RSS

Bolachas de aveia e baunilha recheadas com creme de iogurte e baunilha

A receita que vos trago hoje podemos dizer que é saudável. Aveia, baunilha e iogurte grego nada têm de pecaminoso e estas deliciosas bolachas são realmente a prova disso. É um facto que levam alguma manteiga mas optem por usar manteiga magra que poderão saborear cada dentada com todo o prazer sem um pingo de culpa.


Estas bolachas de aveia e baunilha por sim só já são verdadeiramente deliciosas, daquelas pegajosas por dentro e crocantes por fora, mas o seu recheio de iogurte torna-as verdadeiramente irresistíveis.


Na receita original era utilizado um creme de manteiga como recheio mas optei por fazer com o iogurte grego e confesso que o resultado me agradou bastante. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
Massa:
150 gr de manteiga magra à temperatura ambiente;
1 chávena de açúcar amarelo;
1 ovo;
1 c. (sopa) de essência de baunilha;
1 c. (sopa) de canela em pó;
1 c. (chá) de vinagre branco;
1 pitada de sal;
1 c. (chá) de fermento em pó;
1/2 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
120 gr de farinha integral;
240 gr de flocos de aveia.

Recheio:
250 gr de iogurte grego natural;
1/2 vagem de baunilha;
2 c. (sopa) bem cheias de açúcar em pó;
raspa de meio limão;
1 c. (chá) de canela moída.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre um tabuleiro rectangular com papel vegetal. Misture a farinha com o bicarbonato, o fermento, a canela e o sal. Num outro recipiente bata a manteiga com o açúcar até obter um creme fofo. Adicione o ovo, a baunilha e o vinagre, mexa bem e, por fim, adicione a mistura de farinha envolvendo bem a massa. Por último, adicione a aveia. Com a ajuda de uma colher de sobremesa faça pequenas bolas de massa do tamanho de uma noz e leve ao forno durante cerca de 12 a 15 minutos. Deixe-as arrefecer totalmente antes de recheá-las. Entretanto para o recheio retire as sementes de baunilha da vagem e misture-as com os restantes ingredientes. Leve ao frigorífico durante cerca de 30 minutos e recheie as bolachas.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 15 bolachas recheadas;
tempo de preparação: 30min + 30min frigorífico + 15min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: aveia e baunilha.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolinhos de água

A receita que vos trago hoje é daquelas bem simples que se fazem num abrir e fechar de olhos. Trata-se do bolo de água que é basicamente um bolo parecido com o pão de ló que permite inúmeras utilizações.


Pode ser consumido simples ou pode perfeitamente ser recheado e coberto por um belo chantilly e fruta fresca por exemplo ou por um creme de pasteleiro porque não? É um bolo muito leve e fofo que não leva qualquer gordura que aguenta vários dias com a mesma frescura. Quanto à receita não tem nada que enganar - para o mesmo número de ovos colocam o mesmo número de colheres de sopa de água, farinha e açúcar. Querem mais simples que isto? Podem sempre aromatizá-lo com raspa de limão ou baunilha se assim o desejarem. Eu pessoalmente prefiro-o simples acompanhado de um belo chá! Eu optei por fazer bolinhos individuais mas podem optar por usar uma forma redonda grande, tendo só em conta o tempo de cozedura. Espero que gostem desta sugestão!


Ingredientes:
6 ovos;
6 c. (sopa) de farinha sem fermento;
6 c. (sopa) de açúcar;
6 c. (sopa) de água;
1 c. (chá) de fermento em pó.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga cerca de 8 aros metálicos e coloque-os num tabuleiro forrado com papel vegetal. Se preferir forre o fundo e unte uma forma redonda. Comece por separar as gemas das claras. Bata as claras em castelo e reserve. Bata bem as gemas com o açúcar até obter um creme volumoso e esbranquiçado. Adicione a água e continue a bater. Envolva cuidadosamente a farinha com o fermento alternada com as claras em castelo, não batendo em demasia. Divida a massa pelos aros e leve ao forno durante cerca de 20 minutos. Se fizer numa forma redonda conte com cerca de 35 a 40 minutos no forno espreitando sempre. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 8 bolinhos;
tempo de preparação: 20min + 20min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: água.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Tiramisù gelado de frutos vermelhos e um presente

Recentemente recebi um guloso cabaz de produtos da Dan Cake que me propôs confeccionar algumas receitas doces com os seus ingredientes sob o tema "Prova que é amor".


A Dan Cake já nos habituou aos seus deliciosos mimos doces por isso não se tornou difícil imaginar uma receita com estes produtos. Assim sendo, hoje trago-vos uma variação do tradicional tiramisù. Este é com frutos vermelhos, é gelado e é feito com a torta recheada com frutos silvestres da Dan Cake em lugar dos tradicionais palitos la reine.


O resultado é verdadeiramente delicioso e acho que os apreciadores de frutos vermelhos como eu vão adorar!


Optei por servi-lo com uma redução de frutos vermelhos ainda morna que contrastou na perfeição com o gelado tiramisù mas podem sempre optar por servi-lo simples que é igualmente divinal. Espero que gostem desta sugestão é como vêem não precisamos de muito para "Prova(r) que é amor".


Ingredientes:
Tiramisù:
350 gr de queijo mascarpone;
100 gr de açúcar;
200 ml de natas frescas;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
300gr de frutos vermelhos congelados;
1 torta Dan Cake recheada com frutos silvestres.

Redução de frutos vermelhos (opcional):
100 gr de frutos vermelhos congelados;
2 c. (sopa) de açúcar;
50 ml de água;
algumas gotas de sumo de limão.

Modo de preparação:
Forre uma forma de bolo inglês com película aderente. Bata o mascarpone com o açúcar as natas e a baunilha até obter uma mistura cremosa e uniforme. Adicione os frutos vermelhos e envolva. Entretanto parta fatias de torta com cerca de 1 cm de largura. Monte o tiramisu colocando algumas fatias de torta no fundo, de seguida coloque um pouco do creme de forma a cobrir a torta, volte a colocar fatias de torta e, por fim, cubra com o restante creme. Cubra com a película aderente e leve ao congelador durante cerca de 8 horas. Na altura de servir retire o tiramisu do congelador cerca de 20 minutos antes. Se quiser prepare a redução de frutos vermelhos levando ao lume todos os ingredientes e deixando ferver até começar a espessar um pouco. Sirva morno sobre o tiramisù.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12;
tempo de preparação: 20min + 8h frigorífico;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: torta Dan Cake e frutos vermelhos.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS