RSS

Boas notícias

Recentemente recebi a notícia de que a "flor do brownie" fazia parte da comunidade de blogs recomendados pelo canal televisivo 24 kitchen. Claro que a notícia foi recebida com uma alegria tal, que tinha que a partilhar convosco. 


Habitualmente, recebo a newsletter da Nestlé Saúde de Faca & Garfo e, qual é a minha surpresa, ao ver na newsletter de julho mencionado a "flor do brownie". Confesso que foi uma sensação estranha no início pois costumo sempre estar do outro lado da barricada, como uma simples leitora e apreciadora de blogs e sites de culinária. Confesso também que soube muito bem a pequena descrição que me fizeram: "as sugestões da flor do brownie são de salivar só de olhar. Dos incontornáveis brownies aos maravilhosos bolos, razões para transformar o seu verão numa doçura não vão faltar". 
Com tão poucos meses de vida e com tão boas surpresas e comentários vossos, só me incentivam para fazer mais e melhor e partilhá-lo convosco. Um muito obrigada,

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolo de limão e mirtilos

O domingo é muitas vezes sinónimo de um bolo reconfortante para ganhar energia para mais uma semana intensa. E desta vez optei por misturar dois sabores que aprecio bastante - a acidez do limão e a doçura dos mirtilos. Das pequenas bagas silvestres, os mirtilos são sem dúvida os meus preferidos. Com uma consistência incomparável, a sua polpa tinge, abruptamente, de um roxo incontornável qualquer bolo mais angelical. Este bolo amanteigado com o aroma cítrico e a suculência dos mirtilos fica simplesmente divinal, derretendo-se na boca a cada dentada. Não será pois surpresa dizer que desapareceu num abrir e fechar de olhos.



Ingredientes:
3 ovos;
200 gr de manteiga amolecida;
250 gr de farinha;
250 gr de açúcar;
125 gr de mirtilos;
1 c. (chá) de fermento em pó;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
sumo e raspa de 1 limão grande;
açúcar em pó q.b para polvilhar

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre o fundo de uma forma de bolo inglês com papel vegetal e unte-a com manteiga. Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme fofo e cremoso. Adicione os ovos um a um e bata bem. Adicione o sumo e a raspa de limão. Entretanto misture a farinha com o fermento e o bicarbonato. Vá adicionando aos poucos esta mistura seca ao creme anteriormente preparado. Deite cerca de metade da massa na forma, coloque cerca de metade dos mirtilos e volte a colocar a restante massa e termine com os restantes mirtilos. Leva a cozer durante cerca de 35 minutos. Deixe arrefecer totalmente e sirva polvilhado com açúcar em pó.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Semifrio de pêssego e chocolate branco

Com o verão a dar ares da sua graça, as sobremesas frescas pedem para ser feitas e mais ainda para serem comidas! Não há nada melhor do que terminar um almoço solarengo com uma bela colherada de uma sobremesa com sabor a verão, sejam gelados, bavaroises ou semifrios. Pessoalmente, gosto de todas elas sem nenhuma ordem em especial, principalmente quando têm fruta envolvida. Desta vez, optei por fazer um semifrio de pêssego e chocolate branco. Podem achar estranho a receita não levar açúcar, mas como coloquei o chocolate branco e a fruta em calda achei que não havia necessidade da tornar demasiado doce. Não resisti a prová-la ainda muito gelada, mas fica sem dúvida melhor quando a retiramos uns 30 minutos antes da servir. O pêssego liga na perfeição com o chocolate branco, que confere um sabor delicioso e suave ao semifrio.



Ingredientes:
400 ml de natas frescas;
200 gr de chocolate branco;
3 claras batidas em castelo;
1 lata grande de pêssego em calda;

Modo de preparação:
Comece por forrar uma forma rectangular com película aderente, deixando boas margens para poder desenformar sem dificuldade. Escorra a calda dos pêssegos e parta-os em pequenos pedaços. Derreta o chocolate branco em banho-maria e deixe arrefecer. Batas as natas em ponto de chantilly bem firme. Adicione depois as claras batidas em castelo, envolvendo-as bem mas sem bater. A essa mistura adicione, cuidadosamente, o chocolate derretido. Por fim, coloque os pêssegos. Verta na forma e leve ao congelador, durante pelo menos 4 horas. Na altura de servir, deve retirá-lo do congelador cerca de 30 minutos antes, deixando-o à temperatura ambiente.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolo intenso de chocolate

Não é segredo para ninguém que o chocolate é um dos meus ingredientes de eleição para bolos e sobremesas. E quanto mais intenso o sabor a chocolate melhor. Apesar de não precisar de desculpas para confeccionar um bolo, fica sempre bem pensar que merecemos ser recompensados depois de uma semana intensa de trabalho. E nada melhor do que usufruir de uma bela fatia de bolo acabadinho de fazer, a meio de uma tarde em que o sol se nega a aparecer. Com uma consistência húmida, cada pedaço deste bolo derrete-se na nossa boca, levando-nos a um desejo impulsivo por mais uma fatia. A ausência de farinha torna-o também adequado para celíacos.




Ingredientes:
200 gr de chocolate com 70% de cacau;
250 gr de manteiga;
250 gr de açúcar amarelo;
3 ovos;
3 gemas;
2 c. (sopa) de cacau em pó.

Modo de preparação:
Comece por pré-aquecer o forno a 180ºC. Forre o fundo de uma forma redonda de fundo amovível com papel vegetal e unte-a com manteiga. Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria. Bata os ovos com as gemas e o açúcar até obter uma creme fofo e esbranquiçado. Adicione o chocolate derretido e por fim o cacau previamente peneirado. Deposite-o na forma e coza-o durante cerca de 20 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Nota: o interior deste bolo deve ser bem húmido.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Trifle de morango

Naqueles dias em que temos visitas inesperadas para um almoço ou jantar, não há nada melhor do que fazer uma sobremesa bem rápida mas ao mesmo tempo saborosa. Com este tempo quente, o desejo por algo fresco supera qualquer gula mais persistente por um bolo acabadinho de sair do forno. Além disso, esta receita é um excelente incentivo para aproveitar fruta que nos sobra ou mesmo aquele pedaço de bolo que sobrou daquele almoço de família. De muito simples confecção, este trifle de morango é um simples doce de três camadas - bolo, frutas e creme - que podem variar conforme o gosto individual de cada um. Neste caso utilizei bolo de chocolate, morangos e um creme de leite condensado cozido e iogurte que é simplesmente divinal. Quanto ao bolo de chocolate utilizem uma receita básica - cerca de 1/3 desta receita de bolo de chocolate é mais do que suficiente. Esta receita serve cerca de 6 a 8 pessoas dependendo da gulodice.



Ingredientes:
bolo de chocolate q.b;
4 iogurtes gregos naturais;
1 lata de leite condensado cozido;
800 gr de morangos;
raspas de chocolate negro para a decoração.

Modo de preparação:
Comece por cortar em pedaços o bolo de chocolate e coloque no fundo de uma taça grande. De seguida arranje os morangos e corte-os em pequenos pedaços, depositando-os sobre o bolo. Entretanto misture com uma vara de arames o leite condensado cozido com os iogurtes e deposite a mistura sobre os morangos. Leve ao frigorífico até à hora de servir. Decore com raspas de chocolate.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Wrap de porco e manga

Com este calor, que desta vez parece que veio para ficar, apetece-nos refeições rápidas e mais leves. O ar quente e abafado derruba-nos completamente e ligar o forno torna-se uma tarefa árdua e penosa (excepto se for para fazer uma maravilhoso bolo!). Sendo assim, nada melhor que um maravilhoso wrap suculento e que se confecciona em, sensivelmente, 10 minutos. Mais uma vez utilizei carne de porco por uma questão de comodismo. Pronto confesso que me esqueci de tirar os peitos de frango do congelador e a carne de porco, sendo mais fina, descongela bem mais rápido! A doçura e firmeza da manga combinam na perfeição com a carne e assim lá fizemos um jantar leve e apetitoso perante um "bafo" das arábias! Esta receita serve 2 pessoas.



Ingredientes:
2 tortillas de trigo ou milho;
2 bifes de porco;
1/2 manga madura mas firme;
1 cebola;
1 dente de alho;
1 c. (sopa) de azeite;
1 c. (chá) de cominhos;
folhas verdes q.b;
sal e pimenta q.b;

Modo de preparação:
Tempere os bifes com sal e pimenta. Leve ao lume o azeite com o alho, a cebola e os cominhos e deixe alourar um pouco. Coloque a carne e deixe cozinhar. Retire do lume e corte-a em fatias finas. Entretanto prepare os 2 wraps colocando um pouco da cebola e do alho no seu centro. Adicione a carne fatiada, as folhas verdes e a manga sem pele e partida em cubinhos. Enrole dando o formato do wrap. Sirva de imediato com uma boa salada verde.

Nota: não deixe a carne cozinhar demais para que o wrap não fique demasiado seco. Pode adicionar um molho de iogurte caseiro se quiser um wrap mais cremoso. Pode substituir o porco pelo frango.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Workshop com o Chef Chakall e a marca Président

Quando recebi um email a dizer que tinha sido umas das 12 seleccionadas para um workshop com o Chef Chakall e a marca Président nem quis acreditar e confesso que dei uns "pulinhos" de alegria. E no passado domingo dia 30 de junho assim foi. O Chef Chakall recebeu-nos na Casa Paladar juntamente com a marca Président, num workshop intitulado "aperitivos de verão". 



Num ambiente descontraído e bem divertido, apresentou-nos várias receitas com os maravilhosos queijos da marca Président. E como não podia deixar de ser degustámos aquelas pequenas maravilhas. 


Além desta experiência maravilhosa, tive a oportunidade de conhecer outros bloggers do mundo da culinária que já seguia muito antes de ter criado o meu proprio blog e que me inspiram e ensinam nas minhas aventuras culinárias. Obrigada a todos!




Até breve,
flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS