RSS

Pudim de folar

Depois de uma época festiva, nem sempre sabemos o que fazer com a comida que teima em arrastar-se durante os dias seguintes. Outras vezes dias comemorativos imediatamente a seguir e não sabemos o que cozinhar. Deixo então uma sugestão para o folar de Páscoa que possa sobrar (no meu caso a quantidade não foi suficiente para fazer esta receita, daí não ter colocado foto neste post!). Este pudim tem a vantagem de poder ser enriquecido consoante o tipo de folar que usamos. Podem fazê-lo em forminhas individuais também.

Ingredientes: 
3 a 4 fatias de folar doce;
500 ml de leite;
3 ovos;
casca de 1 limão;
1 pau de canela;
açúcar q.b;
manteiga q.b

Modo de preparação:
Leve o leite a ferver com a casca de limão e o pau de canela e reserve. Unte um recipiente que possa ir ao forno com um pouco de manteiga e deposite as fatias de folar partidas (não parta em bocados muito pequenos). Ao leite fervido adicione os ovos um a um e bata bem. Adicione depois o açúcar (varia conforme os folares mas coloquei uma colher de sopa por cada fatia). Deposite sobre o folar e leve ao forno a dourar durante cerca de 20 minutos.

Nota: pode adicionar outros ingredientes ao pudim, nomeadamente café, nozes, sultanas ou mesmo maçãs fatiadas. Tudo depende da riqueza do folar e do gosto de cada um.

Até breve,
flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Folar rústico

Todos os anos pela altura da Páscoa é habitual a minha mãe fazer um folar. Quer dizer, um só não, vários, que se conservam dias a fio, mantendo a mesma frescura e aroma que no primeiro dia. Trata-se  de um folar bem rústico com um sabor totalmente diferente de todos os outros folares que já provei. A sua massa é densa e o doce mistura-se com os tradicionais sabores de canela e erva-doce. Este folar leva também o tradicional ovo cozido. Apesar de ter uma preparação demorada, vale bem a pena todo o tempo que se espera. Mais uma vez, este ano a tradição manteve-se e o folar esteve presente na mesa da Páscoa.


Ingredientes: 
1 Kg de farinha de trigo peneirada (mais 100 gr de farinha para o fermento);
60 gr de fermento padeiro;
1/2 ch. de água tépida;
75 gr de manteiga;
350 gr de açúcar;
1 c. (sopa) de canela;
1 c. (chá) de erva-doce em pó;
raspa de 1 limão;
sal;
1,5 ch. de água morna;
farinha para polvilhar;
3 ovos;
4 ovos cozidos.

Modo de preparação:
Prepare o fermento juntado-o às 100 gr de farinha e à água tépida. Amasse bem, faça uma bola e polvilhe com farinha, dê-lhe um golpe em cruz, tape com um pano e deixe levedar durante 15 minutos. Misture bem a farinha com a manteiga, a canela, a erva-doce e a raspa de limão. Junte os 2 ovos levemente batidos, o sal, a água morna e o fermento. Amasse muito bem como se se tratasse de pão (a consistência deve ser elástica mas firme). Forme uma bola com a massa, polvilhe com farinha faça-lhe uma cruz e tape o recipiente com um cobertor colocando-o em local quente para levedar durante umas horas até ter duplicado de tamanho. Amasse novamente a massa para ligar bem e divida-a em 4 bolas. Espalme ligeiramente cada uma das bolas e coloque um ovo cozido em cada uma. Pode colocar uma cruz feita com a massa por cima de cada ovo. Deixe-os levedar mais um pouco cobertos por um pano. Pincele com um ovo batido cada um deles e leva a cozer em forno bem quente até estarem bem dourados.

Nota: os folares devem levedar sempre num ambiente aquecido.

Até breve,
flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Cestinhos com ervilhas, bacon e ovo

Hoje resolvi apresentar uma receita que é conhecida de todos mas ligeiramente reformulada e adaptada a uma ocasião especial ou a uma época festiva como é agora a Páscoa. Acho que é uma excelente entrada e como se costuma dizer, os olhos também comem. É muito rápida de fazer e podem sempre optar por torná-la um prato principal se acompanharem com uma boa salada. A massa filo crocante e leve contrasta muito bem com o recheio rico das ervilhas com bacon. Optei por escalfar os ovos de codorniz separadamente para conferir um aspecto visual mais apelativo. Se quiserem podem fazer esta receita com outro tipo de massa e numa tarteira grande. Esta receita serve 4 pessoas.


Ingredientes:
130 gr de bacon cortado em tirinhas;
200 gr de ervilhas;
1 cebola pequena;
4 folhas de massa filo;
4 ovos de codorniz;
manteiga derretida q.b
sal e pimenta q.b

Modo de preparação: 
Comece por untar 4 forminhas (eu utilizei ramequins mas pode ultilizar tarteletes ou formas de queques) com manteiga. Divida as folhas de massa filo em 4 - irá obter 16 quadrados de massa filo. Pincele cada quadrado de massa filo e sobreponha de forma desencontrada 4 quadrados e forre os ramequins. Leve ao forno previamente aquecido a 200º durante cerca de 10 a 15 minutos até ganharem cor. Entretanto prepare o recheio: leve ao lume o bacon e deixe dourar libertando toda a gordura; adicione a cebola bem picada e mexa sempre para não queimar; adicione as ervilhas, tempere (atençaõ ao sal do bacon) e deixe estufar. Deixe os cestinhos de massa arrefecerem um pouco e distribua as ervilhas com bacon pelos 4 ramequins. Por último prepare os ovos de codorniz escalfados: leve ao lume um tacho com água, coloque 2 ou 3 gotas de vinagre (o vinagre ajuda a que o ovo não se desmanche) e um pouco de sal; assim que a água começar a ferver, baixe o lume e mexa a água com uma colher para que crie um remoinho; deposite os ovos um a um e deixe cozinhar cerca de 1 minuto (o seu interior deve ficar líquido). Coloque os ovos sobre as ervilhas.

Nota: utilizei ovos de codorniz mas podem ser de galinha principalmente se fizer numa tarteira. Não utilizei qualquer tipo de gordura nem sal nas ervilhas pois o bacon já tinha sal suficiente.

Até breve,
flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Folar doce de Páscoa

Desde que vi esta receita no maravilhoso blog Coco e Baunilha acabei com qualquer incerteza de fazer um folar caseiro para esta Páscoa. O intenso aroma a canela e a erva-doce invadiu toda a casa durante a sua cozedura e a expectativa era grande. Como podem ver não consegui fotografá-lo inteiro - fatia a fatia ia desaparecendo aos poucos, porque é sempre só mais um bocadinho! Não fosse conservar uma linda fatia para a foto, não teria maneira do mostrar. Esta receita foi feita na íntegra na máquina de fazer pão (MFP) e a ordem dos ingredientes deve ser respeitada criteriosamente. Dá um folar grande com cerca de 1Kg de peso.


Ingredientes:
200 ml de leite morno;
3 ovos;
125 gr de manteiga à temperatura ambiente;
1 c. (sopa) de mel;
250 gr de açúcar;
1 c. (chá) de fermento seco - podem também usar 12gr de fermento de padeiro que deve ser previamente diluído no leite morno;
2 c. (chá) de canela (coloquei um pouco mais);
2 c. (sopa) de erva-doce em pó;
raspa de 1 limão;
500 gr de farinha;
miolo de noz q.b;
doce de gila q.b

Modo de preparação:
Coloque todos os ingredientes pela ordem indicada (excepto o miolo de noz e o doce de gila) na MFP. Programe o seguinte: "pão doce" com cerca de 1kg e grau de cozedura mínimo. Ao sinal de aviso da MFP adicione as nozes (coloquei cerca de 125 gr e não as parti) e o doce de gila (coloquei cerca de 200 gr). Pode também colocar mais canela em pó se assim o desejar. No final da cozedura verifique com um palito se já está pronto. Na minha MFP coloquei mais 30 minutos de cozedura no programa "cozer". Deixa arrefecer e sirva.

Nota: deixei ficar este folar bem húmido no interior mas se quiser pode deixá-lo cozer por mais tempo.

Até breve,
flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Tabuleiro de chocolate nevado

No que toca a chocolate, as opções são infinitas e para quem, como eu, não consegue resistir a um belíssimo bolo de chocolate, aqui fica mais uma opção. Esta é, sem dúvida, para os mais gulosos. Trata-se de um denso bolo de chocolate rico em cacau e com uma textura bem húmida coberto por um creme de leite condensado e coco. O coco confere um contraste bastante interessante entre o bolo e o creme. Acabei por dividir o tabuleiro em pequenos quadrados para que o creme invadisse por completo todo o bolo. É uma excelente opção para esta Páscoa.



Ingredientes:
Bolo:
5 ovos;
250gr de açúcar;
250gr de manteiga;
200gr de farinha;
2 c. (sopa) de cacau de boa qualidade;
200 gr de chocolate de culinária com 70% de cacau;
1 c. (chá) de fermento em pó

Creme de coco e leite condensado:
1 lata de leite condensado;
a mesma medida da lata com leite;
raspa e sumo de 1 limão;
200 gr de coco ralado

Modo de preparação:
Pré aqueça o forno a 180ºC e forre um tabuleiro rectangular com papel vegetal. Unte-o com farinha.  Comece por derreter o chocolate com a manteiga em banho-maria. Bata os ovos com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Adicione o chocolate derretido. Aos poucos envolva a farinha, o fermento e o cacau. Leve a cozer durante cerca de 25 a 30 minutos. Faça o teste do palito - este deve vir seco. Deixe arrefecer o o bolo. Entretanto prepare o creme - leve ao lume todos os ingredientes deixando engrossar o creme. Depois de frio deposite-o sobre o bolo. Leve ao frigorífico durante cerca de 1hora e sirva.

Até breve,
flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Hambúrguer de grão

Há dias em que nos apetece variar e arriscar um pouco mais na cozinha, saindo do meramente convencional. E assim foi...resolvi experimentar fazer uns hambúrgueres de grão. Mais uma vez, utilizei a minha mais recente descoberta - os flocos de aveia. E o resultado superou as expectativas. A combinação de sabores suaves resultaram num hambúrguer extremamente húmido por dentro e com uma crosta crocante que lhe confere consistência. Esta receita, além de ser muito económica, é ideal para os mais novos que tantas vezes torcem o nariz aos legumes e leguminosas. É também uma excelente opção para vegetarianos ou simplesmente, para pessoas que, como eu, gostam de variar na alimentação de uma forma saudável. Neste caso, optei por servir com um molho de iogurte caseiro.



Ingredientes:
400 gr de grão cozido e escorrido;
125 gr de flocos de aveia finos;
1 cebola picada;
1 dente de alho picado;
1 c (sopa) de azeite;
1 cenoura ralada;
1 curgete ralada;
pão ralado;
noz moscada;
salsa picada;
sal q.b.

Molho de iogurte:
1 iogurte grego natural;
sumo e raspa de 1/2 limão;
sal e pimenta q.b;
salsa picada.

Modo de preparação:
Comece por passar o grão por uma varinha mágica ou robot de cozinha até o transformar num puré uniforme. Num tacho leve ao lume a cebola, o alho e o azeite e deixe alourar um pouco. Adicione a cenoura e a curgete raladas e deixe cozinhar em lume forte durante cerca de 5 minutos. Adicione essa mistura (se tiver muito liquido escorra-a previamente) ao puré de grão. Adicione também os flocos de aveia. Tempere com sal, noz moscada e a salsa. Leve ao frigorífico por cerca de , pelo menos, 15 minutos para ganhar consistência. Molde hambúrgueres e passe-os por pão ralado. Aqueça uma frigideira anti-aderente e unte-a com um fio de azeite. Coloque os hámburgueres, deixando-os cozinhar cerca de 5 minutos de cada lado. Entretanto prepare o molho de iogurte misturando todos os ingredientes. Sirva com uma boa salada.

Nota: esta receita rende cerca de 8 hambúrgueres grandes. Utilizei a courgette com casca. Pode substituir a aveia por pão ralado.

Até breve,
flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Granola de mel e arandos

Hoje em dia, existe uma esforço adicional para termos uma alimentação saudável. As tentações diárias não são poucas - todos os dias somos, literalmente, invadidos por imagens de produtos que, mesmo o mais resistente adepto da alimentação saudável, não consegue ficar indiferente. Mas como um dia não são dias, acho que não devemos cair num extremismo obsessivo e o segredo claro está na variedade de alimentos. Até há bem pouco tempo, a aveia não fazia parte da minha alimentação diária, a não ser naquelas bolachas maravilhosas de aveia que todos conhecemos. Decidi então aventurar-me pelo mundo dos flocos de aveia integral, fazendo misturas, umas atrás das outras, umas melhores que as outras. A granola foi, sem dúvida, a experiência de eleição. No mundo culinário encontramos inúmeras receitas de granola. Optei por apresentar a que mais me agradou em termos de paladar e que é uma mistura de entre as muitas que li e experimentei. Acho que a granola deve ser feita ao gosto de cada um. Existe uma variedade enorme de sementes, frutos secos, frutas desidratadas que podemos colocar consoante o nosso gosto. Podemos também temperá-la da forma que mais nos agradar.


Ingredientes:
3 ch. de flocos de aveia integral;
1/4 ch. de sementes de linhaça;
1/4 ch. de sementes de abóbora;
1/2 ch. de amêndoas laminadas;
1/2 ch. de nozes grosseiramente picadas;
125gr. de arandos secos;
1 c. (sobremesa) de canela;
1 c. (café) de gengibre moído; 
5 c. (sopa) de mel;
3 c. (sopa) de azeite com baixo grau de acidez;
2 c. (sopa) de água;
1 pitada de sal

Modo de preparação:
Pré aqueça o forno a 180ºC. Forre um tabuleiro com papel vegetal. Misture numa tigela grande os flocos de aveia, as sementes e os frutos secos. Numa outra taça misture o mel, o azeite e a água. Adicione à mistura líquida a canela, o gengibre e a pitada de sal. Deposite a mistura líquida sobre a mistura seca e mexa bem. Por último adicione os arandos e leve ao forno durante cerca de 15 a 20 minutos. 

Nota: deve misturar a granola a meio da cozedura. Esta receita enche um tabuleiro retangular com cerca de 32x26cm. Pode sempre optar por mudar o tipo de sementes e/ou frutos, ou colocar um pouco mais de mel (para os mais gulosos). Optei por colocar os arandos logo na cozedura para lhes conferir um aspecto mais desidratado.

Até breve,
flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Quadrados de limão

Com o início da Primavera, o sol vai aos poucos, invadindo a nossa casa. Pedindo para entrar, traz consigo tons cristalinos, aromas frescos que me fazem lembrar malmequeres, pardais, pés descalços à beira-mar, cheiro a terra molhada, limões... E tendo um limoeiro sobrecarregado de belos e perfumados limões, nada melhor do que uns belíssimos quadrados de limão, inspirados aqui.
Com uma acidez q.b, o recheio de limão cai sobre uma base amanteigada que se desfaz a cada dentada. Na foto, apresento quadrados de limão alternados com brownies de chocolate - uma forma diferente de apresentação. Neste caso tratou-se de uma prenda para duas amigas muito especiais.


Ingredientes:
Base
225gr de manteiga sem sal à temperatura ambiente;
100gr de açúcar em pó;
280gr de farinha
Recheio 
250gr de açúcar;
120 ml de sumo de limão;
4 ovos grandes;
40gr de farinha;
raspa de 3 limões;
1 c. (chá) de fermento em pó;
açúcar em pó q.b

Modo de preparação:
Pré aqueça o forno a 180º e forre um tabuleiro com papel vegetal. Comece por preparar a base batendo a manteiga com o açúcar. De seguida adicione a farinha. A base fica com uma consistência relativamente mole. Espalhe-a com a ajuda de uma colher sobre o papel vegetal. Leve a cozer por cerca de 15 a 20 minutos. Entretanto prepare o recheio batendo os ovos com o açúcar até obter uma mistura esbranquiçada. Adicione o sumo e a raspa de limão, a farinha e o fermento. Deposite sobre a base previamente cozida o recheio e alise com a ajuda de uma colher. Leve ao forno por mais 25 a 30 minutos. Deixe arrefecer totalmente no tabuleiro e corte em quadrados. Polvilhe com açúcar em pó.

Nota: untei o papel vegetal com manteiga para que o recheio não quebrasse ao remover do tabuleiro.

Até breve,
flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolinhos de especiarias

Há dias em que me apetece seguir os meus instintos e confiar no meu paladar misturando ingredientes até atingir algo que a mim me parece perfeito. 
E foi assim que nasceram estes bolinhos de especiarias. Ao ver o armário repleto de especiarias, resolvi que me iria aventurar nestes pequenos bolos carregados de um aroma que nos lembra aqueles dias chuvosos de outono, com o chão repleto de folhas caídas e uma certa melancolia a invadir-nos o espírito. No seu interior, o maravilhoso chocolate a derreter-se,  misturando-se com todo o sabor de uma experiência que vale a pena repetir.



Ingredientes: 
3 ch. de farinha de trigo com fermento;
1 ch. de açúcar mascavado;
1/2 ch. de açúcar branco;
250gr de manteiga;
1 c. (sopa) bem cheia de cacau em pó de boa qualidade;
1 c. (sobremesa) bem cheia de canela;
1 c. (chá) de gengibre moído;
1 c. (café) de noz moscada;
1 c. (café) de cominhos em pó;
2 ovos grandes;
200gr de chocolate de culinária; 
açúcar em pó q.b

Modo de preparação:
Pré- aqueça o forno a 180ºC. Unte um tabuleiro com manteiga e polvilhe-o com farinha. Comece por misturar os ovos com a manteiga e o açúcar, até obter uma mistura homogénea. De seguida, adicione a farinha, o cacau, a canela e todas as especiarias. Vai formar uma massa compacta apenas moldável com as mãos. Forme então pequenas bolinhas depositando no interior de cada uma, um quadrado de chocolate. Leve ao forno por cerca de 15 a 20 minutos. Deixe arrefecer um pouco e passe-os por açúcar em pó. Sirva mornos ou frios. Duram cerca de uma semana numa caixa hermeticamente fechada. Rende cerca de 30 a 40 bolinhos dependendo do tamanho.

Nota: chávena medidora = 250ml

Até breve,
flor do brownie


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Brownie de chocolate

Como não podia deixar de ser, o primeiro post da flor do brownie, teria que ter a minha primeira receita de brownies. Acho que foi o início de um gosto pela cozinha outrora desconhecido, ou pelo menos mergulhado num subconsciente mais distante. Não foi a primeira vez que cozinhei, nada disso! Mas foi a primeira vez que senti um enorme prazer ao fazê-lo para alguém especial. E acho que cozinhar é mesmo isso - depositarmos em cada grama toda a nossa dedicação, amor e entusiasmo ao ver a nossa pequena obra subitamente criada.
Ao sentir este pequeno bolo único de intenso sabor a cacau derreter-se na boca, superei qualquer expectativa que pudesse ter sido criada. Aquela pouco mais de meia dúzia de ingredientes utilizados, transformou-se subitamente em algo delicioso e inexplicável. E a curiosidade pela  transformação dos alimentos surgiu.



Ingredientes: 
5 ovos;
400gr de açúcar;
250gr de manteiga;
150gr de farinha peneirada;
2 c. (sopa) de cacau de boa qualidade;
200gr de chocolate de culinária com 53% de cacau;
1 c. (chá) de fermento em pó;
125gr de miolo de noz (opcional)

Modo de preparação:
Pré aqueça o forno a 180º. Forre um tabuleiro 35x26 cm com papel vegetal e unte-o com manteiga. Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria ou no micro-ondas não esquecendo de mexer de vez em quando. Bata os ovos com o açúcar durante cerca de 5 minutos até obter um creme volumoso e esbranquiçado. Adicione aos poucos a farinha peneirada, o cacau e o fermento em pó. Continue a bater e junte o chocolate derretido, misturando bem, Por fim adicione o miolo de noz grosseiramente picado. Deposite a mistura no tabuleiro e leve ao forno durante cerca de 25 a 30 minutos. Ao fazer o teste do palito, este deve vir húmido. Deixe arrefecer totalmente e divida em massa em pequenos quadrados. Rende cerca de 20 quadrados (bem servidos).

Nota: pessoalmente já experimentei fazer brownies com chocolate de diversos teores de cacau e, neste caso, prefiro sempre o chocolate com um pouco menos de cacau, mas deixo ao critério de cada um. Não há nada como experimentar.

Até breve,
flor do brownie



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS