prato: sobremesa;
nº porções: 16 quadrados;
tempo de preparação: 10min + 20min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: nutella.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Parrameiros

O que vos trago hoje são parrameiros. Para quem não sabe os parrameiros são um pão doce com canela e erva-doce em forma de ferradura que se encontram um pouco por todo o país mas originários da zona saloia. Tradicionalmente eram oferecidos a familiares, amigos e pela vizinhança. São bolos que se conservam por muitos dias e, apesar de serem um pouco trabalhosos, valem bem a pena. Pessoalmente prefiro-os passados um ou dois dias de serem feitos - o seu sabor a canela fica bem mais intenso. Podem servi-los simples ou com manteiga. São uma verdadeira maravilha. Espero que gostem! Esta receita veio mais uma vez dos primórdios da Teleculinária.



Ingredientes:
1 kg de farinha de trigo peneirada + 100 gr para o fermento;
60 gr de fermento de padeiro;
1/2 chávena de água tépida para o fermento;
75 gr de manteiga;
350 gr de açúcar;
1 c. (sopa) de canela;
1 c. (chá) de erva-doce moída;
2 ovos batidos + 1 ovo para pincelar;
raspa de 1 limão;
1,5 chávena de água morna;
1 pitada de sal;
farinha q.b para polvilhar.

Modo de preparação: 
Comece por preparar o fermento deitando as numa tigela as 100 gr de farinha com o fermento e a meia chávena de água tépida. Amasse muito bem, faça uma bola, polvilhe com farinha dê-lhe um golpe em cruz, cubra com um pano e deixe levedar por 15 minutos. Numa tigela grande deite 1kg de farinha, o açúcar, a manteiga, a canela, a erva-doce e a raspa de limão. Amasse bem e adicione os ovos batidos, o sal, a água morna e o fermento preparado. Amasse muito bem como se de pão se tratasse. A massa deve ficar elástica e numa consistência um pouco mais rija do que a da massa de pão. Depois de bem amassada e a descolar-se do fundo da tigela, faça uma bola, polvilhe com farinha, faça-lhe uma cruz, cubra com um cobertor e deixe levedar em local quente durante umas duas horas até duplicar de tamanho. Depois de levedada volte a amassá-la para ficar bem ligada forme bolas e dê-lhes o formato de ferradura (pode espalmar a bola, dobrá-la em meia-lua e esticar ligeiramente as pontas para dentro). Coloque-os num tabuleiro polvilhado com farinha, cubra com um pano e deixe-os levedar mais um pouco. Pincele com o ovo batido e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 25 minutos. Deixe-os arrefecer e guarde-os em sacos de pano.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: cerca de 40;
tempo de preparação: 30min + 3h a levedar + 25 min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: canela e erva-doce.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Quadrados de abóbora e aveia

Mais uma vez trago-vos uma receita com abóbora. Acho que nenhum outro ingrediente me lembra tanto o outono como a abóbora. 


Seja em doces ou em pratos salgados, a abóbora permite-se às maiores invenções culinárias. Estes quadrados são simplesmente divinais e tornam-se um verdadeiro vício. São constituídos por 3 camadas - uma base crocante com aveia, um recheio cremoso de puré de abóbora repleto de especiarias e uma cobertura tipo crumble que usa a mesma massa da base. 


O resultado desapareceu em menos de 24h com a certeza de uma repetição futura da receita. A receita foi adaptada daqui. Espero que gostem!

Ingredientes:
Base e cobertura:
1 e 1/4 chávena de farinha;
1 e 1/4 chávena de flocos de aveia finos;
1/2 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1/2 c. (chá) de sal;
1/2 chávena de açúcar branco;
1/2 chávena de açúcar amarelo;
170 gr de manteiga derretida;
1 c. (chá) de essência de baunilha.

Recheio:
600 gr de abóbora cozida e reduzida a puré;
1/4 chávena de açúcar amarelo;
1/4 chávena de açúcar branco;
1 c. (chá) de canela moída;
1/2 c. (chá) de noz-moscada em pó;
1/4 c. (chá) de gengibre em pó;
1 ovo;
1 gema;
1/2 c. (chá) de essência de baunilha;
1/3 chávena de leite.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre um tabuleiro rectangular com papel vegetal. Comece por preparar a base misturando a farinha com a aveia, os açúcares, o sal, o bicarbonato de sódio. Adicione a baunilha e a manteiga derretida e misture bem. Forre o fundo do tabuleiro com metade desta massa calcando bem com os dedos e leve ao forno durante cerca de 15 minutos. Entretanto prepare o recheio batendo os açúcares com o ovo e a gema, a canela, a noz-moscada, o gengibre e a baunilha. Por último adicione o puré de abóbora e o leite misturando bem. Passados os 15 minutos de cozedura da base coloque o recheio sobre a base e leve novamente ao forno durante mais 15 minutos. Ao fim desse tempo coloque sobre o recheio a cobertura esfarelando-a para que cubra todo o tabuleiro. Leve novamente ao forno por mais 20 minutos até que a cobertura esteja dourada. Deixe arrefecer totalmente e leve ao frigorífico por mais 1 ou 2h antes de cortar os quadrados. 

Ficha técnica: 
prato: sobremesa;
nº porções: 16 quadrados;
tempo de preparação: 30min + 50min cozedura + 1h frigorífico;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: abóbora.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bundt glaciado de laranja e curgete

Nunca tinha feito um bolo com courgette. Já tinha experimentado várias vezes a beterraba em bolos mas curgete foi uma estreia para mim. A sua textura húmida confere uma humidade extra ao bolo deixando-o bem macio. Além disso permite usar uma quantidade de manteiga um pouco menor. Quanto ao sabor e para os que torcem o nariz à courgette não se preocupem que nem se nota. Visualmente vêem-se umas pintinhas verdes já que deixei um pouco de casca mas se preferirem podem tirar toda a casca. 



E finalmente voltei a fazer um "bundt" que já não fazia há muito tempo. Se não tiverem destas formas não se preocupem, utilizem uma forma normal com buraco. A combinação com a laranja torna este bolo excelente para um belo lanche. 


A receita adaptei-a daqui. Quanto à cobertura glacé optei por fazer apenas meia receita da original mas se quiserem e forem mais gulosos dupliquem os ingredientes da cobertura que são aqui mencionados.

Ingredientes:
Bolo:
3 chávenas de curgete ralada;
2,5 chávenas de farinha;
2,5 c. (chá) de fermento em pó;
1/2 c. (chá) de canela;
3 ovos grandes;
250 gr de açúcar;
170 gr de manteiga derretida;
raspa e sumo de 1 boa laranja.

Cobertura:
1/2 chávena de açúcar em pó;
1 c. (chá) de raspa de laranja;
1 a 2 c. (sopa) de sumo de laranja;
raspas de laranja q.b para decorar.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma "bundt" ou outra redonda com buraco. Comece por espremer a courgette ralada num passador para retirar o excesso de água (cortei parte da casca para que o bolo não ficasse demasiado verde). Mistura a farinha com o fermento e a canela e reserve. Bata os ovos com o açúcar, adicione a manteiga derretida, a courgette e o sumo e a raspa da laranja. Aos poucos adicione a mistura da farinha e envolva bem na massa. Leve a cozer durante cerca de 50 a 60 minutos. Deixe arrefecer 10 minutos dentro da forma e desenforme. Deixe-o arrefecer. Entretanto prepare a cobertura adicionando as raspas e o sumo de laranja ao açúcar em pó mexendo sempre até obter a consistência desejada. Se achar a cobertura muito líquida adicione mais um pouco de açúcar em pó. Se achar a cobertura muito espessa adicione mais um pouco de sumo de laranja. 

Ficha técnica:
prato: sobremesa,
nº porções: 12;
tempo de preparação: 30min + 1h cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: laranja e curgete.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Raivas à antiga

Hoje trago-vos uma receita bem antiga de uns biscoitos que sempre me lembro de comer. Talvez tenha uns 30 anos e era de uma daquelas "Teleculinária" iniciais que a minha mãe guardava com todo o cuidado. Não sei de onde vem o nome raivas à antiga mas o que vos posso dizer é que estes pequenos biscoitos amanteigados com um suave aroma a limão se desfazem na boca e ainda fazem as delícias de quem os prova. São excelentes com um bom chá a qualquer hora do dia. Esta receita rende bastante mas este biscoitos conservam-se impecavelmente por vários dias numa caixa hermeticamente fechada. Espero que gostem de mais esta sugestão e se alguém souber da origem deste nome seja muito bem vindo para nos esclarecer!




Ingredientes:
700 gr de farinha;
300 gr de manteiga à temperatura ambiente;
250 gr de açúcar;
raspa de 2 limões;
1 c. (chá) de fermento em pó;
2 ovos;
2 gemas;
1 gema batida para pincelar;
açúcar q.b para polvilhar.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e unte dois ou três tabuleiros com manteiga. Misture a farinha com o açúcar e o fermento, adicione a manteiga à temperatura ambiente, os 2 ovos e as 2 gemas e a raspa dos limões. Amasse bem com as mãos até obter uma massa uniforme. Molde pequenas bolinhas, coloque-as no tabuleiro espalme-as ligeiramente com os dedos, pincele com a gema batida e coloque um pouco de açúcar por cima. Leve a cozer durante cerca de 15 minutos mas verifique sempre para não queimarem. Depois de frios guarde-as numa caixa hermeticamente fechada.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: cerca de 50 biscoitos;
tempo de preparação: 20min + 15 min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: limão.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Brownies cheesecake de abóbora

A receita que vos trago hoje junta dois ingredientes deliciosos e bem versáteis nas nossas cozinhas - o chocolate claro está que não podia faltar e a abóbora que me lembra sempre estes dias de chuva de início de outono. Assim sendo, hoje trago-vos uns brownies cheesecake de abóbora constituídos por 3 camadas - uma base de chocolate intensa e húmida seguida de uma camada marmoreada de cheesecake de abóbora com um suave aroma a canela e, por último, para a "desgraça total", uma cobertura de chocolate negro. O resultado é de lamber os dedos literalmente. Não se esqueçam de usar um chocolate negro de boa qualidade com um teor de cacau elevado. A receita original veio daqui e adaptei-a ligeiramente. Fiz um pouco mais da camada de cheesecake mas coloquei o mesmo açúcar - não estranhem serem só 50 gr nessa camada, garanto-vos que fica bem doce! Espero que gostem desta sugestão e que provem!



Ingredientes: 
Base:
110 gr de chocolate negro (usei com 70% de cacau);
170 gr de manteiga;
250 gr de açúcar;
3 ovos grandes;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
1 pitada de sal;
130 gr de farinha com fermento.

Cheesecake:
200 gr de queijo creme;
600 gr de abóbora crua;
50 gr de açúcar;
1 c. (café) de canela moída;
1 c. (café) de essência de baunilha.

Cobertura;
110 gr de chocolate negro (usei com 70% de cacau);
70 ml de natas frescas.

Modo de preparação:
Comece por arranjar a abóbora e leve-a a cozer em pouca água. Depois de cozida esmague-a com um garfo e escorra-a bem com a ajuda de uma peneira para retirar todo o excesso de água. Passe pela varinha mágica para obter uma mistura mais cremosa e reserve. Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre um tabuleiro rectangular com papel vegetal. Comece pela base de chocolate levando a derreter ao micro-ondas o chocolate partido em pedaços e a manteiga. Entretanto bata o açúcar com os ovos, a essência de baunilha, o sal, adicione o chocolate derretido e por último a farinha não batendo em demasia. Coloque a massa no tabuleiro e reserve. Entretanto bata o queijo creme, com o puré da abóbora, o açúcar, a canela e a baunilha. Coloque colheres de cheesecake sobre a massa de chocolate e com a ajuda de uma faca crie um efeito marmoreado entre as duas massas. Leve ao forno a cozer durante cerca de 25 a 30 minutos. Deixe arrefecer e prepare a cobertura levando as natas ao lume até ferver. Retire-as do lume e deposite sobre o chocolate partido em pedaços e mexa sempre até derreter totalmente. Deposite a cobertura sobre o brownie e leve ao frigorífico. Na altura de servir corte o brownie em quadrados.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12 quadrados;
tempo de preparação: 35min + 25min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: abóbora e chocolate.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolo crumble de maçã

Por norma o domingo é sinónimo de bolo e este não foi excepção. O tempo chuvoso e instável não convida a grandes passeios, por isso resolvi ligar o forno e fazer esta receita que, apesar de morosa e um pouco trabalhosa, vale bem a pena a espera. Sou fã de bolo de maçã e este bolo crumble de maçã é um dos melhores que já comi até hoje. É constituído por três camadas deliciosas - uma base crocante, um recheio húmido e cremoso de maçãs e, por último, um crumble perfumado com canela que finaliza na perfeição este bolo. Cada camada vai à vez ao forno por isso sigam à risca os tempos de cozedura.


Prefiram as maçãs biológicas e da época que são repletas de sabor. Eu usei maçãs vermelhas mas podem usar outras da vossa preferência desde que estejam firmes. A receita veio deste maravilhoso canto. Espero que gostem desta sugestão! Aceitam uma fatia?



Ingredientes:
Bolo:
200 gr de farinha;
150 gr de açúcar branco;
1 c. (chá) de fermento em pó;
100 gr de manteiga fria cortada em pedaços.

Recheio:
3 maçãs médias descascadas e cortadas em meias-luas;
2 ovos grandes;
200 ml de natas;
1 iogurte natural;
100 gr de açúcar amarelo;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
1 pitada de sal.

Crumble:
120 gr de farinha;
140 gr de açúcar branco;
80 gr de manteiga derretida;
1/2 c. (chá) de canela moída;
1 pitada de sal;
açúcar em pó q.b para polvilhar.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre com papel vegetal o fundo de uma forma de fundo amovível e unte-a com manteiga. Comece por preparar o bolo misturando num processador ou com a ponta dos dedos a farinha com o açúcar, o fermento e a manteiga gelada até obter uma massa arenosa. Coloque 3/4 desta massa na forma espalhando-a por todo o fundo e cerca de 1 cm de altura nas laterais sem pressionar. Coloque por cima as maças fatiadas e, de seguida, a restante massa esfarelando-a por cima sem pressionar. Leve ao forno durante cerca de 20 minutos. Entretanto faça o recheio batendo os ovos com as natas, o iogurte, o açúcar amarelo, a baunilha e a pitada de sal e reserve. Assim que tiverem passados os 20 minutos retire o bolo do forno e verta o recheio cuidadosamente. Leve novamente ao forno durante mais 20 minutos. Por fim prepare o crumble misturando com a ponta dos dedos a farinha com o açúcar, a canela e o sal e por último adicione a manteiga derretida. Leve ao frigorífico até à hora de usar. Depois do bolo cozinhado por mais 20 minutos retire do forno e esfarele o crumble por cim. Leve uma terceira vez ao forno mais 20 minutos. Deixe arrefecer e desenforme. Sirva frio polvilhado com açúcar em pó. 

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12;
tempo de preparação: 30min + 1h cozedura;
dificuldade: média;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: maçã.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Quadrados de caramelo

Hoje trago-vos mais uma receita da Donna Hay. Quem me acompanha aqui no blog sabe como eu gosto das receitas dela, não só por serem simples mas acima de tudo por serem deliciosas e resultarem sempre bem. A sugestão de hoje é imprópria para quem está de dieta a não ser que seja o "dia da asneira"! Estes quadrados de caramelo são compostos por 3 camadas divinais: uma base de biscoito caseiro crocante, um recheio de caramelo feito com leite condensado que vai ao lume e depois ao forno e por último uma cobertura de chocolate negro que contrasta na perfeição com o caramelo.  O resultado é divinal. É ideal para festas de crianças ou mesmo para oferecer. Como é uma pequena bomba calórica optei por cortar quadrados um pouco mais pequenos para que o remorso seja menor ;)! Espero que gostem de mais esta sugestão! A receita foi ligeiramente adaptada daqui.




Ingredientes: 
Base:
150 gr de farinha;
50 gr de miolo de amêndoa ralado;
75 gr de açúcar amarelo;
100 gr de manteiga derretida.

Recheio de caramelo:
125 gr de manteiga;
2 latas de leite condensado;
100 gr de mel ou "golden syrup".

Cobertura:
300 gr de chocolate negro (usei com 70% cacau).

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre uma forma rectangular com papel vegetal. Comece por fazer a base misturando a farinha com o miolo de amêndoa e o açúcar amarelo e, por último, a manteiga derretida. Espalhe a base no tabuleiro com a ajuda de uma colher, espalmando-a bem. Leve ao forno durante cerca de 15 minutos, retire e reserve. Entretanto baixe o forno para 160ºC. Prepare o recheio levando ao lume médio o leite condensado, o mel e a manteiga mexendo sempre durante cerca de 8 minutos até a manteiga estar toda derretida e o recheio espessar um pouco. Deposite sobre a base e leve de novo ao forno durante cerca de mais 15 minutos até ficar dourado. Retire do forno, deixe arrefecer um pouco e leve ao frigorífico durante cerca de 30 minutos. Por fim derreta o chocolate em banho-maria e deposite sobre o recheio de caramelo. Leve de novo ao frigorífico até solidificar e corte em pequenos quadrados antes de servir.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 20 a 30 quadrados dependendo do tamanho;
tempo de preparação: 20min + 40min cozedura + 1h frigorífico;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: leite condensado.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Crumble integral de ameixa e maçã

Hoje foi dia de fazer um crumble aqui por estes lados. Os crumbles são excelentes opções para usar alguma fruta em excesso que tenha por casa e acabam por ser uma opção de sobremesa bem mais saudável. A textura suave da fruta assada e extremamente doce combina lindamente com uma massa areada tipo biscoito por cima. Este crumble fiz com ameixas e maçãs mas podem usar outra fruta que mais gostem. A receita original usava apenas ameixas mas acho que a maçã crocante e ácida contrasta bem com a suavidade das ameixas. 



Além do mais esta é a versão saudável que não fica muito doce mas acho que será o suficiente. Aos mais gulosos aconselho uma bola de gelado de nata ou baunilha por cima. A receita foi adaptada daqui. Espero que gostem desta receita com cores de verão!



Ingredientes:
Recheio:
750 gr de ameixas maduras (usei vermelhas e amarelas);
2 maçãs grandes;
3 c. (sopa) bem cheias de açúcar amarelo;
1 c. (sopa) de amido de milho;
1 c. (chá) de canela;
sumo de meio limão.

Crumble:
3/4 chávena de flocos de aveia;
3/4 chávena de farinha integral;
1/3 chávena de açúcar amarelo;
70 gr de manteiga à temperatura ambiente;
1 c. (chá) de canela;
1 pitada de sal;
1 iogurte natural.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Comece por cortar a fruta em pedaços, deixando a pele e coloque num tabuleiro que possa ir ao forno. Regue com o sumo de limão. Numa tigela misture o açúcar amarelo, o amido de milho e a canela e deposite sobre a fruta envolvendo-a bem. Para o crumble misture a farinha com a aveia, o açúcar, o sal e a canela. Adicione a manteiga e o iogurte e amasse com os dedos. Deposite o crumble sobre a fruta esfarelando-o com os dedos e leve a cozer durante cerca de 25 a 30 minutos. Sirva morno ou frio, simples ou com gelado de baunilha ou nata.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 8;
tempo de preparação: 20min + 25min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: ameixa e maçã.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolo de banana e chocolate - versão saudável

Numa altura em que a procura por uma alimentação mais saudável e cuidada a pensar no nosso bem estar está no seu auge, nada melhor do que uma versão saudável de um bolo que é dos meus preferidos - bolo de banana e chocolate. E sim é mesmo saudável! Com baixo teor de gordura e açúcar, este bolo húmido e denso torna-se uma verdadeira tentação para os apreciadores desta combinação de sabores. Esta receita foi adaptada daqui. Podem fazer em formato bolo ou mesmo muffins conforme o vosso gosto. Quanto ao "buttermilk" utilizado na receita se não o encontrarem no mercado podem sempre confeccioná-lo colocando num copo de leite uma colher de sopa de sumo de limão e deixem-no repousar durante 30 minutos. Obterão o mesmo resultado. Espero que gostem de mais esta sugestão aqui no blog!



Ingredientes: 
200 gr de farinha;
110 gr de farinha integral;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1 pitada de sal;
4 c. (sopa) de mel;
100 gr de açúcar amarelo;
3 bananas grandes;
4 c. (sopa) de iogurte natural magro;
1 ovo;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
180 ml de "buttermilk";
150 gr de chocolate negro grosseiramente picado (usei com 70% de cacau).

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 200ºC e forre uma forma de bolo inglês com papel vegetal. Comece por misturar os ingredientes secos - as farinhas, o bicarbonato e o sal e reserve. Numa outra taça coloque o ovo, o mel, o açúcar amarelo, o iogurte e a baunilha e bata tudo. De seguida adicione 2 bananas esmagadas, e o "buttermilk" e, por fim, a mistura das farinhas sem bater em demasia. À massa adicione 2/3 do chocolate negro, envolva bem e deposite na forma. Coloque por cima a banana cortada em rodelas e, por fim, o restante chocolate. Leve a cozer durante cerca de 5 minutos a 200ºC e de seguida baixe o forno para 180ºC e deixe cozer por mais 40 a 50 minutos vigiando sempre. Deixe arrefecer totalmente e sirva.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12 fatias;
tempo de preparação: 20min + 50min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: não;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: banana e chocolate.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolachas de limão e azeite

Mais uma vez trago uma receitas de bolachas aqui no blog. As bolachas são sempre uma presença constante cá por casa e se forem caseiras melhor ainda. Já tinha esta receita guardada há algum tempo e o que me chamou a atenção foi o facto de serem feitas com azeite e não com manteiga, tornando-a mais saudável. O resultado foram umas bolachas muito crocantes daquelas que espalham migalhas por todo o lado de sabor a limão e que não conseguimos parar de comer! A receita veio daqui. Espero que gostem e experimentem! Esta receita rende bastante e estas bolachas conservam-se com igual textura numa caixa hermética durante 4 ou 5 dias. Isto claro está se durarem até lá! 




Ingredientes:
2 chávenas de farinha;
1 chávena de açúcar;
1 pitada de sal;
1/2 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
3/4 chávena de azeite com baixo grau de acidez;
2 limões pequenos (raspa e sumo);
1 c. (chá) de essência de baunilha;
açúcar q.b para enrolar as bolachas.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre com papel vegetal 2 ou 3 tabuleiros. Comece por misturar os ingredientes secos numa tigela - farinha, açúcar, sal e bicarbonato de sódio. Numa outra tigela misture o azeite com a raspa e o sumo dos 2 limões e a baunilha. Adicione os ingredientes líquidos aos sólidos e misture até obter uma massa arenosa. Faça bolinhas de massa e passe-as pelo açúcar e coloque no tabuleiro afastados uns dos outros. Leve a cozer durante cerca de 15 minutos. Deixe arrefecer totalmente e guarde-as numa caixa hermeticamente fechada.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 2 a 3 dúzias dependendo do tamanho;
tempo de preparação: 20min + 15min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: limão e azeite.

Até breve

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Pudim de pão e chocolate com...donuts!

A preguiça instalou-se aqui por estas bandas e esta receita que vos trago hoje é bem o reflexo disso. De tão simples que é, confesso que hesitei em publicá-la. Mas este pudim é realmente delicioso e pecaminoso e achei por bem não ser só eu cometer o pecado da gula. Bem sei que é época de praia, férias, corpos que se querem perfeitos mas um dia não são dias e este pudim serviu as delícias de quem o comeu e só sobraram os vestígios. No meu caso fiz com donuts glacé que tinham 1 dia mas podem fazê-lo com croissants, pães de leite, brioches ou simplesmente pão. Neste último caso podem aumentar um pouco a quantidade de açúcar. É importante que, independentemente do que usarem, não seja do próprio dia. Se usarem donuts embalados individualmente tirem-nos da embalagem e deixem-nos ao ar durante 1 ou 2 dias. Esta receita é muito simples e permite ter uma sobremesa maravilhosa para aquelas visitas inesperadas. Não podem é estar de dieta! Podem sirvo-lo simples ou com uma bola de gelado. Espero que gostem da sugestão!



Ingredientes:
6 donuts glacé com 1 ou 2 dias;
2,5 chávenas de leite;
1/2 chávena de açúcar;
raspa de 1/2 limão;
1 c. (chá) de canela;
3 ovos;
1 pitada de sal;
100 gr de chocolate negro com 70% cacau partido em pedaços;
açúcar em pó q.b para polvilhar.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Num tabuleiro coloque os donuts partidos em quatro, coloque 2/3 do chocolate e reserve. Bata com uma vara de arames o leite com o açúcar, os ovos, a raspa de limão, o sal e a canela. Deposite esta mistura sobre os donuts. Espalhe o restante chocolate por cima, deixe repousar 5 minutos e leve ao forno durante cerca de 40 minutos. Sirva morno ou frio polvilhado com açúcar em pó.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 6 a 8 porções;
tempo de preparação: 10min + 40min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: não;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: donuts.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS